As estrias depois da gravidez

13 de maio de 2018
A mulher passa por muitas mudanças durante a gravidez. Algumas ficam preocupadas com como o corpo vai ficar depois do parto. Por isso, neste artigo vamos oferecer alguns conselhos para saber como cuidar das estrias depois da gravidez.

As estrias que aparecem depois da gravidez causam muita preocupação em muitas mulheres. A gravidez é, exatamente, uma das causas mais prováveis que podem provocar o aparecimento das estrias. Normalmente, costumam aparecer na barriga, mas também nas coxas, no bumbum, nos braços e nos seios.

Basicamente, essas são as partes que mais sofreram modificações no tamanho. Por isso são mais suscetíveis a se esticar e ficar com estrias.

Um dos fatores mais relevantes para o aparecimento das estrias é o aumento de peso durante a gravidez. Isso significa que, quanto mais quilos você ganhar, maiores são as chances de ter estrias depois.

A genética também tem um papel fundamental no aparecimento das estrias depois da gravidez. Da mesma forma, o metabolismo e os hormônios também influenciam. Como esses últimos são fatores que não se pode controlar, concentre-se em aprender algumas maneiras por meio das quais você poderá evitar ou reduzir o aparecimento das estrias.

O que são as estrias?

As estrias são linhas cutâneas roxas ou esbranquiçadas que aparecem devido à ruptura de fibras elásticas na pele. Surgem normalmente quando a pele se estica devido ao aumento de peso. Então, as fibras se rompem e as marcas decorrentes da ruptura são o que conhecemos como estrias.

5 cuidados para evitar as estrias depois da gravidez

Embora sejam inevitáveis, você pode seguir uma série de conselhos que vão ajudar a amenizar a intensidade das estrias. A seguir, vamos descrever alguns pontos importantes a fim de tentar evitar o aparecimento das estrias depois da gravidez.

1.- Controlar seu peso

É importante controlar seu peso, pois o aumento excessivo durante a gravidez é contraindicado tanto para a mãe quanto para o bebê. Além disso, contribui para o aparecimento das estrias, já que a pele vai se esticar mais ainda.

as estrias depois da gravidez

2.- Manter uma dieta saudável

Escolha alimentos que forneçam antioxidantes para a produção de colágeno e que contribuam com a firmeza e a elasticidade da pele. Portanto, prefira alimentos ricos em vitaminas A, C e E. Você pode encontrá-las nas frutas, nos legumes, nos laticínios, nas carnes, nos óleos, nos vegetais em geral, nas sementes, nas hortaliças de folha verde, entre outros alimentos.

3.- Praticar exercícios

Procure praticar um pouco de exercícios moderados para se manter em forma. São recomendadas atividades de baixo impacto como, por exemplo, caminhar.

“Um dos fatores mais relevantes para o aparecimento das estrias é o aumento de peso durante a gravidez.”

4.- Hidratar sua pele

É importante tomar muita água e líquidos para se manter hidratada. Ou seja, ingerir pelo menos dois litros de água por dia.

Além disso, você deve ter em mente que os alimentos que você consome também contêm líquidos. Portanto, não se deve forçar o consumo de líquidos. O ideal é suprir a dose diária.

5.- Usar cremes para o corpo

Depois da gravidez, ficam as estrias. Para resolver isso, você pode usar alguns cremes a fim de eliminar ou diminuir essas linhas tão indesejáveis no seu corpo. O aparecimento delas é inevitável. Mas há opções para eliminar ou amenizar a intensidade.

Existe no mercado grande quantidade de cremes e géis que você pode usar para combater as estrias. Prefira cremes para o corpo que contenham vitamina E ou manteiga de cacau. Esses são os elementos mais indicados para combater as estrias durante e depois da gravidez.

as estrias depois da gravidez

O ideal é passar os cremes duas vezes por dia até que as estrias desapareçam ou fiquem quase invisíveis. Quanto mais cedo forem tratadas, maiores as chances de eliminar ou diminuir essas marcas. Essa técnica natural é recomendada mais do que as químicas ou cirúrgicas, pois é menos perigosa e também mais eficaz para eliminar as estrias.

O cuidado que uma grávida tem com sua pele não garante que está a salvo do aparecimento das estrias. No entanto, nunca é demais tomar algumas precauções para prevenir ou tratar essas marcas indesejáveis.

Em conclusão, a pele com estrias depois da gravidez afeta a autoestima de muitas mulheres. Além disso, algumas ainda sofrem de depressão pós-parto, que surge devido às mudanças hormonais que ocorrem depois do nascimento do bebê.

Entretanto, é bom saber que as estrias depois do parto são um sintoma normal da gravidez. Portanto, após o parto, a meta é deixar a pele tão macia e firme quanto antes. Para isso, você deve hidratar sua pele tanto por fora quanto por dentro com cremes, óleos e uma boa alimentação.

Recomendados para você