6 dicas para o primeiro banho do bebê

19 de março de 2018
Para as mães de primeira viagem, o primeiro banho do bebê gera certo nervosismo, pois a maioria não sabe como deve segurar o pequeno e quais precauções tomar. Não se preocupe! Há muitos conselhos que podem ajudar você a viver essa bela experiência.

É normal que todas as mães de primeira viagem tenham dúvidas e muitas perguntas em relação ao primeiro banho do bebê.

As questões mais frequentes são relacionadas a como segurar o bebê para que não escorregue e caia na banheira, em qual momento dar banho e qual deve ser a temperatura da água.

Apesar do nervosismo e do medo, passar por essa experiência é inesquecível, pois dar banho no bebê é uma grande oportunidade de transmitir amor e segurança. Por isso, vale a pena ficar atenta: Quais são os cuidados que se deve ter? Qual é a forma correta de segurar o bebê?

1.- Em que momento é recomendável dar o primeiro banho do bebê?

Os especialistas recomendam dar o primeiro banho entre 7 e 15 dias após o nascimento. Nesse intervalo, o cordão umbilical já caiu e, portanto, as possíveis infecções podem ser evitadas. Além disso, a duração do banho não deve ser longa: não deve passar de 5 minutos.

2.- Qual é a temperatura ideal da água para o banho do bebê?

A temperatura ideal deve estar os 36º e 37º C. Para controlar a temperatura, a mãe deve tocar na água com o cotovelo ou o antebraço, já que as mãos estão mais acostumadas à mudança de temperatura.

Também é importante saber que a quantidade de água deve ser de aproximadamente 10 centímetros. Assim, o bebê estará apoiado na banheira e poderá realizar movimentos sem correr riscos.

3.- O que precisamos ter para o primeiro banho do bebê?

Para o primeiro banho do bebê, é essencial que a mãe esteja com tudo preparado. Dessa maneira, ela vai se sentir mais segura.

Entre as coisas que você precisa ter estão: uma banheira adequada, uma área para trocar o bebê, sabão neutro, xampu para bebês, óleo hipoalergênico, vaselina, algodão para os olhos, cotonetes de algodão para os ouvidos e o nariz, álcool, um pente, toalhas de algodão e fraldas.

o primeiro banho do bebê

6 dicas para o primeiro banho do bebê

Os bebês podem se familiarizar com a água desde o primeiro dia em que você dá banho, pois a água lhes faz lembrar do lugar em que passaram 9 meses: o interior do útero. Por isso, tenha em mente o seguinte no momento do primeiro banho:

  1. Tire a roupa do bebê e o cubra com uma toalha.
  2. Coloque-o pouco a pouco na água para que não se assuste. Você deve usar uma das suas mãos para segurar a cabeça e o pescoço.
  3. Utilize pouco sabão para lavar o corpo do bebê. Você pode começar pelo peito, os braços, as mãos e, depois, as pernas e os pés. Em seguida, vire-o cuidadosamente para lavar as costas e o bumbum.
  4. Depois de lavar o corpo, você deve lavar a cabeça do bebê.
  5. Limpe os olhos com algodão umedecido com água limpa, ou seja, não na mesma água do banho. Você deve limpar fazendo um movimento de dentro para fora.
  6. Depois de ter dado banho, tire o bebê da água e o cubra com uma toalha limpa.

Por fim, você também deve limpar o nariz e os ouvidos – por fora, nunca por dentro – com um cotonete de algodão. Agora, o bebê já está pronto para ser vestido.

“Os especialistas recomendam dar o primeiro banho entre 7 e 15 dias após o nascimento.”

Outras recomendações

Estes são outros conselhos que você pode considerar para depois do banho:

  • Durante o banho, você não deve deixar o bebê sozinho. Nos primeiros meses, você não deve passar talcos nem colônias no bebê, pois podem dar alergia.
  • Coloque a banheira em uma altura adequada para você. Além disso, a banheira deve ser lavada antes e depois do banho.
  • Lembre-se sempre de sorrir e conversar com o bebê enquanto você dá banho.
  • Se o bebê começar a chorar no primeiro banho, não se desanime. Com seu carinho e as condições ambientais adequadas, ele vai se acostumar e começar a se divertir nesse momento de prazer.
o primeiro banho do bebê

Para concluir, o primeiro banho do bebê é um dos momentos mais prazerosos e bonitos que uma mãe pode viver. Por fim, se você é uma mãe de primeira viagem e sente medo de dar banho no seu bebê, tente não se preocupar demais. Com esses conselhos, você verá que tudo vai dar certo.

Se você escolher o momento adequado, seu bebê vai relaxar e começar a curtir esse momento. Por isso, você deve transmitir tranquilidade e alegria. Se você estiver muito nervosa, pode pedir ajuda para um parente ou amigo.