Como as picadas de insetos afetam as crianças?
As crianças são alvos fáceis para insetos. Portanto, é importante que os pais saibam como prevenir picadas de insetos em crianças pequenas, pois isso poderá ser prejudicial à saúde do pequeno.
Geralmente, picadas de insetos podem ser prevenidas e tratadas através da resposta dos pais. A reação do corpo às picadas de insetos varia de acordo com o tipo de inseto e outros fatores. Mas a maioria resulta em dor, inchaço, vermelhidão e coceira.
Não importa que tipo de picada a criança levou, você deve se certificar de não esfregá-la. Fazer isso poderá espalhar o veneno e criar uma infecção secundária.
Como as picadas de insetos afetam as crianças?
Aqui está uma lista das picadas de insetos que ocorrem com mais frequência com as crianças:
Formigas
Se você suspeitar que seu filho foi mordido por formigas, recomendamos que aplique água morna e sabão na área afetada, além de usar algum creme de hidrocortisona, para ajudar a controlar a coceira e o inchaço.
Você também deve tentar evitar bolhas, o que poderia causar infecção e mais dor.
Abelhas
Se uma abelha picar seu filho, é provável que o pequeno fique com uma pequena marca preta – o ferrão – no local da picada. Com cuidado, você deverá tentar extraí-lo usando uma pinça.
Controle o inchaço aplicando gelo e elevando a parte do corpo lesionada. Para aliviar a dor e a coceira, você pode aplicar um anti-histamínico ou uma mistura de bicarbonato de sódio e loção de calamina.
Mosquitos
As picadas de mosquito tendem a ocorrer com mais frequência. Se a criança levar uma picada de mosquito, lave a área com água fria e sem sabão. Você também pode aplicar uma loção tópica contra coceiras.
Aranhas
A maioria das picadas de aranha é inofensiva, mas algumas podem causar bolhas e necrose da pele.
Outras, no entanto, podem causar sintomas como dor no peito, náusea, vômito e dor abdominal. Se a criança apresentar algum desses sintomas, é aconselhável solicitar tratamento médico imediato.
“A reação do corpo a picadas de insetos varia, dependendo do tipo de inseto e outros fatores. Mas a maioria resulta em dor, inchaço, vermelhidão e coceira”
Ácaro vermelho
Os sintomas da picada do ácaro vermelho geralmente começam de uma a três horas após a picada e incluem extrema coceira, que persiste por vários dias. Além disso, a área afetada fica vermelha e elevada, como se fosse uma bolha.
Um tratamento bem-sucedido inclui tomar um banho ou uma ducha fria, aplicar uma compressa fria e usar uma loção de calamina ou cremes de hidrocortisona para ajudar a controlar a coceira.
Como acalmar uma criança que sofreu picadas de insetos?
Estas são algumas das dicas que oferecemos para aliviar a dor causada por picadas de insetos em seu filho:
- Mantenha a calma para não assustar ainda mais a criança.
- Tranquilize a criança com palavras doces.
- Trate a picada de acordo com as instruções acima.
- Aplique gelo ou uma compressa fria para aliviar ainda mais a coceira e a dor.
- Reaplique o repelente de insetos.
- Distraia a criança da dor e da coceira com uma nova atividade que a deixe feliz.
Dicas para evitar que uma criança leve picadas de insetos
As sugestões a seguir podem ajudar você a impedir que uma criança leve picadas:
- Adquira um repelente de insetos seguro.
- Não use sabonetes, loções e outros produtos muito perfumados.
- Peça à criança que use mangas compridas e calças compridas quando possível.
- Certifique-se de evitar áreas arborizadas e gramadas.
- Se você tiver animais de estimação, use produtos para protegê-los das pulgas.
Quando devo entrar em contato com o médico?
No caso de a criança sofrer os sintomas abaixo, será necessário levá-la a uma consulta médica:
- Quando a dor ou a coceira pioram.
- Sinais de infecção, como vermelhidão, calor, inchaço ou perda de líquido da pele.
- Febre.
- Urticária.
- Náusea e vômito.
- Dificuldade para respirar.
- Sensação de opressão na garganta ou no peito.
A partir de agora, você já sabe como as picadas de insetos afetam as crianças e como reagir a elas. Como você pôde observar, geralmente não é preciso se preocupar, pois é algo muito comum. Lembre-se de que a reação da criança depende do tipo de inseto e dos fatores mencionados acima.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Stefani, G. P., Pastorino, A. C., Castro, A. P. B. M., Fomin, A. B. F., & Jacob, C. M. A. (2009). Repelentes de insetos: recomendações para uso em crianças. Revista Paulista de Pediatria. https://doi.org/10.1590/S0103-05822009000100013