Como fazer um relógio de sol caseiro
O passar das horas e do tempo são tópicos de difícil compreensão para as crianças, por isso vamos apresentar uma solução: um tutorial de como fazer um relógio de sol caseiro, um dispositivo simples e muito útil para explicar esse complexo assunto.
A tarefa é fácil e você só precisa de itens que já tem em casa, além da vontade de trabalhar e se divertir. Organize a tarefa e comece na hora marcada!
Passo a passo para fazer um relógio de sol caseiro
O relógio de sol é composto por duas peças: a base, onde são marcadas as horas, e o gnômon, que é o elemento usado para fazer a sombra. Se aprendermos a ler o que o sol nos indica, poderemos saber as horas sem ter que olhar no relógio. De acordo com a idade das crianças, escolha entre os modelos que apresentamos a seguir.
Relógio de sol na madeira
Essa atividade é indicada para crianças com mais de 10 anos, pois é necessário utilizar uma ferramenta pesada como o martelo, que, além disso, deve ser manuseada com segurança.
Materiais:
- 1 tábua de madeira.
- 1 prego comprido.
- Martelo.
- Lápis
- Régua.
- Relógio
Passo a passo:
- Encontre um local plano e ensolarado.
- Coloque a tábua no chão e posicione no centro o prego, que será o gnômon do relógio.
- No início da hora, faça uma marca na parte da madeira onde está visível a sombra do prego.
- Repita a cada hora até escurecer.
- Junte as marcas desenhando linhas em direção ao centro com um lápis e uma régua.
- Agora já está pronto seu relógio de sol caseiro!
Relógio de sol feito de papel
Se você tem filhos pequenos, eles vão adorar esse modelo simples de fazer. Todos os itens necessários são seguros e fáceis de obter.
Materiais:
- 1 prato descartável.
- Lápis.
- Cola.
- Modelo de um relógio.
Passo a passo:
- Procure online por um modelo de relógio redondo para baixar e imprimir.
- Cole o papel com o modelo impresso na parte de trás do prato.
- Marque o centro e cole o lápis na parte plana.
- Leve o prato para fora e coloque-o sobre uma superfície plana.
- Oriente o prato de forma que a sombra corresponda à hora do momento.
- A sombra do lápis (gnômon) irá se mover através das horas com o passar do tempo. Assim, as crianças poderão saber as horas, mesmo que esse relógio não tenha ponteiros.
Um relógio de sol no jardim
Uma forma muito divertida de fazer um relógio de sol é marcá-lo no chão ou no gramado do jardim. Para isso, você precisará de elementos que, com certeza, encontrará em casa.
Materiais:
- Um pedaço de pau ou madeira reta com cerca de 40 centímetros.
- Pedras pequenas.
Passo a passo:
- Encontre um lugar plano em seu jardim.
- Crave a vara de madeira no chão.
- Acorde as crianças às 7 da manhã e marque com uma pedra onde está a sombra do pedaço de pau na grama.
- Volte a cada hora e marque com uma das pedras. Repita o procedimento até o final do dia.
- Quando a noite cair, vocês já terão seu relógio de sol no gramado do jardim!
Por que fazer um relógio de sol caseiro?
Com essa atividade, você pode explicar vários tópicos da geografia. Alguns dos conceitos que as crianças podem aprender são os seguintes:
- O sol nasce no leste e se põe no oeste, e as sombras evoluem de acordo com esse movimento. Ao amanhecer, a sombra do gnômon é longa e se projeta para o oeste. Então encurtará e girará para o norte para indicar meio-dia. A partir de então, a sombra se volta para o leste e se alonga novamente. Isso é produzido pela rotação da Terra ao longo do dia, o que provoca o passar das horas e a mudança de posição das sombras.
- Há uma informação que não se pode saber com os relógios modernos e que apenas um relógio de sol poderá fornecer: saber em qual estação do ano estamos. Essa mudança é causada pelo movimento de translação da Terra. No inverno, os dias são mais curtos e as sombras mais longas. Por exemplo, o dia do solstício de verão é o dia das sombras mais curtas.
Assim como já explicamos as maneiras de fazer um medidor de vento e uma bússola, hoje apresentamos esse novo projeto para que você possa aproveitar com seus filhos. A ideia é aprender a fazer um relógio caseiro e também poder utilizá-lo para explicar alguns temas escolares com mais facilidade. Mãos à obra!
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.