Como aliviar a azia durante a gravidez?
A azia durante a gravidez é algo que muitas mulheres grávidas sentem entre segundo trimestre e o final dessa fase. Embora possa ser problemática em alguns casos, felizmente a azia costuma ser leve e intermitente durante os nove meses.
Essa sensação de queimação durante a gestação é causada por uma combinação de hormônios e pela força que o bebê faz ao empurrar os órgãos abdominais. Na maioria dos casos, a azia durante a gravidez desaparece após o parto.
Certamente, muitas mulheres sentem azia pela primeira vez na vida durante a gravidez. Embora seja comum e geralmente inofensiva, pode produzir uma sensação desconfortável para as futuras mamães.
A azia durante a gravidez e outros problemas relacionados, como gases e inchaço, normalmente começam no segundo trimestre. No entanto, algumas mulheres podem apresentar azia mais cedo.
Como aliviar a azia durante a gravidez?
Felizmente, existem várias maneiras de prevenir a azia durante a gravidez. As mulheres que sofrem com a queimação no esôfago podem ficar tranquilas durante a gestação apenas com algumas pequenas mudanças na alimentação e no estilo de vida.
Aqui estão algumas dicas para aliviar a azia durante a gravidez:
1. Faça refeições pequenas e frequentes
A primeira coisa que se recomenda é comer em pequenas quantidades e de forma frequente. Além disso, é recomendável que a última refeição do dia seja realizada pelo menos três horas antes de dormir. As futuras mamães que têm azia não devem dormir logo após a refeição.
2. Controle a quantidade de líquidos
Tente não beber grandes quantidades de líquidos após a última refeição do dia. Tenha em mente que quanto mais vazio o seu estômago estiver na hora de dormir, menor é a probabilidade de causar acidez.
3. Masque chiclete
Mascar chiclete pode ser útil para aliviar a azia. Isso porque o chiclete estimula a saliva, que contém bicarbonato, o qual, por sua vez, neutraliza o ácido que se acumula no esôfago.
4. Evite alguns alimentos
Qualquer alimento específico que agrave a azia deve ser evitado. Entre eles estão o café, o chá, o álcool, o chocolate, os alimentos gordurosos ou fritos, as frutas cítricas e os sucos, os alimentos condimentados, o tomate, a hortelã, etc.
5. Aplique gel de aloe vera
Esse agente natural pode ser obtido das folhas das plantas ou simplesmente em formato de gel que pode ser comprado pronto. Você deve aplicar o gel no peito, na garganta e no abdômen. O gel de aloe vera trata a inflamação com sucesso, reduzindo a azia e os sintomas de queimação.
“Ser mãe não é um trabalho. Também não é um dever, longe disso. É apenas um direito entre muitos outros.”
-Oriana Fallaci-
6. Não fume
As mulheres grávidas não devem fumar. Além de prejudicar o feto, o tabaco enfraquece o esfíncter esofágico inferior e agrava o refluxo do ácido.
7. Tome iogurte ou leite
Tomar iogurte ou um copo de leite pode aliviar a acidez estomacal. Lembre-se de que o leite de vaca pode oferecer alívio imediato.
No entanto, alguns dizem que com o tempo a azia pode piorar com esses laticínios. Portanto, experimente outras alternativas como leite de amêndoas, leite de arroz ou leite de cabra. Para algumas pessoas, esquentar o leite e adicionar um pouco de mel pode acalmar a queimação no peito.
8. Tome água de coco
A água de coco age como um grande neutralizador de ácido natural. É bastante acessível e pode aliviar os sintomas da azia durante a gravidez.
9. Deite-se do lado esquerdo à noite
Essa ação bastante simples pode diminuir o refluxo ácido. Nessa posição, é fisicamente mais difícil que o ácido volte para o esôfago. Às vezes, pode ser necessário dormir em uma cadeira reclinável em um ângulo de 45 graus ou mais.
10. Faça acupuntura
A acupuntura é segura durante a gravidez e vem tratando a azia há milhares de anos. O seu tratamento relaxante ajuda a reduzir os sintomas da azia, ajusta a pressão esofágica, diminui o ácido gástrico e equilibra as funções dos órgãos digestivos.
Em suma, para combater a azia durante a gravidez, é importante que você faça algumas mudanças nos seus hábitos diários. Colocar as dicas anteriores em prática vai ajudar você a se sentir melhor e diminuir a sensação de desconforto que a acidez pode causar.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Cheng J., Ouwehand AC., Gastroesophageal reflux disease and probiotics: a systematic review. Nutrients, 2020.
- Mousa H., Hassan M., Gastroesophageal reflux disease. Pediatr CLin North Am, 2017. 64 (3): 487-505.