Como reconhecer as contrações do parto
Como reconhecer as contrações do parto? Muitas mães de primeira viagem temem não saber reconhecer as contrações que indicam que já é o momento de dar à luz. Muitas delas, por medo ou inexperiência, passam o último mês de gravidez com essa incerteza.
Também é preciso somar a isso o fato de que muitas mães são “preparadas” para a chegada do bebê através das contrações premonitórias, que confundem ainda mais a mãe e a deixa em estado de alerta a todo momento.
Aqui vamos esclarecer as diferenças entre as contrações do parto das outras.
Sinais de que o seu corpo está se preparando para o parto:
O período prodrômico é a última fase da gravidez antes do parto. Essa é a fase em que o corpo está se preparando para a expulsão do feto. É muito importante reconhecê-la pois indica o começo do parto. Isso, sim, pode durar vários dias em mães de primeira viagem. Essa fase de preparação se manifesta da seguinte forma:
Expulsão do tampão mucoso
O tampão mucoso é uma barreira responsável por proteger o nosso útero de infecções. Para reconhecê-las, explicaremos como pode se apresentar:
- Fluxo vaginal intenso durante vários dias. É parecido com uma clara de ovo.
- Fluxo amarelado intenso ou gelatinoso.
- Fluxo manchado de sangue; pode ser marrom, vermelho, rosa etc.
- Um coágulo gelatinoso que pode conter vestígios de sangue.
Essa expulsão pode ser produzida inclusive 10 dias antes do parto, mas sem dúvida alguma nos indica que a data está próxima.
Rompimento da bolsa
O líquido amniótico em que o bebê estava flutuando dentro do saco amniótico durante a gravidez se rompeu. O que sentiremos, simplesmente, é que urinamos em nós mesmas. Pode ser que saia muita água de uma vez ou que simplesmente a expulsemos pouco a pouco.
Contrações
Começaremos a sentir contrações que não precisam ser regulares nem muito dolorosas. Com o passar do dia, elas se tornam mais intensas. As características das contrações do parto são as seguintes:
- Podem ser arrítmicas a princípio, mas cada vez se tornam mais frequentes e ritmadas.
- Ocorrem a cada 5 minutos e duram em torno de 50 segundos.
- A dor aumenta de forma constante.
- A dor não desaparece mesmo que você mude de posição.
Dilatação
A dilatação do colo uterino terá alcançado 3 ou 4 centímetros. Esse sinal, diferentemente dos anteriores, não pode ser comprovado por nós mesmas e para isso é preciso a ajuda de um médico.
Contrações de um parto falso?
É muito comum começar a sentir contrações e pensar que o bebê pode nascer dentro de alguns minutos. Somos novas nisso e simplesmente não sabemos o que vai acontecer. Para que você não se engane, contaremos quais são as principais características das contrações de um parto falso.
Características das contrações de um parto falso:
- São arrítmicas.
- Não aumentam de duração nem intensidade.
- Geralmente desaparecem e reaparecem com grandes espaços de tempo.
- A leve dor que provocam geralmente se localiza na parte baixa do abdômen.
Mas, como as contrações do parto são sentidas?
É muito difícil explicar o que é que se sente quando se tem uma contração, já que muitos fatores influenciam como a posição do bebê, o corpo da mãe, em qual momento a contração foi produzida (já que variam do início ao fim) etc.
Em primeiro lugar, quando elas começarem você vai perceber a sua barriga mais dura progressivamente até chegar a determinado ponto, depois voltará ao seu estado normal e outra vez se repetirá o processo. Se você não notar o endurecimento da sua barriga, talvez note que as paredes do útero ficam tensas e que torna mais difícil de notar o movimento do bebê.
As primeiras contrações não durarão mais do que 30 segundos e pode haver um espaço de vários minutos entre uma e outra
Dependendo da posição do bebê, cada mãe sentirá a dor das contrações de uma maneira diferente. Explicaremos os diferentes tipos de contrações que você pode sentir:
1. Cólica intensa
Se você sente dores menstruais, vai saber ao que nos referimos. Dessa vez serão cólicas mais fortes do que você está acostumada. Algumas mães confirmam que é como uma cólica menstrual acompanhada da sensação de cãibra e dor de estômago.
2. Dor nos quadris ou nas costas
Esse tipo de contração geralmente é sentida pelas mães que têm os bebês apoiados nas suas costas; ou seja, mãe e bebê estão costas contra costas. Elas são definidas como se estivessem esticando seus quadris a partir das costas. Pode ficar tranquila, seus quadris não vão desencaixar, é apenas uma sensação.
3. Dor tolerável
Sim, é uma dor tolerável. Algumas mães têm tanto medo da dor do parto que quando esse momento chega só conseguem esperar que a dor aumente e aumente. No entanto, depois do fim de todo o processo normalmente sentem que não era para tanto e descrevem como uma dor tolerável.
Esperamos ter ajudado a reconhecer as contrações do parto. Se você tiver alguma dúvida quando chegar o momento, deve consultar o seu médico para poder tirar suas dúvidas e saber exatamente o que está acontecendo.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Brown, H. Trabajo de parto. Manual MSD- Versión para público general. [En línea].
- ¿Cuáles son las etapas del trabajo de parto?– NIH Eunice Kennedy Shriver National Institute of Child Health and Human Development.