O que é o vício em exercício físico e por que ele ocorre?

29 de março de 2019
Devido à sensação de bem-estar e mais algumas outras razões. Praticar esportes se tornou, para muitas pessoas, um vício em exercícios físicos. No entanto, isso traz muitos problemas tanto para você quanto para as pessoas ao seu redor.

Para manter uma boa saúde, é necessário fazer alguma atividade física, acompanhada por uma dieta equilibrada. No entanto, tudo em excesso é prejudicial. Então, fazer muito exercício pode fazer com que você force o seu corpo mais do que deveria. Neste artigo, vamos descobrir o que é o vício em exercício físico e como saber se você ficou viciado? Convidamos você a continuar lendo.

Como alguém com um vício em exercício físico se comporta?

A linha entre a prática de um esporte e a dependência ao exercício físico pode ser cruzada de um instante para o outro.

No entanto, existem diferenças claras no comportamento de alguém que já ficou viciado. Essa pessoa mostra interesse exclusivamente por fazer seus treinos diários. Sua vida gira em torno deles e, se ela não os fizer, se sentirá frustrada.

A seguir, você verá quais são os sintomas da compulsão por atividade física:

  • Não participar de competições mais apenas pela diversão, pois o objetivo principal é ganhar.
  • Preferir treinar sozinho, fora de uma academia, para poder fazer mais exercícios do que deveria. Para essa pessoa, o mais importante é aperfeiçoar o corpo.
  • Fazer muito mais esforço do que o normal para executar os movimentos perfeitamente.
  • O exercício excessivo pode chegar a causar danos musculares.
  • Começar a ter expectativas pouco realistas sobre o que vai ser alcançado com o treinamento.
  • Além disso, a pessoa perde muita gordura corporal em curtos períodos de tempo.
  • Até mesmo o trabalho e a vida social passam a ficar em segundo plano em relação à prática de exercícios.

Fazer exercícios físicos é algo muito positivo, que beneficia a todos. Ter a perseverança de praticá-los regularmente é algo a ser admirado. No entanto, deve-se ter cuidado para não cruzar a linha e cair no vício.

Razões pelas quais alguém pode ficar viciado em exercício físico

Existem diversas razões pelas quais você pode ficar viciado em exercício físico sem nem mesmo perceber. Tudo vai depender dos seus objetivos e de como você se sente ao fazer exercícios. Aqui estão dois cenários possíveis:

Você gosta da forma como se sente

Quando faz exercícios, você se sente bem. Isso ocorre devido à liberação de hormônios chamados endorfinas, que dão uma sensação de euforia.

Além disso, a tensão e o estresse são eliminados, ao mesmo tempo que a adrenalina aumenta. Tudo isso pode levar você a querer continuar se sentindo assim por muito mais tempo.

Razões pelas quais alguém pode ficar viciado em atividade física

Dessa forma, você vai se sentir tentado a se dedicar cada vez mais e a fazer mais esforço físico. E, se por algum motivo, não fizer o exercício estipulado para aquele dia, você se sentirá insatisfeito.

Você quer alcançar um objetivo

Se você tem um objetivo em mente, precisa fazer esforço para alcançá-lo. Por exemplo, se você quer ter um corpo esbelto e bem modelado, precisa fazer exercícios.

Ao mesmo tempo, se você fizer ginástica ou qualquer outro esporte, precisará de muitas horas de treino para conseguir fazer um movimento perfeito.

No entanto, você deve tomar cuidado para não exagerar. Caso contrário, o resultado será o oposto do que procura: você pode se machucar.

Efeitos do vício em exercício físico

Assim como o vício em outras substâncias, ser viciado em exercícios físicos também traz prejuízos que não são nada desprezíveis. Eles são:

  • O vício causa prejuízos às relações interpessoais, já que quase não se dedica tempo para socializar.
  • Nos homens, foi detectada uma diminuição na produção de testosterona, bem como graves dores musculares.
  • Fadiga, ansiedade e dificuldade ao tentar relaxar.

O que fazer para superar o vício em exercício físico?

A primeira coisa que você deve fazer para superar o vício em exercício físico é reconhecer que você tem esse problema.

Para isso, consulte um profissional; o mais aconselhável é que seja o seu psicólogo ou psiquiatra pessoal. Ele vai poder determinar isso depois que você contar como são os seus treinos diários. Dessa forma, você poderá saber para o que você dá prioridade.

Efeitos do vício em exercício físico

Para se recuperar completamente desse distúrbio, é necessário fazer terapia. Ela será feita pelo seu psiquiatra, que vai te aconselhar sobre o que você pode fazer para superar a sua obsessão pela atividade física.

Em conclusão, o vício em exercício físico é um problema que afeta não só aqueles que praticam esportes. As pessoas ao redor de quem tem esse vício também são afetadas.

Mesmo assim, é possível superar esse problema, contando com a ajuda de um profissional e um pouco de vontade e esforço pessoal. Por isso, se você perceber que está gastando muito tempo no seu treinamento, faça uma autoanálise. Você pode estar desenvolvendo um vício.

  • Antolin, V.; Gándara, J. J. de la; García, M. I., & Martín, A. (2009). “Adicción al deporte: ¿Moda postmoderna o problema sociosanitario?”, Norte de Salud Mental, 34: 15-22.
  • Márquez, S., & de la Vega, R. (2015). “La adicción al ejercicio: Un trastorno emergente de la conducta”, Nutrición Hospitalaria, 31 (6): 2384-2391.
  • Román, P. Á. L.; Obra, A. J.; Montilla, J. P., & Pinillos, F. G. (2016). “Dependencia al ejercicio físico e insatisfacción corporal en diferentes deportes de resistencia y su relación con la motivación por el deporte”, Revista de Psicología del Deporte, 71 (5): 658-662.