Umidificador de ar o que é e por que é importante para o seu bebê?

· 13 de novembro de 2017

O umidificador de ar está entre os produtos que devemos comprar para o nosso bebê? Geralmente, a primeira coisa que pensamos ao ter um bebê é quais são os produtos realmente úteis para que ele cresça em um ambiente saudável. Hoje em dia há tantos aparelhos e objetos projetados para bebês disponíveis no mercado que é quase impossível conhecer todos e muitos desses objetos acabam passando batido por desconhecimento sobre o assunto.
Encontrar a melhor maneira de cuidar dos filhos é certamente uma questão que preocupa os pais.

O umidificador de ar é um dos aparelhos que traz o maior número de dúvidas e mitos devido a falta de informação. Muitos pais se perguntam se é aconselhável para o bebê ou não, e se realmente traz benefícios.

Será que é outro truque do mundo da publicidade ou vale mesmo a pena comprar? Vamos ver a seguir.

O que é o umidificador de ar?

O umidificador de ar é um aparelho que mantém níveis ideais de umidade no ar. O principal benefício é que ele limpa e renova o ar dos ambientes e permite o seu controle para que o equilíbrio adequado seja mantido. Assim é possível evitar que o ambiente fique seco ou úmido demais, fatores associados a vários problemas de saúde.

O umidificador de ar funciona de maneira bastante simples. Ele contém um tanque de água que, através do processo de evaporação, aumenta a umidade do ar com o vapor liberado. Este aparelho é ideal para criar um ambiente saudável para o bebê durante os primeiros meses de vida.

Quais os benefícios que os umidificadores podem trazer para o bebê? Pode-se dizer que a sua mágica é garantir um clima ideal.

A escolha do modelo

Na hora de escolher qual modelo é mais adequado para a sua casa e as suas necessidades se deve levar em consideração que existem vários tipos de umidificadores que variam dependendo do sistema que usam:

  • Vapor quente (também conhecidos como vaporizadores). Aquece a água do tanque até atingir uma certa temperatura para liberar vapor. Por seu modo de funcionamento, também aumenta a temperatura do ambiente.
  • Vapor frio. É um modelo mais avançado. Também libera vapor, mas em vez de aquecer a água, utiliza um processo mais sofisticado com tecnologia ultrassônica.
  • Ionizador. É o modelo mais moderno e caro do mercado. Esse modelo age contra os germes suspensos no ambiente, melhorando assim a qualidade do ar.

Perguntas frequentes: importância e utilidade

Nos estágios iniciais da vida, a criança ainda não desenvolveu todas as suas defesas. Por isso, é importante prestar atenção aos ambientes em que ela vive.

Cada momento do ano tem diferentes características que podem afetar as condições do espaço onde as crianças se encontram. Existem muitas variáveis ​​a serem consideradas como, por exemplo, a temperatura, a umidade…

Durante o inverno, é importante regular a umidade pois o ar tende a ser mais seco, podendo favorecer algumas infecções respiratórias, além de ressecar a pele.

Alguns desses problemas incluem nariz seco, rinite, congestão nasal, etc… que influenciam no bem-estar do bebê e na sua hora de descanso, assim como o de seus pais. Nesse caso, o umidificador é essencial para manter um equilíbrio ideal no ambiente da casa.

Criança olhando pela janela

Um ponto importante: o nível de umidade recomendado

A questão é qual deve ser o nível de umidade ideal e como alcançá-lo. Do ponto de vista médico, recomenda-se que a umidade do ambiente da casa, especialmente onde a criança se encontra, seja mantida entre 30% e 40%. Para isso, é preciso lembrar que tanto o excesso de umidade quanto a falta dela é prejudicial à respiração normal do bebê.

Mas como saber se o nível de umidade está ideal para o ambiente? A melhor maneira de fazer isso é por meio de um higrômetro. Existem no mercado alguns modelos de umidificadores de ar que já vem com um higrômetro integrado, então você pode levar esse detalhe em consideração na hora de escolher o seu.

Se o ambiente não for ideal, é recomendável ficar atento aos sintomas que o bebê pode apresentar como:

  • Pele e mucosas secas
  • Piora na intensidade de catarros e / ou infecções respiratórias
  • Lábios rachados
  • Olhos avermelhados

Dicas para escolher e utilizar um umidificador de ar

Antes de comprar

  • Compare a capacidade do tanque de água, sua autonomia e seu sistema de funcionamento. Os modelos de vapor quente são mais econômicos, porém apresentam a desvantagem de poder oferecer um perigo para as crianças se as devidas precauções não forem tomadas.
  • Considere se tem um higrômetro integrado.

Utilização

  • Manter fora do alcance das crianças.
  • Limpe cuidadosamente após o uso.

Na casa

  • Verifique os níveis de umidade.
  • Ventile sempre o ambiente para renovar o ar.

As crianças devem crescer em um ambiente seguro e saudável. Essa é uma questão que tira o sono dos pais pois são muitos detalhes que devem ser levados em consideração. A melhor maneira de se certificar que o  desenvolvimento da criança seja completo é com o conhecimento de cada estágio de sua vida.