Conselhos para dormir bem durante a gravidez

15 de novembro de 2017

Uma das coisas mais complicadas durante a gravidez é conseguir conciliar o sono. Dormir bem nessa fase é praticamente um desafio, por isso as vezes nos mexemos tanto durante a noite em busca de uma posição mais confortável.

É normal que os sintomas da gravidez também impeçam um bom sono. Levantar-se constantemente devido a enjoos, ansiedade, insônia ou calor pode transformar a busca pelo descanso num grande desafio diário. Por isso queremos dar alguns conselhos para ajudar você a dormir bem durante a gestação.

Conselhos para dormir bem durante a gravidez

  • Os especialistas recomendam dormir sobre o lado esquerdo. Essa posição contribui para que o sangue e os nutrientes cheguem ao útero. Além disso, os rins conseguem eliminar os excrementos e fluidos mais facilmente.
  • Tenha cuidado com o que come e bebe. É necessário reduzir o consumo de café, chocolates, refrigerantes e chás, principalmente durante a tarde e a noite. Dessa maneira você não irá tantas vezes ao banheiro durante a madrugada.
  • Evite comidas muito pesadas e apimentadas. É importante evitá-las principalmente antes de se deitar, pois podem causar indigestão ou acidez.
  • Tente cochilar algumas vezes durante o dia. Tente cochilar por, pelo menos, menos 30 minutos. Essa prática melhora a memória, além de reduzir o cansaço.
  • Não faça exercícios à tarde nem à noite. Pratique exercícios pela manhã para que o seu corpo tenha tempo de relaxar. O exercício pode te deixar muito cansada e fazer você perder o sono profundo.
Como dormir melhor

  • Pratique algumas técnicas de relaxamento que possam ajudar com suas preocupações. Aprenda sobre meditação e yoga, já que são atividades que também ajudam a relaxar sua mente.
  • Crie uma rotina para dormir bem à noite. Pode ser tomar um banho, escutar uma música ou ler um livro antes de dormir. Isso fará com que você crie um hábito e o seu corpo vai reagir a ele.
  • Mantenha no seu quarto um ambiente aconchegante e fresco. Bloqueie o excesso de luz e barulho que possam impedir um bom sono.
  • Reserve a sua cama exclusivamente para dormir. Muitas vezes escrevemos ou assistimos televisão enquanto estamos deitadas. É importante que a nossa cama seja apenas um lugar para dormir e que o nosso corpo se acostume com isso.
  • Se você não consegue dormir, tente relaxar com música. É possível escutar músicas que ajudem a relaxar.

Posturas para dormir bem durante a gravidez

Existem algumas posições que nos ajudam a ficar mais confortável e a dormir muito melhor. A seguir apresentamos algumas delas:

  1. Durma de lado com um travesseiro entre as pernas. Essa é uma posição muito recomendada para dormir bem. Com ela você mantém a coluna reta e evita colocar o peso de uma perna em cima da outra. Se você usar travesseiros grandes melhor ainda, dessa forma você poderá apoiar a barriga também.dormir bem
  2. Coloque suas pernas sobre algumas almofadas. Durante a gravidez podemos sofrer cãibras e dores nas pernas. Se isso acontecer, você pode colocar uma almofada debaixo dos seus pés, Isso vai para a circulação do sangue e vai prevenir o aparecimento de varizes, formigamento e cãibras
  3. Se você sofre de problemas estomacais, pode tentar dormir numa posição semi-sentada. Essa é uma das posições mais recomendadas em caso de refluxos ou problemas de estômago. É preciso ficar muito atenta com o que você come antes de dormir para tentar prevenir esse problema.
  4. O colchão que você utiliza para dormir também influencia. Segundo o obstetra Agustín Conde-Agudelo, é importante ter um colchão que não prejudique a nossa coluna vertebral. O especialista também afirma que “um colchão muito duro, como o chão ou uma tábua, é tão prejudicial quanto um colchão excessivamente macio, no qual a coluna não tem um bom apoio. Um bom colchão deve proporcionar apoio à coluna inteira”.

“Um bebê é algo que você carrega dentro de você durante noves meses, no colo por três anos e no seu coração até o dia em que você morrer”

-Mary Mason-

Esses conselhos serão muito úteis se você tiver problemas para conciliar o sono durante a gravidez. Você deve ficar muito atenta a não forçar o sono em posições que podem prejudicar você e o bebê e consultar o seu médico sempre que desconhecer alguma informação.