7 dicas para lidar com a gravidez durante o verão com sucesso
Passar o último trimestre da gravidez durante o verão, justamente quando o peso do bebê aumenta, é um desafio. Por isso, você encontrará aqui algumas dicas para lidar com a gravidez durante o verão com energia e vitalidade.
A exposição ao sol, as picadas de insetos e a desidratação são fatores que tornam a gravidez insuportável. Enquanto isso, o calor produz um aumento do fluxo sanguíneo e, por consequência, da temperatura corporal da gestante. Uma combinação difícil de suportar durante esses meses.
Recomendações para lidar com a gravidez durante o verão
As altas temperaturas causam fadiga e desânimo quando você está grávida durante o verão. No entanto, estar grávida nessa época do ano também tem as suas vantagens. Considere as seguintes dicas para lidar com a gravidez durante o verão da melhor forma possível:
Mantenha-se hidratada
A regra é beber dois litros e meio de água diariamente, ou o equivalente a oito copos. Além disso, o consumo de bebidas isotônicas ajuda a recuperar os sais minerais perdidos no suor.
Beber bastante líquido, incluindo sucos de laranja ou leite, ajuda a impedir a retenção de líquidos no corpo. Além disso, também ajuda a refrescar o calor, auxilia na eliminação de toxinas e evita o inchaço.
Roupa apropriada para o clima
Use roupas largas, confortáveis, leves e feitas de tecidos naturais, tais como algodão ou linho. E nada de roupas apertadas! Isso ajudará a prevenir as infecções de pele causadas pelo suor acumulado nas dobras.
Por outro lado, proteja-se dos raios solares usando óculos e chapéu, e escolha sapatos confortáveis para evitar dores nas costas e nas pernas. Tente não usar roupas sintéticas, peças de lycra ou elásticas.
Proteja a sua pele do sol
Durante essa época, use um filtro solar com alto fator de proteção contra os raios UV. Sempre use proteção na pele do rosto e do corpo antes da exposição ao sol, principalmente se você se molhar. Na verdade, mesmo que você fique na sombra, é necessário usar protetor solar.
As alterações hormonais, além da exposição solar que favorece a produção de melanina, contribuem para o aparecimento do melasma. Portanto, evite se expor ao sol nas horas mais quentes do dia e, assim, você poderá ter uma gravidez durante o verão mais segura.
Faça exercícios com moderação
O exercício é muito importante, pois não apenas te mantém em forma, como também te enche de energia. Durante o verão, fazer caminhadas, pilates ou praticar natação são atividades seguras e ideais para mulheres grávidas.
A natação ajuda a reduzir as calorias e a pressão sobre o nervo ciático. Além disso, também alivia o peso corporal e afasta o calor de uma maneira refrescante.
“Beber bastante líquido ajuda a mulher a se refrescar, auxilia na eliminação de toxinas e previne o inchaço”.
Consuma frutas e legumes
Os nutricionistas recomendam que as mulheres grávidas tenham uma dieta rica em frutas, vegetais e proteínas. As frutas são ricas em água e fibras, por isso são refrescantes e hidratantes.
Além disso, esses alimentos também ajudam a obter as vitaminas e os minerais de que você precisa para a sua saúde e a do seu bebê. Também ajudam a combater os desconfortos próprios da gravidez, tais como constipação, retenção de líquidos e inchaço.
Refresque-se por dentro e por fora
Agora você já tem a desculpa perfeita para apreciar uma deliciosa raspadinha, se for sem glúten e sem açúcar, melhor ainda. Você pode consumi-la sem arrependimentos e também pode tomar sorvetes e refrigerantes.
Para não ficar entediada em casa, vá passear em um shopping ou curta um filme no cinema. Dessa forma, você estará em um lugar fresco e ainda vai se divertir.
Use essas diferentes opções para reduzir a temperatura corporal e lidar com a gravidez durante o verão. Tente fazer massagens com géis frios, tomar banho na piscina e ficar em locais com ar-condicionado. Você também pode colocar um pano úmido no pescoço ou na testa para reduzir o suor.
Cuidado com as picadas
Um dos perigos trazidos pelo verão são as picadas de mosquitos e insetos. Esses organismos podem transmitir doenças e prejudicar o feto.
Para evitar picadas, se você for ao campo ou à floresta, vista roupas compridas e de cor clara. Isso tem como objetivo poder distinguir facilmente os insetos ou carrapatos. Se for usar repelente contra insetos, faça isso com cuidado, em pequenas quantidades e passando-o sobre as roupas.
Se você tomar uma picada, aplique uma pomada específica para aliviar o desconforto. Então, vá ao médico para que ele prescreva o tratamento apropriado para o caso.
Como você pode ver, estar grávida durante o verão não precisa ser um pesadelo. Basta seguir esses conselhos para aproveitar essa bela fase plenamente.