Estresse pós-parto: dicas para combatê-lo

24 Outubro, 2020
O estresse após o parto é muito frequente, pois a vida da nova mamãe muda totalmente. Agora, a sua principal preocupação passa a ser cuidar do seu bebê e protegê-lo.

Após o parto, é normal se sentir estressada, pois houve uma grande mudança na sua vida com a chegada do bebê. As 24 horas do dia são dedicadas ao cuidado e à proteção do pequeno e, portanto, o estresse pós-parto pode aparecer. Contudo, ele vai diminuir conforme formos controlando a situação e conhecendo melhor o nosso filho.

Neste artigo, vamos apresentar algumas dicas para combater esse estresse para que, dessa forma, possamos nos sentir melhor durante esse processo. Você quer saber o que pode fazer para combater o estresse pós-parto? Então continue lendo.

Estresse pós-parto: o que fazer?

Quando nos tornamos mães e pais pela primeira vez, muitas frases vêm à nossa mente, ficamos nos sentindo perdidos, sem saber se vamos agir corretamente ou não… Algumas frases que podem passar pela sua cabeça são:

  • “Estou muito sobrecarregada (ou sobrecarregado)”.
  • “Não sei se vou saber como fazer isso”.
  • “Eu preciso conseguir descansar mais de duas horas”.
  • “Só penso no bebê e que ele esteja bem”.

Não se preocupe. Todos esses tipos de pensamentos são normais durante o período pelo qual você está passando, então não se sinta mal de forma alguma por pensar nessas coisas.

Estresse pós-parto: dicas para combatê-lo

A falta de sono por estar atenta ao bebê, o pensamento de não saber se estamos cuidando bem do nosso filho ou não, etc., são coisas que produzem oscilações de humor e nos deixam mais irritadas e esgotadas tanto física quanto mentalmente.

Dicas para combater o estresse pós-parto

Se você acabou de dar à luz e esses sintomas te parecem familiares, talvez você esteja sofrendo de estresse pós-parto. Por isso, a seguir, vamos dar algumas dicas para melhorar esses sintomas.

Durma quando o bebê dormir

Não espere a hora certa chegar. Aproveite cada momento que o bebê descansar para fazer o mesmo. E, em alguns momentos, aproveite o fato de o pai estar presente para se revezarem: enquanto você descansa, ele fica atento ao bebê, e vice-versa.

Comunique-se com o seu parceiro

É importante que vocês conversem e sejam honestos sobre como se sentem, sobre como estão passando pelo momento e sobre os sentimentos em relação ao bebê, porque o seu parceiro certamente estará sentindo coisas muito parecidas com você, e é importante que vocês tenham esses momentos de intimidade para combater o estresse pós-parto. Não deixe de fazer isso!

Alimentação saudável

É muito importante que você não se descuide da sua alimentação. Parto, amamentação, cuidar do bebê… Tudo isso envolve um grande esforço para que o corpo recupere a condição física de antes. Portanto, uma alimentação saudável fornecerá energia suficiente para que a recuperação física seja mais rápida. Lembre-se de que não é interessante pular nenhuma das cinco refeições que você deve fazer.

Evite a ansiedade para combater o estresse pós-parto

Às vezes, o bebê não quer comer, dormir ou começa a chorar sem motivo. Isso não significa que algo esteja errado com ele. Simplesmente, ele é um bebê e, às vezes, não faz as coisas quando deveria.

Aceite a ajuda oferecida

Você não tem que fazer tudo sozinha. Delegue para outra pessoa certas tarefas que te ajudem a ficar um pouco menos estressada. Se a sua família, os seus amigos ou o seu parceiro querem te ajudar, não recuse essa ajuda. É preciso pensar em você mesma para combater o estresse pós-parto. Se você tentar tomar conta de tudo, só vai piorar a situação.

Não deixe sua vida de lado para combater o estresse pós-parto

Aproveite alguns momentos deixando o bebê aos cuidados de um parente ou do pai e saia para fazer compras ou tomar um café com uma amiga. Também é importante que você tenha pequenos momentos para si mesma. É essencial se desconectar, mesmo que por pouco tempo, pois isso vai te ajudar a relaxar.

Estresse pós-parto: dicas para combatê-lo

Cuide do seu estado de humor

O bebê é sensível ao seu estado de humor. Se você se sentir tensa ou nervosa, o pequeno também se sentirá dessa forma. Portanto, tente evitar que o seu filho sinta o estresse que você está sentindo. Tente relaxar para que o pequeno te veja tranquila, assim ele também ficará tranquilo.

Organize as visitas

Ao receber visitas, você não deveria se sentir estressada, muito pelo contrário. Para combater esse problema, tente organizar as visitas. Como?

  • Se você for visitar um parente, tenha em mente por quanto tempo pretende ficar na casa dele para que isso não seja exaustivo para você e para o seu bebê.
  • Se você for receber uma visita, organize para que seja no dia mais conveniente para você. Procure sempre fazer com que sejam visitas de pequenos grupos para que não haja muitas pessoas. Outra coisa que você pode fazer é avisar os visitantes de que você e o seu bebê precisam descansar e que, portanto, eles não poderão ficar por muito tempo.

Sobre o estresse pós-parto

Se, apesar de aplicar essas dicas para combater o estresse pós-parto, você não perceber uma melhora, é fundamental consultar o médico para verificar se esse estresse pode ter uma origem externa. Por exemplo, a carência de alguma vitamina ou qualquer outra coisa.

No entanto, esperamos que essas dicas sejam úteis para você e que você consiga reduzir essa situação de estresse. Você pode enfrentar tudo!