Arroz: um alimento ideal para as crianças

Arroz: um alimento ideal para as crianças

Última atualização: 23 fevereiro, 2017

O arroz é um alimento nutritivo, fácil de mastigas e de digerir. Como é tão suave para as crianças, elas adoram e há casos de muitas que durante um tempo de suas vidas só queriam comer arroz. Para que você conheça mais sobre este alimento tão popular em muitos países, decidimos investigar a respeito e oferecer-lhes estas informações.

O valor nutricional do arroz

O arroz tem grandes quantidades de amido: a fonte de calorias mais importante que os humanos consomem. Contém minerais como:

  • Ferro, que é tão fundamental para o crescimento das crianças
  • Fósforo, que forma parte das moléculas de ADN e ARN
  • Cálcio, que participa da formação e da boa saúde dos dentes e dos ossos, intervém no funcionamento do sistema nervoso central e na coagulação sanguínea
  • Potássio, que mantém o equilíbrio normal dos líquidos dentro do corpo, participa da regulação das funções neuromusculares e estimula o desenvolvimento das células
  • Zinco, que participa da metabolização das proteínas e dos ácidos nucleicos e exerce influência sobre a atividade do sistema imunológico. Da mesma forma tem um papel essencial na plasticidade sináptica do cérebro
  • Magnésio, que intervém na formação de neurotransmissores e no relaxamento muscular.
arroz2

 

O arroz também é um grão rico em vitamina E.

O Tocoferol (vitamina E) ajuda na conservação dos glóbulos vermelhos e na prevenção da anemia hemolítica: doença que aparece com a destruição desses glóbulos. Popularmente é conhecida como a vitamina do coração, por causa de seu importante papel como protetora de tal órgão.

A vitamina E aumenta o desenvolvimento físico das crianças e neutraliza doenças pulmonares tão comuns nas primeiras fases da vida. Ainda favorece a cicatrização das feridas e melhora a função do sistema imunológico.

Receitas com arroz

Para que você obtenha todos os benefícios nutricionais do arroz, a seguir mostramos algumas receitas que têm como ingrediente principal este importante grão.

Bolinhas de arroz e ovo

Tanto o arroz como o ovo são populares na infância, sendo que, claro, sempre há uma ou outra criança que os detesta. Mas tudo bem, se seu filho é daquele que gosta de comer estes alimentos, não tenha dúvidas na hora de oferecer-lhe esta nutritiva e graciosa receita.

Ingredientes:
Arroz empapado
Gema de ovo cozida

Modo de preparo:

Para fazer as bolinhas de arroz e ovo, você deve cozinhar o arroz com um pouco mais de água do que de costume para que fique empapado e cremoso, mas sem exagerar. 

Ferva o ovo durante aproximadamente 5 minutos. Descasque-o e separe a clara da gema.

A seguir, corte a gema do ovo em quatro partes.

Depois, unte suas mãos com um pouco de óleo vegetal (o que você usa normalmente), pegue uma boa quantidade de arroz e faça uma bolinha como ele. Abra um buraco na bola de arroz e introduza o ovo; feche o buraco e continue modelando até que se forme uma bolinha bonita e apetitosa.

Na hora do jantar sirva estas adoráveis bolinhas ao seu filho. Você verá que ele vai adorar.

Sorvete de arroz

O sorvete de arroz não é muito comum, porém, pode ser tão apetitoso como os outros e muito nutritivo, isso sim. Utilize os ingredientes e o modo de preparo a seguir para que você faça uma sobremesa para oferecer aos seus pequeninos.

Ingredientes:

1 xícara de arroz empapado

3 xícaras de polpa de manga (neste caso escolhemos a manga, mas pode ser qualquer fruta ou sabor)

1 colher de açúcar (recomenda-se usar pouco açúcar para proteger a saúde da criança. Se a manga estiver bem doce, você pode suprimir este ingrediente)

1 xícara de leite

Modo de preparo:

Cozinhe o arroz com água abundante para que fique bastante cremoso e os grãos quase se derretam.

Descasque e corte algumas mangas maduras e bata-as no liquidificador com bem pouca água para fazer a polpa. Depois coe.

A seguir, com a polpa de manga pronta, adicione o açúcar, o arroz e o leite no liquidificador e bata durante vários minutos. Enfatizamos novamente que é imprescindível que o arroz esteja muito mole para que o sorvete não fique com pelotas.

Quando terminar de bater, coe e ponha no congelador durante aproximadamente 15 a 20 minutos. Passado esse tempo, tire o sorvete que já deve estar meio congelado e misture-o, unindo a parte mais congelada com a que ainda está meio líquida. Depois, coloque outra vez no congelador até que se solidifique.

Deguste com seu filho durante algum lanche.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Federación Española de Nutrición. Arroz.
  • Food ans Drug Administration. Arsénico en el arroz y el cereal de arroz: lo que usted debe saber. Mayo 2016.
  • Food and Drug Administration. Food Allergies. Marzo 2022.
  • Harvard T.H.Chan. Fiber. Harvard School of Public Health.
  • Zaman, S. A., & Sarbini, S. R. (2016). The potential of resistant starch as a prebiotic. Critical reviews in biotechnology36(3), 578–584.

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.