Como a alimentação afeta a fertilidade?
Para quem quer ter um estilo de vida saudável, uma boa alimentação deve se tornar o hábito principal. Esse aspecto é ainda mais importante quando se deseja a chegada de uma criança, tanto para os homens quanto para as mulheres. A seguir, vamos nos aprofundar sobre como a alimentação afeta a fertilidade. Anote e faça as mudanças necessárias.
Como a alimentação afeta a fertilidade feminina?
A alimentação afeta diretamente a fertilidade. Uma das possíveis consequências da obesidade é a infertilidade. Em contrapartida, a redução extrema do consumo de calorias diminui a quantidade de nutrientes e também reduz a capacidade de engravidar. Em ambos os casos existe uma alteração do ciclo menstrual, o que afeta a produção saudável dos óvulos.
O consumo adequado de nutrientes garante o desenvolvimento saudável do embrião e, consequentemente, a gestação de um bebê saudável e forte.
Com uma alimentação saudável, vários problemas de saúde podem ser evitados tanto na mãe quanto no pequeno. Além disso, também diminui a probabilidade de a mulher sofrer um aborto espontâneo em qualquer fase da gravidez.
Como a alimentação afeta a fertilidade masculina?
A comida também influencia a fertilidade dos homens, já que a qualidade do sêmen pode ser melhorada com uma nutrição equilibrada. Estima-se que 40% dos problemas reprodutivos estejam ligados à má alimentação.
Por isso, o ideal é consumir alimentos ricos em antioxidantes porque previne o envelhecimento do sistema reprodutivo e estimula a mobilidade dos espermatozoides. Da mesma forma, aumentar o consumo de frutas e vegetais melhora significativamente a qualidade e a saúde dos espermatozoides.
Recomendações para uma dieta que melhora a fertilidade
A maioria dos alimentos contêm nutrientes que têm efeitos a longo prazo no corpo humano. Portanto, é conveniente analisar os alimentos que podem melhorar a fertilidade e incluí-los na alimentação de forma gradual e constante. A fim de garantir a variedade do ponto de vista nutricional, tenha em mente os seguintes aspectos:
Consumo de vitaminas
As vitaminas são essenciais se você quiser engravidar, pois cada uma age de maneira específica. Veja os benefícios das seguintes vitaminas:
- Vitamina B. Ajuda a equilibrar os níveis de hormônio da mulher e contribui para a formação do sistema nervoso do feto.
- Vitamina C. Além de estimular o sistema imunológico, favorece a produção de óvulos nas mulheres e melhora a qualidade do sêmen nos homens.
- Vitamina D. Influencia a secreção de insulina, o que aumenta as chances de gravidez.
Estes e outros grupos de vitaminas podem ser obtidos naturalmente em frutas, legumes e carnes. Em caso de deficiência de certa vitamina, pode ser que o médico recomende um suplemento.
Gorduras
Recomenda-se o consumo de ácidos graxos, como o ômega 3, 6 e 9, que são encontrados em peixes gordurosos e castanhas. No caso dos homens, melhora o amadurecimento dos espermatozoides. Já nas mulheres, reduz a ansiedade e a depressão próprias da gravidez.
Consumo de zinco e selênio
Nos homens, o zinco e o selênio faz com que a quantidade de hormônios masculinos aumente, assim como a quantidade de espermatozoides.
Por sua vez, nas mulheres, a falta desses minerais aumenta o risco de aborto. Eles podem ser obtidos em vegetais, peixe, atum, sardinha, sementes e nozes.
“Os hábitos saudáveis tornam-se ainda mais importantes quando se deseja a chegada de uma criança, tanto para os homens como para as mulheres”.
Reduza a quantidade de café
O consumo de café pode ser prejudicial se você quiser engravidar pois pode aumentar o risco de aborto espontâneo. Por isso, é altamente recomendável eliminar o café da alimentação. Se for realmente difícil, diminua o consumo para duas xícaras por dia, no máximo, e procure optar por alternativas descafeinadas.
Pratique exercícios
Praticar esportes de forma moderada traz benefícios que colaboram com a saúde reprodutiva. Alguns dos benefícios são os seguintes:
- Reduz o estresse. A atividade física aumenta os níveis de dopamina, e portanto, faz você se sentir feliz.
- Melhora a circulação sanguínea e estimula os receptores celulares dos hormônios.
- Proporciona o equilíbrio hormonal. Além de tonificar a musculatura, melhora a produção de hormônios e regula os problemas de miomas e endometriose.
Em suma, saber como a alimentação afeta a fertilidade ajuda a prevenir problemas futuros. Por isso, não deixe de lado esses fatores e se torne uma mamãe incrível.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Shmerling, R; Shmerling, A. (2018). Fertility and diet: is there a connection? Harvard Health Publishing. Harvard Medical School. [En línea] Disponible en: https://www.health.harvard.edu/blog/fertility-and-diet-is-there-a-connection-2018053113949
- Panth, Neelima et al. “The Influence of Diet on Fertility and the Implications for Public Health Nutrition in the United States” Frontiers in public health vol. 6 211. 31 Jul. 2018, doi:10.3389/fpubh.2018.00211
- Shekhar, Anuradha. (2016). Effect of Diet and Nutrient Intake on Women Who Have Problems of Fertility. International Journal of Pure and applied Bio sciences. 4. 198-204.