Como escolher a melhor clínica de fertilidade

Pessoas com incapacidade de conceber costumam procurar tratamentos de fertilidade em clínicas especializadas. Como escolher a melhor opção? Confira aqui algumas dicas.
Como escolher a melhor clínica de fertilidade

Última atualização: 20 Novembro, 2021

Procurar uma clínica de fertilidade tornou-se a opção de milhares de mulheres e casais que procuram conceber um filho. Seja porque existem problemas de infertilidade, ou porque a maternidade sem um parceiro ou com um parceiro do mesmo sexo é desejada, os métodos de reprodução assistida estão agora adaptados a quase todas as necessidades. Mas como escolher a melhor clínica de fertilidade? O que devemos considerar?

Pois bem, a escolha da clínica nem sempre é uma tarefa fácil. Hoje existe uma grande variedade de centros especializados, reconhecidos por seus testemunhos de sucesso. Em qualquer caso, antes de optar por uma ou outra, é conveniente avaliar alguns fatores que podem inspirar confiança e uma sensação de conforto. Descubra quais são eles!

Dicas para escolher a melhor clínica de fertilidade

Nos centros de fertilização assistida existem vários tipos de serviços para aqueles que sonham em ser pais. Por meio de uma série de intervenções, como a inseminação intrauterina (IUI) e a fertilização in vitro (FIV), as chances de engravidar aumentam, principalmente quando há problemas de fertilidade.

Agora, saber tomar uma boa decisão em relação ao centro de reprodução assistida exige tempo e paciência. É conveniente comparar, indagar sobre os serviços oferecidos e, claro, identificar quais são as necessidades individuais. A partir disso, você pode fazer outras considerações para que a escolha seja a mais adequada.

Casal no médico porque tem problemas de fertilidade.

Centro reconhecido

Em primeiro lugar, é importante que você identifique se a clínica que você vai escolher é uma entidade oficialmente reconhecida. O que isso significa? Significa que, além dos depoimentos de casos de sucesso, o local deve possuir as autorizações correspondentes para exercer suas funções. Na verdade, você pode pesquisar no site se eles obtiveram outros reconhecimentos oficiais, como selos de qualidade ou similares.

Equipe de profissionais e serviços

Nas clínicas de fertilidade, a equipe de profissionais inclui desde ginecologistas a embriologistas e enfermeiros qualificados. É imprescindível certificar-se da formação profissional e da trajetória dos profissionais em relação aos tratamentos que oferece. Além disso, é preciso avaliar se o tratamento é amigável e compreensivo, seja qual for a dúvida. Isso determinará muito o conforto do parceiro ou da mulher durante o tratamento.

Claro, você tem que saber em detalhes sobre as intervenções oferecidas pelo centro. Isso pode incluir o seguinte:

  • Inseminação artificial (IA).
  • Fertilização in vitro (FIV).
  • Ovodoação.
  • Embriodoação.
  • Método ROPA.
  • Congelamento de sêmen.
  • Diagnóstico genético pré-implantação (DGP).

Taxas de sucesso

O fato de uma clínica ter um alto índice de sucesso é um aspecto que gera muita confiança nos pacientes. Portanto, é outro fator que você pode considerar antes de tomar uma decisão.

Naturalmente, deve ficar claro que muitos fatores interferem no resultado da intervenção. Além de receber um tratamento de qualidade, as características individuais da mulher são determinantes para o sucesso do processo. Os profissionais são responsáveis por informar esses fatores antes de iniciar qualquer tratamento.

Cientista analisando exame para fertilização.

Condições da primeira consulta

Devido às dúvidas que existem nos pacientes em relação às clínicas de reprodução assistida, muitos centros oferecem uma primeira consulta gratuita. Sem dúvida, isso se torna um grande diferencial, pois permite uma melhor avaliação da clínica, d seu atendimento e de sua equipe profissional sem nenhum compromisso financeiro envolvido. No final, será mais fácil escolher a mais adequada.

Preço do tratamento

Saber com antecedência os preços dos tratamentos de reprodução assistida é essencial. Dependendo da clínica e do tipo de intervenção, podem ser bastante caros. Assim, todas as dúvidas que sobre os custos e os serviços incluídos devem ser sanadas. Às vezes, o custo fornecido não inclui testes adicionais, como testes de gravidez, exames de sangue ou estudo de sêmen.

Você sabia que também existe a possibilidade de financiar seu tratamento?

Obviamente, nem todos terão recursos para pagar instantaneamente por esses tratamentos. Se esse for o seu caso, não desanime. Informe-se sobre os centros que possuem sistema de financiamento. Claro, tente ler todas as condições relativas a taxas, juros, etc.

O que devemos lembrar?

Encontrar uma boa clínica de fertilidade é aproximar-se do sonho de ter um bebê. Portanto, vale a pena investigar em profundidade sobre seus serviços, seus reconhecimentos e sua equipe profissional. Isso, somado à incorporação das mais recentes tecnologias, ajudará a ter uma maior taxa de sucesso.

Pode interessar a você...
O que é a fertilidade?
Sou Mamãe
Leia em Sou Mamãe
O que é a fertilidade?

A fertilidade é um processo natural e complexo que também pode ser influenciado por um grande número de fatores. Descubra mais detalhes aqui!