Congestão nasal em crianças
A congestão nasal em crianças é algo muito comum, já que as crianças são as mais indefesas em situações de gripe ou resfriados. Um nariz entupido é um sintoma de uma infecção viral muito comum, como nasofaringite ou resfriado. Se o problema persistir, pode ser devido a uma alergia.
Durante um resfriado devido a uma infecção viral, a obstrução nasal geralmente começa com o congestionamento, seguido pelo aparecimento de secreções líquidas claras que podem engrossar a partir de então.
Quanto mais forte for a infecção, mais essas secreções podem se tornar amareladas; às vezes, até mesmo esverdeadas. Sua cor não indica a gravidade da infecção. Caso as secreções do pequeno sejam mais espessas, recomenda-se consultar um médico.
Quais são as causas da congestão nasal em crianças?
O entupimento do nariz é comum em crianças, especialmente porque elas ainda não sabem como limpar as secreções nasais ao assoar sozinhas. Geralmente leve, a obstrução pode ser uma preocupação se persistir por vários dias. Pode ser causada por:
1.- Má higiene nasal
A má higiene nasal é frequentemente a causa da obstrução. As crianças respiram exclusivamente pelo nariz, portanto uma lavagem cuidadosa é essencial para eliminar todas as impurezas que não podem ser liberadas sozinhas.
Essa ação diária ajuda a reduzir o risco de doenças infecciosas, como os resfriados e a rinite alérgica. Também limita a exposição das crianças pequenas a ameaças de superinfecção.
2.- Infecção viral
Os resfriados são comuns nas crianças. Embora não sejam perigosos, causam uma obstrução nasal que provoca um desconforto respiratório significativo.
3.- Uma patologia malformativa
Existem patologias que podem causar a obstrução do canal nasal. Pode ser unilateral (o recém-nascido só pode respirar do lado que não está bloqueado) ou bilateral (a obstrução é completa).
“As crianças são as mais indefesas em situações de gripe ou resfriados”
Quais são os sintomas da congestão nasal em crianças?
Quando persiste, a obstrução nasal é motivo de preocupação para os pais. É uma causa de consulta frequente com o pediatra, médico ou otorrinolaringologista, a fim de garantir a boa saúde da criança.
A anatomia singular da laringe infantil a torna particularmente sensível ao desconforto respiratório, por isso se deve ficar muito atento. Os seguintes sinais são sintomáticos de uma obstrução nasal que requer consulta médica:
- Dificuldades para comer.
- Perda de peso.
- Menor qualidade de sono.
- Respiração que causa o ronco.
- Sequidão oral.
- Choro mais frequente.
Conselhos práticos para combater a congestão nasal
Colocamos à sua disposição as seguintes dicas que irão te ajudar a combater a congestão nasal em crianças:
Umidificar o ambiente
O ar seco pode agravar o congestionamento. A maneira mais fácil de umedecer o ambiente é usar um vaporizador ou umidificador. Ambos os aparelhos são projetados para adicionar umidade ao ar.
Os aerossóis fervem a água para liberar vapor, enquanto os umidificadores produzem vapor frio.
Umidificar o nariz com soluções salinas
As soluções salinas são a opção número um para aliviar naturalmente a congestão nasal e ajudar o fluxo das secreções. São encontradas na forma de aerossóis, gotas, sprays ou ampolas de dose única.
Prevenir a desidratação
Uma boa hidratação evita as secreções e facilita sua expulsão. Você deve dar ao seu filho muita água e outros líquidos, como sucos, leite ou sopas durante todo o dia para mantê-lo bem hidratado.
Elevar a cabeça da criança enquanto dorme
Por fim, sugerimos que você eleve a cabeça da criança de modo que ela fique mais alta que todo o seu corpo. Isso pode fazê-la respirar mais facilmente quando dormir com congestão nasal.
Para bebês e crianças, você pode colocar uma pequena toalha embaixo da cabeça. A cama da criança também pode ser inclinada de modo que sua cabeça permaneça alta para facilitar a respiração. Ao dormir, a congestão nasal se intensifica e a respiração se torna mais difícil.
Em suma, a congestão nasal em crianças geralmente é um incômodo. No entanto, às vezes pode causar outras dificuldades na audição e no desenvolvimento da fala. Recomendamos que você siga os conselhos acima para tentar cortar completamente o resfriado da criança e evitar futuras complicações.