Como aliviar a azia durante a gravidez?

3 de abril de 2019
A azia é um problema comum durante a gravidez. Se esse for o seu caso, leia esse artigo pois colocamos algumas dicas para aliviar a queimação imediatamente. Anote, elas podem ser muito úteis para você!

A azia durante a gravidez é algo que muitas mulheres grávidas sentem entre segundo trimestre e o final dessa fase. Embora possa ser problemática em alguns casos, felizmente a azia costuma ser leve e intermitente durante os nove meses.

Essa sensação de queimação durante a gestação é causada por uma combinação de hormônios e pela força que o bebê faz ao empurrar os órgãos abdominais. Na maioria dos casos, a azia durante a gravidez desaparece após o parto.

Certamente, muitas mulheres sentem azia pela primeira vez na vida durante a gravidez. Embora seja comum e geralmente inofensiva, pode produzir uma sensação desconfortável para as futuras mamães.

A azia durante a gravidez e outros problemas relacionados, como gases e inchaço, normalmente começam no segundo trimestre. No entanto, algumas mulheres podem apresentar azia mais cedo.

Como aliviar a azia durante a gravidez?

Felizmente, existem várias maneiras de prevenir a azia durante a gravidez. As mulheres que sofrem com a queimação no esôfago podem ficar tranquilas durante a gestação apenas com algumas pequenas mudanças na alimentação e no estilo de vida.

Aqui estão algumas dicas para aliviar a azia durante a gravidez:

1. Faça refeições pequenas e frequentes

A primeira coisa que se recomenda é comer em pequenas quantidades e de forma frequente. Além disso, é recomendável que a última refeição do dia seja realizada pelo menos três horas antes de dormir. As futuras mamães que têm azia não devem dormir logo após a refeição.

A azia durante a gravidez afeta muitas mulheres, mas pode ser facilmente aliviada.

2. Controle a quantidade de líquidos

Tente não beber grandes quantidades de líquidos após a última refeição do dia. Tenha em mente que quanto mais vazio o seu estômago estiver na hora de dormir, menor é a probabilidade de causar acidez.

3. Masque chiclete

Mascar chiclete pode ser útil para aliviar a azia. Isso porque o chiclete estimula a saliva, que contém bicarbonato, o qual, por sua vez, neutraliza o ácido que se acumula no esôfago.

4. Evite alguns alimentos

Qualquer alimento específico que agrave a azia deve ser evitado. Entre eles estão o café, o chá, o álcool, o chocolate, os alimentos gordurosos ou fritos, as frutas cítricas e os sucos, os alimentos condimentados, o tomate, a hortelã, etc.

5. Aplique gel de aloe vera

Esse agente natural pode ser obtido das folhas das plantas ou simplesmente em formato de gel que pode ser comprado pronto. Você deve aplicar o gel no peito, na garganta e no abdômen. O gel de aloe vera trata a inflamação com sucesso, reduzindo a azia e os sintomas de queimação.

“Ser mãe não é um trabalho. Também não é um dever, longe disso. É apenas um direito entre muitos outros.”
-Oriana Fallaci-

6. Não fume

As mulheres grávidas não devem fumar. Além de prejudicar o feto, o tabaco enfraquece o esfíncter esofágico inferior e agrava o refluxo do ácido.

7. Tome iogurte ou leite

Tomar iogurte ou um copo de leite pode aliviar a acidez estomacal. Lembre-se de que o leite de vaca pode oferecer alívio imediato.

No entanto, alguns dizem que com o tempo a azia pode piorar com esses laticínios. Portanto, experimente outras alternativas como leite de amêndoas, leite de arroz ou leite de cabra. Para algumas pessoas, esquentar o leite e adicionar um pouco de mel pode acalmar a queimação no peito.

8. Tome água de coco

A água de coco age como um grande neutralizador de ácido natural. É bastante acessível e pode aliviar os sintomas da azia durante a gravidez.

Comer pouco e evitar certos alimentos ajuda a aliviar a azia durante a gravidez.

9. Deite-se do lado esquerdo à noite

Essa ação bastante simples pode diminuir o refluxo ácido. Nessa posição, é fisicamente mais difícil que o ácido volte para o esôfago. Às vezes, pode ser necessário dormir em uma cadeira reclinável em um ângulo de 45 graus ou mais.

10. Faça acupuntura

A acupuntura é segura durante a gravidez e vem tratando a azia há milhares de anos. O seu tratamento relaxante ajuda a reduzir os sintomas da azia, ajusta a pressão esofágica, diminui o ácido gástrico e equilibra as funções dos órgãos digestivos.

Em suma, para combater a azia durante a gravidez, é importante que você faça algumas mudanças nos seus hábitos diários. Colocar as dicas anteriores em prática vai ajudar você a se sentir melhor e diminuir a sensação de desconforto que a acidez pode causar.

  • Phupong, V., & Hanprasertpong, T. (2014). Interventions for heartburn in pregnancy. Cochrane Database of Systematic Reviews. https://doi.org/10.1002/14651858.CD011379
  • Van Thiel, D. H., Gavaler, J. S., Joshi, S. N., Sara, R. K., & Stremple, J. (1977). Heartburn of pregnancy. Gastroenterology. https://doi.org/10.1016/S0016-5085(77)80151-0
  • MARRERO, J. M., GOGGIN, P. M., de CAESTECKER, J. S., PEARCE, J. M., & MAXWELL, J. D. (1992). Determinants of pregnancy heartburn. BJOG: An International Journal of Obstetrics & Gynaecology. https://doi.org/10.1111/j.1471-0528.1992.tb13873.x