É normal dormir muito durante a gravidez?

· 25 de janeiro de 2019
Durante a gravidez, provavelmente as futuras mamães se sentem mais cansadas e têm a necessidade de dormir muito. Se isso acontecer com você, não se preocupe. Contaremos a seguir tudo o que você precisa saber sobre isso.

A gravidez é um bom momento para as mulheres levarem mais a sério suas necessidades de sono e se esforçarem para descansar mais e melhor. Portanto, não é preciso se preocupar por dormir demais durante esse período.

A gravidez pode ser uma experiência desgastante para o corpo da mulher, especialmente durante o primeiro e terceiro trimestres. Por essa razão, dormir muito durante a gravidez é uma ótima maneira de reduzir o estresse emocional e o desconforto físico acumulado.

Então, é compreensível que as mulheres grávidas precisem de descanso adicional e não possam continuar com a mesma quantidade de horas sono que tinham antes de engravidar.

Nesse sentido, é recomendável dormir no mínimo 8 horas à noite. Também é preciso destacar a importância de se acostumar a um horário para dormir a fim de reduzir a fadiga e as consequências negativas da gravidez.

O cansaço durante a gravidez

A emoção e o desejo de ter o bebê assim como os medos naturais da maternidade podem ser fatores estressantes. Tudo isso pode fazer com que as futuras mamães se sintam mais cansadas do que o normal. Ademais, pode afetar a qualidade do sono. Portanto, é normal dormir muito durante a gravidez.

Quando as mulheres engravidam, um dos primeiros sintomas que podem notar é o cansaço. De fato, geralmente elas precisam dormir mais, dependendo do estágio da gravidez.

Durante o primeiro trimestre, uma mulher grávida pode sentir a necessidade de dormir mais do que o normal devido aos altos níveis de progesterona.

Esse hormônio favorece o crescimento da placenta. Existe também o aumento da demanda de nutrientes para o feto em desenvolvimento. Logo após o primeiro trimestre, elas recuperaram um pouco de energia.

Felizmente, a partir do segundo trimestre, o sono melhora na grande maioria dos casos. As mulheres podem manter um sono adequado ao dormir do lado esquerdo e praticar exercícios moderados, embora não perto da hora de dormir.

À medida que a gravidez avança no terceiro trimestre, as gestantes começam a se sentir cansadas novamente. Isso pode acontecer devido ao esgotamento físico causado pelo crescimento do bebê e ao desgaste natural do corpo da mãe.

dormir muito durante a gravidez

É normal dormir muito durante a gravidez?

Geralmente, sim, é normal dormir muito durante a gravidez. Como você viu anteriormente, muitas mulheres aumentam suas horas de sono devido, entre outras coisas, ao cansaço e às preocupações.

Por isso, se você dorme por muitas horas durante o período de gestação, não há motivo para preocupações. Estar grávida significa cuidar de si em todos os níveis. Isso significa alimentação, hábitos saudáveis, atividade física, etc.

Então, como não poderia ser diferente, isso inclui um bom descanso. Ouça o seu corpo, e se você se sentir cansada, simplesmente descanse mais horas do que o habitual, especialmente durante o primeiro trimestre.

Nessa fase, o corpo deve se adaptar ao consumo de energia e calorias que o desenvolvimento do bebê exige.

Se você dorme com seu parceiro, recomendamos que aproveite a oportunidade para perguntar se ele reparou alguma irregularidade no seu sono, como ronco ou insônia.

Nesse caso, vá ao médico para discutir qualquer anomalia que possa representar cansaço e aplicar o melhor tratamento.

“As mulheres grávidas precisam de descanso adicional e não podem continuar com a mesma quantidade de horas de sono que tinham antes de engravidar”

Dicas para dormir muito durante a gravidez

Durante a primeira e última fase da gravidez você se sentirá bastante cansada. Por isso, vai precisar dormir muito, mesmo que em algumas noites tenha problemas para conseguir descansar.

Dormir muito durante a gravidez é uma obrigação, especialmente no primeiro trimestre.

Além disso, se você tiver dificuldade em relaxar, recomendamos que você siga as seguintes dicas para melhorar a qualidade do seu descanso:

  • Relaxe com um banho de água quente à noite.
  • Não beba café ou chá com cafeína depois das 14:00.
  • Jante pelo menos 2 horas antes de dormir.
  • Faça as necessidades antes de ir para a cama.
  • Encontre uma postura confortável. É recomendável que se apoie do lado esquerdo para dormir.
  • Faça exercícios regulares para beneficiar a saúde mental e física.
  • Coloque técnicas de relaxamento em prática
  • Estabeleça horários e rotinas.

Por fim, lembre-se de que dormir muito durante a gravidez é algo que nem sempre acontece com todas as mulheres.

Para algumas, dormir de 8 a 10 horas a cada noite torna-se cada vez mais difícil à medida que avançam nessa fase especial da vida que é a gravidez.

  • Lopes, E. A., Carvalho, L. B. C. de, Seguro, P. B. da C., Mattar, R., Silva, A. B., Prado, L. B. F. do, & Prado, G. F. do. (2004). Sleep disorders in pregnancy TT - Distúrbios do sono na gravidez. Arquivos de Neuro-Psiquiatria. https://doi.org/10.1016/j.profnurs.2011.05.001