Crianças vs verduras: como ganhar a batalha?

Sejamos honestas: quando pequenas nós também tínhamos problemas com alguns alimentos em particular, sobretudo com as temidas, odiadas e menos apreciadas verduras.

Agora que somos adultas, maduras e mães ainda temos o mesmo problema em casa, só que com nossos filhos. Ainda que você não acredite, existem simples estratégias para conseguir que seu filho coma esses importantes alimentos com mais facilidade.

As verduras não são nada mais que hortaliças que aportam uma grande quantidade de nutrientes que vão desde as vitaminas  A e a C até minerais e fibras. Além disso, proporcionam antioxidantes e importantes componentes para todo projeto de alimentação.

Nós nos perguntamos: o que é que eles não gostam? O cheiro? A textura? O problema será apenas o sabor? Talvez nunca achemos uma resposta, porém, podemos encontrar uma forma para que os pequenos comam verduras.

Está comprovado cientificamente que as verduras são uma maravilha, um presente da natureza. Entretanto, nossos filhos definitivamente não enxergam dessa forma.

Quando comer se transforma numa guerra

as verduras

A mesa está servida, você dedicou tempo para preparar uma deliciosa refeição. Combinou uma proteína, algum carboidrato e uma deliciosa salada. Ah, não! Alarmes disparados, problema à vista.

Seu filho detesta as verduras e você só quer que ele coma um pouco. Começa a guerra e no fim um dos dois ganhará essa batalha.

Birras e repreensões vão e vem. O fato de servir verduras ao seu filho se transforma em um momento hostil. Para seu filho, a hora do almoço se torna a pior parte do dia.

A verdade é que não tem por que ser assim para nenhuma das partes. Comer não só deve ser um ato de mera sobrevivência: uma refeição também deve ser uma experiência prazerosa e cheia de gratidão.

Quando se apresenta o cenário “crianças x verduras”, a única forma de ganhar essa batalha, estando no lado do bem-estar e crescimento de seu filho, é com paciência e criatividade, elementos super importantes nesse processo.

Truques para que as crianças comam verduras

as verduras

A seguir, apresentamos um conjunto de truques para que seus filhos comam esses importantes alimentos:

  • Comece dando o exemplo. Comer verduras não é algo somente para as crianças, é um hábito que deve ser seguido por todos os membros da família.
  • A apresentação é importante. Se você vai servir algumas verduras sem acompanhamentos ou molhos, deve distribuí-las em um prato de forma atrativa, chamativa. “Desenhe” algumas figuras no prato. Aproveite as cores das verduras para isso.
  • Não ofereça tudo de uma vez. Durante o processo de se habituar com as verduras, é possível que as crianças não comam toda a porção de uma vez. Não obrigue ele ou ela a comer, dê tempo ao tempo.
  • Cozinhe com as crianças. Permita que cozinhem com você e inclua as verduras nos outros ingredientes que vai utilizar na preparação do menu. Uma pizza mais saudável pode ser uma excelente opção.
  • Não use a sobremesa como prêmio. Se na hora do almoço você fala para seu filho que ele vai comer sobremesa só se comer todas as verduras, você estará cometendo um grave erro. Seu filho verá as verduras como uma obrigação ou um castigo.
  • Explique o bem que as verduras fazem ao organismo. Você pode enumerar todas as qualidades das verduras para seu filho. comece pelas vantagens que ele teria ao comê-las para seu desenvolvimento físico e intelectual. Se você falar para ele que deve comê-las simplesmente “porque sim”, uma grande rejeição será criada.

A criatividade é essencial

Com certeza sua mãe deve ter contado que sua atitude com as verduras era igual ou pior que de seus filhos. Hoje em dia isso mudou e você come as verduras somente com um pouco de sal e azeite.

Com as crianças é difícil que isso aconteça, a criatividade será sua melhor aliada para transformar qualquer alimento em um prato delicioso.

Combinar os alimentos é uma técnica que em algum momento devemos usar. A ideia não é “disfarçar” ou enganar as crianças para que comam. Contudo, podemos fazer com que as verduras sejam mais agradáveis ao inexperiente paladar do seu pequeno.

Espinafres ou acelga com algum tipo de queijo pode ser o recheio perfeito de uma torta ou pastel. Transforme sua cozinha em seu próprio laboratório. Invente texturas e sabores e seu filho irá te agradecer algum dia.

Recomendados para você