Como as mães fazem para se lembrar de tudo?

· 29 de abril de 2019
As mães desenvolvem habilidades invejadas por todos. Seu amor infinito definitivamente as transforma em nossas heroínas do dia a dia.

Muitas pessoas se perguntam como as mães fazem para se lembrar de tudo. De que maneira elas conseguem fazer isso? Elas têm superpoderes? Ou elas possuem uma memória insuperável? Essas questões surgem sempre que as mães surpreendem seus filhos com a sua boa memória. Repetidas vezes, elas se lembram das coisas nos mínimos detalhes.

Muitas vezes acreditamos que as mães têm verdadeiros poderes especiais, já que fazem coisas incríveis. No entanto, a verdade é que apenas o ato de dar vida a outro ser já faz delas pessoas poderosas aos olhos dos seus filhos e de todas as pessoas ao seu redor.

A mulher tem a grande bênção de carregar o seu filho no ventre por nove meses. A partir do momento em que ela fica sabendo sobre o bebê que está a caminho, o corpo se abre para uma infinidade de sensações.

As progenitoras têm muitos dons. Por exemplo, o de estarem cheias de um amor puro e incondicional que só elas sabem dar. Além disso, elas impõem a disciplina de uma maneira única, com firmeza e ternura, e sempre com um tom protetor e educativo.

Além disso, elas também são um guia inabalável diante dos filhos. Transbordam conhecimento, suporte, aconselhamento e companhia nos momentos certos. Elas também estão sempre dispostas a dar o que os seus filhos precisam: mimam e agradam, mas sem exagero. Elas sabem como manter o equilíbrio.

Mas o mais surpreendente é que elas têm uma memória invejável. Sempre conseguem se lembrar de muitas coisas em um instante.

A explicação de como as mães fazem para se lembrar de tudo

A razão para esse fenômeno é que, durante a gravidez, o cérebro da mãe se encolhe. Isso ajuda a reestruturá-lo e a aumentar as conexões do hipocampo.

As estruturas neurais começam a mudar. O cérebro está se preparando para assumir o papel que vai desempenhar de agora em diante e pelo resto da vida.

A explicação de como as mães fazem para se lembrar de tudo

Como resultado, os sentidos são refinados, os sentimentos afloram e a memória é ativada automaticamente, armazenando tudo o que acontece na gravidez. É por isso que sempre falamos sobre como as mães fazem para se lembrar de tudo. É simplesmente pelo seu instinto.

A partir do momento do parto, a conexão entre mãe e filho aumenta. As memórias de longo e curto prazo começam a reter imagens, eventos e ações. A partir disso, a memória fica mais ativa e captura tudo o que acontece em torno dela.

No entanto, muitas vezes as coisas não acontecem como desejamos. Algumas mães não conseguem desenvolver essa supermemória. Elas estão limitadas ao ‘hoje’, sem conseguir processar toda a informação que obtêm e, possivelmente, esquecem momentos agradáveis com o passar do tempo.

“Desde a gravidez, as estruturas neurais começam a mudar. O cérebro está se preparando para assumir o papel que vai desempenhar de agora em diante e pelo resto da vida.”

Como posso estimular a boa memória?

Caso a mãe não retenha suas lembranças, temos algumas dicas que vão te ajudar para que essa situação mude de forma favorável:

  • Podemos classificar visualmente as coisas que estão pendentes. Dessa forma, esse pequeno lembrete mental nos ajudará a não deixar nossas tarefas diárias de lado.
  • Também podemos fazer uma pequena lista de atividades a serem feitas e colocá-la, por exemplo, na porta da geladeira.
  • Outra opção é organizar as ideias e formar uma espécie de composição gráfica com as atividades a serem feitas. Para isso, podemos usar fotos e objetos.
  • Ajude a desenvolver a sua memória através de palavras-cruzadas e caça-palavras. Essas atividades ajudam a ter uma melhor concentração.
Como posso estimular a boa memória

Quais são as causas da naturalidade da memória materna?

A razão para essa simplicidade é muito simples: organização. Essa é a melhor maneira de não esquecer as coisas. Seguindo uma ordem ou padrão, é muito difícil que algo saia do controle.

As mães, tendo tudo planejado e organizado, liberam o estresse e aproveitam mais o tempo em família. Além disso, se os níveis de estresse diminuem, também diminui a probabilidade de as coisas serem esquecidas pela saturação de responsabilidades na desordem.

Além disso, graças ao hormônio prolactina, as mães são mais corajosas, dispostas a fazer qualquer coisa para defender os seus filhos. Poderíamos dizer, então, que seu cérebro também se enche de coragem e se torna ainda mais brilhante do que antes.

Como as mães fazem para se lembrar de tudo? Isso acontece simplesmente porque elas são incríveis! Sempre nos faltarão palavras para enumerar suas qualidades e explicar as maravilhas que elas fazem todos os dias. Sua coragem, amor e memória insuperável são algumas das coisas que transformam uma simples mulher em uma mãe excepcional.