Jogos divertidos para brincar no jardim de casa

11 Outubro, 2020
Vamos dar algumas ideias para aproveitar o jardim de casa em família com esses jogos divertidos.

Se você tem um jardim em casa e quer aproveitá-lo para brincar com seus filhos, preste atenção a este artigo, porque vamos explicar detalhadamente como fazer algumas atividades lúdicas do lado de fora da casa.

“O jogo nos mantém vivos e vitais. Ele nos dá um entusiasmo pela vida que é insubstituível. Sem ele, a vida não tem um bom sabor”.

-Lucia Capocchione-

Jogos divertidos para brincar no jardim de casa

A bomba

Para esse jogo, são necessários: uma bola e uma faixa ou pano que sirva para vendar os olhos. Os jogadores devem se sentar no chão formando um círculo, enquanto um deles fica no centro. Este deve cobrir os olhos com uma faixa, pano ou, se preferir, com as mãos.

O jogo inicia quando os outros jogadores começam a passar a bola de uma mão para a outra, o mais rapidamente possível, simulando que ela seja uma bomba. Então, o participante que estiver sentado no centro do círculo deve começar a contar até 30 e, ao mesmo tempo, dar as seguintes instruções em voz alta:

Jogos divertidos para brincar no jardim de casa

  • Quantas vezes quiser, ele deve dizer “meia-volta”, e os outros jogadores terão que passar a bola na direção oposta.
  • Quando chegar ao número 25na contagem, ele deve avisar os outros jogadores dizendo “a bomba vai explodir” e, quando chegar ao número 30, deve dizer “a bomba explodiu”.

Assim, quando a “bomba explodir”, a pessoa que estiver com a bola nesse momento será eliminada. Isso se repete até que sobre apenas um jogador.

Colher cega

Para esse jogo, você vai precisar apenas de uma colher de pau e uma faixa ou pano para cobrir os olhos. Assim como no jogo anterior, os participantes devem se sentar em círculo e um deles deve ficar no centro, cobrindo os olhos com uma faixa ou pano.

Além disso, esse mesmo jogador que está no centro também deve segurar uma colher de pau. Sua missão é tentar tocar com a colher qualquer participante que estiver sentado no círculo. Mas isso não é tão fácil quanto parece, já que os outros jogadores podem se esquivar da colher se movendo de um lado para o outro, porém sem sair do lugar.

Quando o jogador conseguir tocar em alguém com a colher, essa pessoa deve dizer em voz alta “cuco”. Assim, se o participante no centro conseguir adivinhar quem é a pessoa que ele tocou, os papéis serão trocados. Mas, se não conseguir, ele deve continuar o jogo até reconhecer um dos jogadores.

Jogos divertidos para brincar no jardim de casa

Giz escondido, um dos jogos mais divertidos para brincar no jardim de casa

Esse jogo para brincar ao ar livre consiste em esconder um giz para que os outros jogadores possam procurá-lo. Mas o procedimento não é tão simples assim. Em primeiro lugar, é preciso decidir qual é a parte do jardim que será utilizada como “zona de segurança”, onde os jogadores devem ficar até que um dos participantes esconda o giz.

Quando o objeto estiver devidamente escondido, os jogadores devem sair da “zona de segurança” e explorar o jardim tentando encontrá-lo. Se a tarefa se tornar muito complicada, a pessoa que o escondeu pode dar pistas sobre o local onde o giz está localizado.

Assim que um dos jogadores encontrá-lo, deve correr e usá-lo para marcar o maior número possível de participantes antes que eles se refugiem na “zona de segurança”. Os jogadores marcados serão eliminados, e a pessoa que encontrou o giz fica encarregada de escondê-lo novamente.

  • Allué, J. M. (1998). El gran libro de los juegos. Barcelona: Parramón Ediciones.