O que causa os vômitos de sangue?
Os vômitos de sangue podem ter várias causas. Por exemplo, podem ocorrer como resultado de uma lesão na boca, um trauma, uma patologia, etc. Se a pessoa em questão tiver sido diagnosticada com alguma doença, ela deve ser examinada imediatamente por um médico, a fim de evitar complicações. Por isso, em muitos casos, são considerados uma emergência.
A quantidade de sangue e a frequência da regurgitação dependerão da causa do problema. É possível que o sangue tenha características diferentes em termos de cor. Em alguns casos será vermelho brilhante e em outros pode ser mais escuro (do marrom ao preto). Em qualquer caso, apenas um médico pode fornecer o diagnóstico e a respectiva abordagem adequada.
Em nenhuma circunstância é recomendado dispensar ajuda médica ou recorrer à automedicação. O melhor a fazer é ir ao pronto-socorro.
Possíveis causas de vômito de sangue
Existem muitas causas que podem desencadear o vômito de sangue. Contudo, entre as mais comuns estão as seguintes que vamos comentar abaixo.
1. Desidratação
A desidratação pode levar o paciente a vomitar sangue. Como o corpo é privado da lubrificação que a água oferece, entre outros problemas, ele sofre pressão excessiva em todos os sistemas e, portanto, fica mais fácil se machucar. Portanto, ao vomitar, é possível que a bile seja acompanhada de sangue.
2. Fome ou má alimentação
Um estômago vazio pode fazer você se sentir mal e causar vômitos com sangue. Pode parecer estranho, mas se você não comer o suficiente, o corpo responde vomitando. Da mesma forma, a falta de uma dieta equilibrada também pode levar a isso. A ingestão de alimentos estragados ou tóxicos durante a gravidez também é uma causa da presença de sangue no vômito.
3. Varizes esofágicas
Outra das causas de vômitos com sangue são as varizes esofágicas. São veias dilatadas nas paredes da parte inferior do esôfago que sangram, mas geralmente não causam dor. São frequentemente causadas por doença hepática alcoólica. Se o seu médico suspeitar que varizes esofágicas são a causa do sangue em seu vômito, você precisará ser internado imediatamente.
4. Gastrite
A gastrite é uma inflamação do estômago que faz com que bactérias nocivas infectem o revestimento interno do estômago. Esse distúrbio eventualmente se apresenta com vômitos excessivos de sangue, acompanhados de dor abdominal e fraqueza.
5. Cirrose
Por último, a cirrose se deve ao consumo persistente de álcool e leva a picos de pressão arterial. Os vasos sanguíneos começam a dilatar, o que afeta o esôfago e, além disso, os vasos sanguíneos internos ficam propensos à ruptura. Os sintomas da cirrose incluem vômitos de grandes quantidades de sangue vermelho vivo e, novamente, fraqueza.
Vômito com sangue em crianças
Quando o vômito com sangue ocorre em crianças, é imperativo levá-la ao pediatra o mais rápido possível. Caso contrário, a saúde da criança pode ser colocada em risco e dar origem a mais complicações (e também de maior intensidade). Portanto, uma vez detectados, não devem ser ignorados.
É importante que os pais levem em consideração a frequência dos vômitos e todas as suas características para informar todos os detalhes ao pediatra. Os dados permitirão chegar a um diagnóstico mais preciso, após a respectiva avaliação.
Algumas perguntas que o médico pode fazer são: quando começaram os vômitos com sangue? Qual é a cor do sangue e quanto de sangue há no vômito? Há outros sintomas? A criança sofre de alguma doença crônica? Toma algum tipo de medicamento? Sofreu algum acidente? Ingeriu algo em mau estado ou tóxico?
Sintomas nas crianças
Antes que ocorra o vômito de sangue, a criança pode apresentar certos sintomas, como palidez, dor abdominal, respiração rápida, náusea, fadiga e irritabilidade. Também pode apresentar: sudorese excessiva, náusea, febre e até diarreia (de aguda a grave).
Como agir?
Antes da ida ao pronto-socorro ou ao atendimento com o pediatra, é fundamental evitar o uso de medicamentos. A criança também não deve ser forçada a beber líquidos, nem mesmo água, pois a causa do problema é desconhecida, não sabemos se esse tipo de medida (por mais simples que pareça) poderá ajudar ou prejudicar o quadro.
Uma vez que você tenha o diagnóstico do profissional, será necessário seguir todas as suas instruções para restabelecer a saúde da criança. Durante a fase de recuperação, o médico indicará como a dieta, hidratação e outros aspectos do dia a dia devem ser realizados.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- https://pedsinreview.aappublications.org/content/39/7/342 , Vomiting in children. Pediatrics in Review. July 2018, VOLUME 39 / ISSUE 7. [Online] Avaiable at:
- Hospital, U., & Ramón y Cajal. (2005). Paciente con hemorragia digestiva alta. Madrid.Org, 1–10
- Rincón, D., & Bañares, R. (2016). Cirrosis hepática. Medicine (Spain), 12(11), 597–605. https://doi.org/10.1016/j.med.2016.05.010