Como aliviar as dores da gravidez

· 19 de setembro de 2018
Não existe nada mais bonito que estar grávida porque você sabe que carrega dentro de si o maior amor do mundo.

No entanto, durante a gravidez, nosso corpo passa por tantas mudanças que é normal, às vezes, sentir algum mal-estar. Por esse motivo, queremos dar alguns conselhos para aliviar as dores da gravidez.

Ter uma vida crescendo na sua barriga não é simples. Sobretudo para o organismo que precisa fazer adaptações conforme as necessidades do bebê. Durante os três primeiros meses, provavelmente você vai sentir enjoos e náuseas, vai ficar sensível a odores fortes, vai sentir vontade de dormir, etc.

Se você sentir incômodos impossíveis de suportar, a melhor alternativa é consultar seu médico.

Em seguida, no segundo trimestre, esse quadro pode mudar e você vai descobrir novas sensações. Sua barriguinha começa a aparecer, mas você pode continuar no mesmo ritmo. Na próxima etapa, nos três últimos meses, você vai observar grandes transformações no seu corpo e se preparar para o grande momento.

Cada futura mamãe reage de forma diferente a cada uma dessas fases. Não se sinta mal se você apresentar alguns sintomas que outras mulheres não apresentam. O momento da gravidez é bastante particular. Seus hormônios, seus órgãos, seus ossos, seus músculos e seu ser por completo estão trabalhando a todo vapor para abrir as portas do mundo para esse pequeno ser que cresce dentro de você.

dores da gravidez

Segredos para aliviar as dores da gravidez

Quando estamos grávidas, nenhum dia é igual ao outro. Talvez seu bebê não pare de se movimentar hoje, mas amanhã pode estar um pouco mais tranquilo, por exemplo. Assim, frente a qualquer situação que possa acontecer, é importante que você esteja preparada para enfrentá-la de forma saudável.

Certamente, precisamos esclarecer que quando nos referimos a dores da gravidez, falamos sobre esses sintomas comuns, ou não tão comuns, que aparecem durante o desenvolvimento do bebê. Isso que dizer que se você se sentir muito mal ou perceber algum sangramento, o ideal é consultar imediatamente seu médico.

Recomendações

Nesse contexto, apresentamos a você uma lista de recomendações que podem ser seguidas para que sua gravidez seja um passeio cheio de felicidade:

  • Acidez ou azia estomacal. Os especialistas costumam recomendar remédios antiácidos para aliviar o incômodo. Mas se você preferir algo mais natural, encha um copo com água e adicione uma colher de chá de bicarbonato. Beba essa mistura e descanse por um tempo. O consumo de gelo também é uma opção já que proporciona uma sensação refrescante no estômago.
  • Dor de cabeça. É muito frequente na gravidez. Peça ao seu médico para recomendar um medicamento que não afete o bebê e faça compressas frias para aliviar a tensão.
  • Dores nas costas e cãibras nas pernas. Se essas dores não permitem uma movimentação livre, certamente você deve permanecer em repouso. Para evitar essas dores, é preciso caminhar todos os dias. Você também pode colocar os pés para o alto por alguns instantes durante o dia.
  • Dor nos ligamentos redondos (parte de baixo do útero ou da virilha). Evite o sedentarismo, faça alongamentos com muito cuidado e tenha momentos adequados de descanso durante o dia.
  • Síndrome do túnel do carpo. O formigamento ou inchaço nas mãos é normal nas grávidas. Procure caminhar diariamente e dormir deitada sobre o lado esquerdo do corpo para permitir uma boa circulação.

Realizar atividades como yoga pré-natal ou um curso de acompanhamento na gravidez vão ajudar muito porque podem orientar você nesse momento tão importante da sua vida. Conte às assistentes como você se sente e siga as recomendações.

dores da gravidez

O que acontece após o parto?

O nascimento do seu bebê vai dar forças para você seguir em frente, apesar do cansaço e das dores pós-parto. Nessa nova fase, é recomendável que você siga o tratamento que o médico indicar. Tente relaxar, descanse junto com seu bebê e estabeleça, se ainda não o tiver feito, uma dieta balanceada.

A felicidade de ter seu pequeno em seus braços vai fazer você se esquecer de que se sentiu mal durante a gravidez.

Da mesma forma, assim que você se sentir recuperada após os primeiros dias, tente fazer um pouco de exercício físico. Assim que se sentir mais ativa, volte aos poucos à sua vida normal. Antes de fazer isso, pergunte ao seu médico quais tipos de atividades você pode realizar.

Bastará somente um olhar do seu bebê para saber que todas as dores da gravidez valeram à pena. O calor e a pele macia do seu pequeno farão você se sentir a mulher mais sortuda do mundo. Por fim, você não vai mais se lembrar dos episódios em que sentiu dor durante a gravidez.

Imagem principal, cortesia de © wikiHow.com