Como aumentar a autoconfiança?
Um dos pontos-chave para o nosso bem-estar é alcançar os objetivos que estabelecemos. Fazer isso parte da convicção de que a autoconfiança será a força propulsora. Adquirir hábitos que permitam aumentar a autoconfiança é um processo simples que produz frutos imensuráveis.
Visão positiva: o primeiro requisito para aumentar a autoconfiança
Primeiramente, devemos tentar aumentar a nossa visão positiva das coisas e minimizar a negativa. A ideia é perder o medo e fortalecer as nossas virtudes e capacidades, para que elas se transformem em energia vital e motivação. Dessa forma, vamos enfrentar os desafios do futuro com coragem.
É importante deixar claro que autoconfiança e autoestima não são a mesma coisa. A primeira está centrada em como uma pessoa avalia as próprias habilidades. A autoestima, contudo, tem a ver com a apreciação de alguém por si mesmo.
Que o medo não nos vença
Sempre haverá medo, então o importante é que o medo não nos domine. Aumentamos a autoconfiança quando decidimos ver a vida a partir de uma perspectiva positiva, quando entendemos que, se fizermos uma proposta, a pior coisa que poderá acontecer é receber um não.
A autoconfiança está ligada à forma como apreciamos as nossas habilidades. Aqueles que têm uma visão positiva do seu potencial organizam e desenvolvem projetos de vida, profissionais e pessoais. Assumem riscos, tomam decisões, são resilientes e são capazes de enfrentar os desafios com uma melhor disposição.
Longe do fracasso
O hábito de pensar positivo é, portanto, uma necessidade. É conveniente não se concentrar nos problemas ou nas possibilidades de falha ou rejeição. Para ajudar nisso, as frases motivacionais costumam ser muito úteis.
Para aumentar a autoconfiança, é necessário estar preparada para qualquer cenário. Se for necessário apresentar ou defender um projeto no trabalho, o importante é dominar o assunto em profundidade. Com isso, haverá mais segurança e as chances de sucesso vão aumentar.
Levantar e agir
Recordar as conquistas e habilidades é outra maneira de aumentar a autoconfiança. É sempre melhor agir do que ficar esperando que as coisas deem errado. Se houve um fracasso em algum momento, é preciso superá-lo. Nem todas as tentativas precisam terminar da mesma maneira.
Objetivos claros
Ter objetivos claros é outra maneira de aumentar a autoconfiança. Quando sabemos para onde estamos indo, o que queremos alcançar e como isso deve ser feito, é mais fácil alcançar a meta. Além disso, devemos agir com segurança e sem medo. Essa é uma maneira simples de desenvolver projetos e progredir na sua execução.
Por exemplo: se tivermos medo de falar em público, praticar todos os dias na frente do espelho é uma maneira de combater esse medo. O fato de enfrentar as coisas que nos assustam é uma estratégia para ganhar autoconfiança.
Da mesma forma, o medo de altura pode ser combatido, por exemplo, ao subir em andares mais altos de edifícios a cada dia. Não há razão para se fechar. O melhor é fazer um esforço para não continuar perdendo oportunidades.
“A ideia é perder o medo e fortalecer as nossas virtudes e capacidades, para que elas se transformem em energia vital e motivação.”
Mudar de rumo e seguir em frente
Não é necessário desistir. Se algo inesperado acontecer, podemos ajustar o rumo, mudar a estratégia e seguir em frente. É conveniente ser flexível e saber que sempre há opções. Isso não precisa envolver angústia, estresse ou mais preocupações.
Se observarmos as mudanças a partir de uma perspectiva positiva, vamos manter a confiança e teremos mais chances de alcançar o objetivo. Trata-se de um processo progressivo.
Quando expressamos as nossas opiniões ou discordâncias, mostramos que confiamos em nós mesmos. Se mudarmos a frase ‘não consigo’ para ‘sim, eu consigo’, também aumentaremos a nossa autoconfiança. Pouco a pouco, daremos passos importantes baseados em ações que costumavam nos causar medo.
Quando nos imaginamos tendo sucesso, geramos uma sensação de bem-estar e segurança que nos leva a seguir em frente. Assim, uma maneira de aumentar a autoconfiança é nos imaginar sendo bem-sucedidos em uma tarefa a ser realizada.
Reconhecer o nosso valor
Se conseguirmos reconhecer o nosso valor e o que somos capazes de fazer, a autoconfiança aumentará exponencialmente. Subestimar a nós mesmos não pode ser uma opção, pois isso reduz a segurança e nos impede de encontrar maneiras de corrigir os erros cometidos.
Ninguém é perfeito e nós também não somos, pois todos temos defeitos e virtudes. A capacidade de saber como promover o que é bom é uma maneira de progredir e alcançar metas e objetivos.
Por fim, aumentar a autoconfiança será um processo simples, conforme formos assumindo uma visão positiva. Se trabalharmos para melhorar essa imagem com base no reconhecimento do nosso valor e das nossas realizações e capacidades, o sucesso estará garantido.