Como é o sexo depois do parto?

05 Agosto, 2018

Retomar a intimidade como casal é um processo de redescoberta que não precisa ser vergonhoso nem traumático. Pelo contrário, é uma ótima oportunidade para se apaixonar mais ainda.

Durante a gravidez, você se prepara para o processo do nascimento do seu bebê, como você vai recebê-lo em casa, os primeiros cuidados, a amamentação e vários outros aspectos. Mas raramente conversamos com nosso parceiro sobre como vai ser o sexo depois do parto.

Na verdade, na maioria das vezes, é na primeira consulta após o parto que o médico menciona os métodos anticonceptivos disponíveis para essa fase e pode dar algumas recomendações para a volta da vida sexual do casal.

Mas depois do parto não se trata apenas de retomar a vida sexual como era antes. Esse é um processo que requer tempo, paciência e, sobretudo, muita compreensão.

Por que o sexo depois do parto é diferente?

Para trazer um bebê ao mundo, o corpo da mulher passou por importantes mudanças e, após o nascimento, precisa se recuperar de diferentes maneiras, dependendo se foi um parto vaginal ou uma cesárea.

Se você passou por um parto vaginal, vai precisar esperar a cicatrização da ferida da episiotomia. Mesmo que você não teve uma, os tecidos ainda vão estar sensíveis. Eles devem voltar ao  normal, mas isso deve demorar aproximadamente 40 dias para acontecer.

sexo depois do parto

Se, pelo contrário, você passou por uma cesárea, sua vagina não sofreu o mesmo impacto. Mas seu corpo passou por uma operação da qual precisa se recuperar e há uma ferida que deve cicatrizar ainda.

Assim, seja parto ou cesárea, não se aconselha retomar o sexo antes da recuperação do corpo que leva aproximadamente de 20 a 40 dias após o parto para acontecer. Esse período é normalmente conhecido como quarentena e serve para evitar possíveis infecções.

Meu corpo já está pronto, mas a minha mente não

No entanto, há uma realidade que precisa ser levada em consideração. Uma coisa é estar com o corpo pronto para o sexo, outra é ter uma atitude aberta a isso. Uma grande porcentagem de mulheres sente mudanças no desejo sexual depois do nascimento do bebê.

O processo de adaptação familiar ao novo bebê, que inclui: pais física e emocionalmente exaustos, mudanças hormonais da mulher, medo de uma nova gravidez ou dores durante as relações sexuais, são fatores que influenciam no sexo depois do parto.

Para isso, o ideal é uma boa comunicação entre o casal e paciência. A comunicação vai permitir expressar as emoções e criar um clima de intimidade emocional que pode ser benéfica para aumentar o desejo sexual.

Não se sinta pressionada e não se esqueça de que a vida sexual não se resume apenas à penetração. Existem inúmeras coisas que podem ser feitas entre o casal para proporcionar prazer e amor mutuamente.

O pós-parto é um momento que pode colocar à prova a imaginação e a cumplicidade, o que vai conectar o casal emocionalmente.

sexo depois do parto

O que posso esperar do sexo após o parto?

Se você se sente pronta para retomar sua vida sexual, é possível que ainda enfrente alguns obstáculos como dores na penetração ou perda de interesse no meio da relação sexual por causa de algum barulho do bebê ou, até mesmo, devido à sensação de que seus seios estão cheios de leite.

Para evitar isso, você pode esvaziar os seios antes de iniciar qualquer tentativa de intimidade sexual com seu parceiro. Vocês podem utilizar lubrificante para facilitar a penetração e escolher uma posição que não exija esforço por parte da mãe. Ou simplesmente vocês podem se concentrar mais nos carinhos e nas brincadeiras sexuais.

Não hesite em se comunicar com seu parceiro para informar o que você sente para que juntos vocês possam encontrar uma solução que inclua carinho e paciência. Não deixem de lado o bom humor, pois o sexo depois do parto também pode ser divertido, no melhor sentido.

  • Leeman, Lawrence & Rogers, Rebecca. (2012). Sex After Childbirth Postpartum Sexual Function. Obstetrics and gynecology. 119. 647-55. 10.1097/AOG.0b013e3182479611.
  • Hipp L; Kane L; van Anders S. Exploring Women’s Postpartum Sexuality: Social, Psychological, Relational, and Birth‐Related Contextual Factors. The Journal of Sexual Medicine. 2012 (9), 9 2330–2341. DOI: https://doi.org/10.1111/j.1743-6109.2012.02804.x