Por que os jogos da memória são bons?

· 9 de novembro de 2018
O que os jogos de memorização podem oferecer para as crianças? Na verdade, seu pequeno cérebro já é uma unidade de armazenamento e, pouco a pouco, a criança será capaz de levar suas experiências à consciência. Nesse sentido, esse tipo de jogo pode desenvolver nas crianças uma habilidade da qual elas precisarão no futuro.

Os anos passam e os jogos da memória continuam a fazer parte da vida recreativa de nossos filhos. Eles não são apenas confeccionados em papelão, também podemos encontrar várias versões digitais na internet.

É por isso que as marcas e quadrinhos mais populares continuam colocando seus personagens fictícios mais famosos nesse tipo de passatempo infantil.

No entanto, além de diversão, os jogos da memória oferecem vários benefícios para nossos filhos.

Na verdade, existem vários elementos cognitivos que as crianças exercitam ao brincar com esses divertidos jogos.

Se, além disso, elas incorporarem essa atividade em suas vidas diárias, os efeitos serão muito melhores.

O que é a memória e como ela funciona?

A memória é a nossa capacidade de armazenar lembranças e recuperar imagens.

Nesse sentido, nosso cérebro pode ser considerado uma unidade de armazenamento ilimitada. Algo muito parecido com a dinâmica de um computador atual.

A função de trazer à consciência tudo o que vimos e aprendemos é o que constitui o processo de memorização.

Esse processo acontece em frações de segundo, mas seu funcionamento é mais complexo. Ou, a princípio, é o que os especialistas entendem.

Ao mesmo tempo, a memória é um indicador de que as funções cerebrais da criança são executadas perfeitamente.

Se trabalharmos para estimular a memória de nosso filho, melhoramos até mesmo sua capacidade cognitiva. E os jogos da memória podem ajudar muito.

jogos da memória

Os jogos da memória e a estimulação cognitiva

Posto isto, memorizar é uma atividade mental realizada em três partes: registro, armazenamento e classificação de informações.

Quando uma criança transforma esse jogo em um hobby, ela simplesmente executa esses três processos enquanto se diverte.

Completando esse ciclo cognitivo em pequena escala e em menos tempo, as crianças treinam seu cérebro sem perceber.

Pouco a pouco e a cada brincadeira, elas vão aumentando suas habilidades.

Nesse sentido, o desenvolvimento correto de todo o processo de memorização implica na melhoria do aprendizado.

Isso é semelhante ao que acontece na educação física quando se exercitam os músculos, No caso dos jogos da memória, o músculo trabalhado seria o cérebro.

Benefícios dos jogos da memória

  • Melhoria da memória visual. Quando as crianças fazem esta atividade, aumentam a memorização produzida através da visão. A percepção é aguçada e as associações visuais são internalizadas.
  • A concentração é aumentada. Esse tipo de jogo é uma excelente maneira de exercitar a concentração das crianças. Os pequenos controlam o estímulo da distração porque estão interessados em terminar o jogo. A disciplina é internalizada até se tornar um comportamento normal.
  • Motiva o raciocínio rápido. Para esses jogos, as crianças devem ser mais eficientes e perceptivas. Dessa forma, elas se acostumam a gerar rápidas respostas intelectuais. Em suma, o processo de aprender e resolver problemas é aprimorado.

“A memória é a nossa capacidade de armazenar lembranças e recuperar imagens. Nesse sentido, nosso cérebro pode ser considerado uma unidade de armazenamento ilimitada”

Os jogos da memória virtuais são benéficos?

Navegar na Internet é uma realidade atual. Neste sentido, os jogos da memória online também podem ser úteis para que a criança não perca o interesse nesse passatempo enriquecedor.

Há uma grande variedade de opções e você só tem que escolher bem.

Além disso, os jogos da memória online permitem que as crianças pequenas façam seus primeiros contatos com o teclado e a tela do computador.

Essa temática, na educação atual, além de ser uma questão muito importante, é muito benéfica para as futuras etapas da infância.

O simples fato de ter que procurar o jogo na internet treina as crianças para procurar coisas online. Além disso, a concentração é estimulada pelo uso da tela do computador.

jogos da memória

Outros jogos úteis para memorização

Procurar as imagens iguais entre as peças não é o único passatempo de memorização.

Os trava-línguas e aprender canções também estimulam essa função cerebral. Essas atividades são ferramentas educacionais de grande valor.

Nesse sentido, outros jogos consistem em encontrar e combinar sons similares produzidos com utensílios e materiais recicláveis. Dessa forma, as crianças poderão estimular sua percepção e memória auditiva.

Devemos lembrar que cada criança desenvolve diferentes níveis de percepção. Algumas respondem melhor ao que veem, enquanto outras tendem a ser mais auditivas.

Em suma, saber como encontrar o melhor método para nossos filhos será vital para guiar sua educação por toda a vida.