Astronomia para crianças: quebrando limites

Se você é uma pessoa que sempre procura novas atividades para seu filho descobrir o que ele realmente ama fazer, não pode deixar a astronomia de lado. Ajude seus filhos a ver tudo o que o universo tem a oferecer com as seguintes atividades de astronomia para crianças.
Astronomia para crianças: quebrando limites

Última atualização: 18 Maio, 2021

A ideia de que existe vida em outro planeta ou mesmo o simples fato de existirem outros mundos semelhantes ao nosso produz um interesse incomum pelas crianças. É por isso que a astronomia para crianças pode ser mais do que apenas um hobby: elas podem descobrir uma paixão que muitas pessoas mantêm durante a vida toda.

Quem nunca passou horas e horas olhando para o céu em uma noite estrelada? Todos nós, do mesmo modo, ficamos perplexos ao observar a imensidão e a beleza de uma lua cheia. E sem falar dos fenômenos ocasionais, como a passagem de um meteorito ou uma chuva de estrelas que mais de uma vez já nos fizeram ficar acordados até tarde, sentados no quintal.

Se os elementos do espaço sideral gera todas essas sensações nos adultos, imagine como isso é intrigante para as crianças. Muitas delas ainda não conhecem o sistema solar ou a Via Láctea. Elas apenas olham para cima e veem aquela vastidão que tantos mistérios tem a oferecer. E claro, qualquer pessoa ficaria fascinada com isso.

Como apresentar a astronomia para as crianças?

A astronomia, ciência que se dedica ao estudo dos corpos celestes do universo, é uma atividade que, inevitavelmente, nos obrigará a passar mais tempo ao ar livre e nos conectará com o mundo que habitamos, mas estranhamente apreciamos. Isso será bom para as crianças, que amam esses momentos, e para os pais, acostumados a passar horas fechados entre quatro paredes.

Para começar, podemos nos afastar das luzes da cidade para melhor apreciar as estrelas. Passar uma noite no campo será, sem dúvida, o ponto de partida para despertar a curiosidade do seu filho pela astronomia.

A seguir, você pode conferir alguns elementos que podem ser úteis:

  • Barraca de acampamento.
  • Provisões (principalmente água, alimentos e artigos de higiene).
  • Uma troca de roupa.
  • Um mapa das estrelas e constelações.
  • Lanterna.
  • Bússola.
  • Telescópio (não é essencial, mas ajuda bastante). Binóculos com ampliação superior a 5x também podem ser úteis.

Quando se trata de passeios, o planetário é o lugar perfeito para começar a entender o que é a astronomia. Se houver algum perto de você, não pense duas vezes antes de tirar uma tarde para explorá-lo com seu filho.

Por outro lado, você também pode contar com grandes aliados dos nossos tempos: a televisão e a internet. Você pode encontrar online muitas séries de astronautas, extraterrestres e vários tipos de conteúdo relacionado ao espaço sideral. O cinema e os videogames podem ser igualmente úteis.

Além disso, você também pode brincar com seu filho (ou deixá-lo brincar com os amigos) de ser um astronauta. Uma clássica brincadeira da infância que permite imaginar uma aventura longe da Terra.

Os jogos são uma ótima maneira de as crianças começarem na astronomia.

Atividades de astronomia para crianças

O ambiente escolar e as atividades pedagógicas para fazer em casa também não podem ser deixados de lado. Existe uma infinidade de atividades de todos os tipos. A seguir, vamos citar as formas mais populares de abordar a astronomia para crianças:

  • Artísticas: por meio do desenho ou da escultura, a criança pode começar a reconhecer planetas, estrelas e outros elementos relacionados à astronomia.
  • Modelagem: outra ótima ideia é construir uma nave espacial, que pode ser feita de papel, papelão ou madeira. Nesses casos, recomenda-se a assistência de um adulto. Os pequenos também podem fazer experiências com a criação de um relógio de sol, que ajudará a criança a entender os movimentos desse astro e os da Terra. Você só precisará de papelão, papel, tesoura e cola.

“As crianças não conhecem o sistema solar ou a Via Láctea. Elas apenas olham para cima e veem aquela vastidão que tantos mistérios tem a oferecer”.

Benefícios da astronomia para crianças

Em primeiro lugar, devemos enfatizar que, como diz o ditado, “o saber não ocupa lugar”. Também poderíamos acrescentar que a diversão também não. Portanto, não há razão para privar uma criança de um bom tempo de brincadeiras lúdicas e educativas.

A astronomia para crianças os levará a conhecer o mundo ao seu redor.

No que diz respeito especificamente à astronomia infantil, é notável que elas, em seu processo de descoberta do vasto planeta em que vivem, se interessem em saber tudo sobre tudo. Elas têm curiosidades sobre plantas, animais e todas as coisas.

Por outro lado, outro aspecto importante é gerar um pensamento crítico que permita entender a dimensão do papel do ser humano no planeta, a maneira como evoluímos junto com p meio ambiente e o imensurável tamanho da imensidão que nos rodeia.

Afinal de contas, uma coisa é certa: há um mundo infinito para conhecer e explorar, e as ferramentas, mais do que nunca, estão ao nosso alcance.

Pode interessar a você...
É hora de despertar a consciência ecológica!
Sou MamãeLeia em Sou Mamãe
É hora de despertar a consciência ecológica!

O que significa despertar a consciência ecológica nas crianças? Trata-se de transmitir desde cedo o respeito pela natureza ao seu redor!



  • Barros, S. G., Losada, C. M., Alonso, M. M., & Marcote, P. V. (1997). La Astronomía en textos escolares de educación primaria. Enseñanza de las ciencias: revista de investigación y experiencias didácticas, 225-232. https://www.raco.cat/index.php/Ensenanza/article/download/21493/93531
  • Galperin, D., Insaurralde, M., Kauderer, M., Luppi, P., Petrucci, D., Socolovsky, L., & Ure, J. E. (2011). Propuestas didácticas para la enseñanza de la Astronomía. En Ciencias Naturales. Líneas de acción didáctica y perspectivas epistemológicas. Buenos Aires (Argentina): Novedades Educativas. https://www.aacademica.org/diegogalperin/6
  • Pérez-Lisboa, S., Ríos-Binimelis, C. G., & Castillo Allaria, J. (2020). Realidad Aumentada y simuladores: astronomía para niños y niñas de cinco años. ALTERIDAD. Revista de Educación, 15(1), 25-35. http://scielo.senescyt.gob.ec/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1390-86422020000100025