5 recursos educacionais para ensinar geografia às crianças

Ensinar geografia com esses recursos dinamiza os conteúdos e melhora o processo de ensino-aprendizagem.
5 recursos educacionais para ensinar geografia às crianças

Última atualização: 23 Fevereiro, 2021

Os recursos educacionais para ensinar geografia às crianças têm como objetivo trazer dinamismo e qualidade ao ensino dessa importante disciplina. Para fazer sua escolha e utilizá-los corretamente, é importante levar em consideração a idade dos pequenos e o conteúdo a ser abordado. Assim, a seguir, vamos descrever alguns deles para que você entenda como eles podem ser incorporados ao processo de ensino-aprendizagem para que sejam aproveitados ao máximo.

Recursos educacionais para ensinar geografia

A geografia lida com cinco temas fundamentais:

  • Localização.
  • Lugares.
  • Movimentos.
  • Regiões.
  • Interação do ser humano com o meio ambiente.

Para desenvolver esses tópicos, você tem os seguintes recursos à sua disposição:

1. Impressos: tradicionais e muito eficazes

Nesse grupo de recursos impressos estão livros, mapas, jornais, revistas e globos terrestres. Entre eles, sem dúvida, o livro continua sendo o mais importante, tanto em formato físico quanto digital.

Os mapas são difíceis de usar com os pequenos que ainda não sabem ler, mas você pode usar as formas e as cores para introduzir um tópico de geografia. Fazer um artesanato, como, por exemplo, criar um mapa com borracha EVA colorida ou montar um quebra-cabeçasão tarefas adequadas para eles.

As crianças do Ensino Fundamental são capazes de ler informações básicas em um mapa ou globo terrestre e, dessa forma, já podem aprender a localização e os nomes dos lugares. No Ensino Médio, elas observam e podem interpretar questões relacionadas a aspectos mais complexos, tais como atividades econômicas ou a densidade populacional.

Os materiais de apoio, como revistas ou jornais, darão às crianças uma sensação de conexão entre a realidade e o que dizem as palavras escritas em livros e mapas.

2. Recursos educacionais visuais para ensinar geografia: imagens com conteúdo

Os conteúdos visuais têm ganhado muita relevância como resultado do avanço tecnológico dos últimos anos. Vídeos, canais educativos e filmes são ótimos recursos para ensinar geografia às crianças. O mundo do audiovisual é enorme, e as imagens nos permitem conhecer lugares distantes, culturas, cidades e diferentes fenômenos de uma forma muito dinâmica e divertida.

3. Interativos: interessantes e dinâmicos

Os recursos interativos são aqueles nos quais a criança intervém, relacionando-se diretamente com o tema, não apenas como mera espectadora. Para os pequenos, os jogos criativos, como, por exemplo, montar uma paisagem com massa de modelar colorida, são muito úteis para a compreensão de alguns conceitos geográficos básicos.

As crianças do Ensino Fundamental e do Ensino Médio ficarão encantadas se você propuser um jogo de viagens para descobrir outras culturas e lugares. Outra atividade divertida é fazer um jogo de perguntas e respostas de geografia que vocês podem até mesmo usar para brincar em família.

Uma nova forma de usar esses recursos são os jogos interativos utilizados através da internet, como, por exemplo, Mystery Skype, um projeto da Microsoft Education para conectar crianças de diferentes salas de aula ao redor do mundo.

4. Trabalho de campo: conectando o conhecimento com a realidade

Os passeios e as excursões ao ar livre, os passeios urbanos ou os acampamentos educativos são recursos educacionais de grande eficiência para ensinar geografia às crianças. Por meio deles, é possível consolidar os conhecimentos adquiridos em sala de aula, ensinar habilidades de observação e orientação in situ, ver os efeitos da atividade humana no meio ambiente e relacionar as representações dos mapas com os objetos vistos diretamente.

5. Recursos tecnológicos: infinitos e muito divertidos

A chegada das tecnologias da informação e comunicação (TICs) à sala de aula e às nossas vidas colocou à disposição dos professores e dos pais uma quantidade incrível de recursos educacionais para ensinar geografia às crianças.

Aplicativos, sites, blogs e programas no espaço virtual se posicionam como aliados relevantes para a educação, mas tudo vai depender de como eles serão administrados para que sejam usados com eficácia.

As crianças têm uma vantagem no mundo da tecnologia. Por isso, a solidez dos seus conhecimentos e os seus métodos de ensino são essenciais ao incorporar esses recursos. Nesse sentido, alguns dos aplicativos e programas que você pode aproveitar são os seguintes:

recursos educacionais para ensinar geografia para as crianças

Atualmente, o desafio é fazer um uso adequado dos recursos educacionais para ensinar geografia

A educação em geral enfrenta o desafio deste século: trazer conteúdos mais interessantes e atraentes do que aqueles que as crianças podem encontrar com um único clique no computador. Em relação à geografia, temos a grande vantagem de possuir uma variedade de recursos. O segredo é usá-los corretamente para não cair na armadilha de usar uma nova ferramenta e continuar a procurar os mesmos resultados.

 “Se você apenas memorizar todas as capitais dos Estados Unidos, estará simplesmente arranhando a superfície do que realmente se trata a geografia”.

-Audrey Mohan, ex-presidente do Conselho Nacional de Educação Geográfica dos Estados Unidos-

Ao incorporar os recursos educacionais, a ideia é facilitar o processo de ensino para o aluno e tornar os conteúdos mais cotidianos, relacionados à realidade e aplicáveis ​​em situações da vida.

Pode interessar a você...
O que é o método ABN para aprender matemática
Sou MamãeLeia em Sou Mamãe
O que é o método ABN para aprender matemática

O método ABN para aprender matemática ajuda as crianças a aprender a fazer cálculos desde bem cedo e a perder o medo dessa matéria.