Como vencer o medo do parto: conselhos práticos

· 29 de março de 2019
Ansiedade e dúvidas sobre o parto são denominadores comuns entre muitas mães antes de dar à luz. Por isso, a seguir, vamos oferecer algumas técnicas para vencer o medo do parto e fortalecer a sua confiança.

Uma das lutas emocionais que muitas mães, sejam de primeira viagem ou não, enfrentam antes de dar à luz é como vencer o medo do parto. Esse medo se deve, em grande parte, ao fato de que o trabalho de parto sempre foi classificado como uma experiência difícil, dolorosa e arriscada para a vida do bebê e da mãe.

No entanto, essa ideia está distante da realidade. O parto é um processo absolutamente controlado e não representa riscos especiais para mães que tiveram uma gravidez regular.

Para afastar seus medos, a seguir, vamos te dizer como combater suas dúvidas respondendo às perguntas mais frequentes. Além disso, te mostraremos alguns exercícios práticos de relaxamento que eliminarão por completo qualquer tipo de ansiedade.

Como vencer o medo do parto: recomendações

Para vencer o medo do parto, é essencial contar com informações adequadas sobre o processo de dar à luz. A desinformação pode acabar nos confundindo, assim como o pode fazer o contato com crenças equivocadas.

Por isso, nas consultas regulares com seu ginecologista, é muito importante que você formule todas as dúvidas que vierem à sua mente em relação ao parto.

Você tem que saber que o processo de dar à luz está absolutamente assegurado por parte dos especialistas da saúde em todos os hospitais e todas as clínicas do mundo. Todos esses locais contam com a tecnologia necessária para a assistência da mãe e do bebê.

Com o objetivo de ajudar você a eliminar suas dúvidas, que são a principal causa do medo em relação ao parto, vamos falar sobre alguns dos questionamentos mais frequentes de todas as mães.

Respondendo às dúvidas mais frequentes

Sobre a epidural

Na verdade, a anestesia epidural é bastante benéfica na hora do parto, pois alivia as dores em 20 minutos. Além disso, diminui consideravelmente os níveis de ansiedade na mãe. Portanto, você deve encará-la como uma grande aliada durante o processo de parto.

vencer o medo do parto

Em relação à sua aplicação, esse tipo de anestesia é uma das mais utilizadas para quase todos os procedimentos médicos. Por essa razão, sua efetividade e técnica estão mais do que garantidas.

Sobre a episiotomia

A episiotomia é uma incisão realizada na região do períneo, entre a parte posterior da vagina até o ânus, com o objetivo de evitar lacerações dos tecidos na região genital da mãe. Além disso, permite que o bebê possa sair mais facilmente.

Sim, sabemos que não soa muito bem, mas não se sente nada quando esse procedimento é realizado, pois a epidural terá sido previamente aplicada ou, em sua ausência, uma anestesia local.

Sobre as respirações

Como você deve ter aprendido nos cursos de preparação para o parto, as respirações são fundamentais para que você esteja relaxada, possa empurrar melhor e para que o bebê se mantenha oxigenado.

No entanto, se você estiver com medo e ansiosa, se você não se lembrar bem dos exercícios ou se, simplesmente, nunca tiver frequentado nenhum curso, não se preocupe. Juntamente com a equipe médica, você sempre poderá contar com uma assistente ou parteira que vai te orientar durante todo o processo.

“Para vencer o medo do parto, é essencial contar com informações adequadas sobre o processo de dar à luz. A desinformação pode acabar nos confundindo”.

Exercícios para que você saiba como vencer o medo do parto

As recomendações para relaxar e vencer o medo do parto são super simples: você verá que continuará praticando muitas delas mesmo depois do parto.

Yoga para grávidas

Você pode frequentar aulas de yoga para grávidas. Nelas, você aprenderá técnicas de relaxamento e meditação, enquanto tonifica cuidadosamente os músculos que estarão envolvidos na hora do trabalho de parto.

Descanse e se distraia quando precisar

Descanse sempre que seu corpo pedir ou sempre que se sentir estressada. Quando você dorme o suficiente, é mais fácil para o corpo recuperar o equilíbrio.

Da mesma forma, busque maneiras de se distrair quando você se sentir nervosa. Aproveite um bom filme, leia seu livro favorito e acompanhe essas atividades com um chá ou a bebida da qual mais gostar.

vencer o medo do parto

Massagens

Uma massagem relaxante especial para grávidas também pode ajudar você a recuperar a calma.

Se você não puder arcar com os gastos de um spa ou um massagista profissional, pode pedir para seu companheiro ou algum membro da sua família fazer uma massagem leve com algum óleo essencial nas suas pernas, nos seus braços e na parte superior dos seus ombros.

Como recomendação final, sempre tente se inscrever em cursos de preparação para grávidas. Além de aprender tudo o que é necessário para o parto, você poderá interagir com outras mães e ter contato com outras experiências. Assim, você ficará mais tranquila.