Dicas para baixar a febre nas crianças
A febre costuma atingir as crianças com uma certa frequência. Isso acontece porque a essa idade o corpo delas tem que lutar contra diversos agentes para criar anticorpos que os adultos já possuem.
A febre se manifesta com o aumento da temperatura do corpo como uma reação do organismo frente a alguma doença ou infecção. É possível verificar se alguém está com febre com a ajuda de um termômetro. Se ele marcar, aproximadamente, 38° C ou mais quer dizer que a temperatura corporal está acima do normal. Neste caso, você deve tentar baixá-la o mais rápido possível.
Você deve consultar o médico se além da febre a criança apresenta algum dos seguintes sintomas:
- Tosse ou catarro
- Presença de vômito e diarreia ou, pelo contrário, se ela não urina ou evacua.
- Pele muito pálida e a criança não se mostra muito ativa.
- Qualquer tipo de erupção cutânea
- Se a criança não sente vontade de comer.
Como baixar a febre nas crianças?
Em seguida oferecemos uma série de soluções para tentar baixar a febre nas crianças o mais rápido possível:
Dar um banho de água morna
Para diminuir a temperatura do corpo da criança e baixar a febre, você pode lhe dar um banho para tentar refrescar o corpo da criança. Não é necessário que o banho seja com água fria. Encher a banheira com água a uma temperatura de mais ou menos 37°C é suficiente. Desta forma, a criança terá contato com a água a uma temperatura inferior à sua, sem se resfriar demais.
O ideal é manter a criança por um tempo na água. Assim, a água vai esfriando de forma gradual e, consequentemente, a temperatura corporal da criança também vai diminuir. Esse processo também ajuda a relaxar.
Refresque a testa, o pescoço, as mãos e as pernas
Molhe um pano ou uma compressa com água em temperatura ambiente. Passe esse pano na testa, nas mãos, nas pernas e no pescoço do seu filho. Essa é outra maneira de baixar a temperatura da criança sem precisar dar um banho no caso de ela estar muito cansada e não querer se mexer muito. Além disso, é uma ótima opção para climas mais frios.
À medida que você ver que as compressas estão ficando mais quentes, molhe outra vez e repita o mesmo processo. Isso pode ser feito quantas vezes forem necessárias até baixar a febre. Para ter certeza, verifique sempre com o termômetro.
Mantenha uma boa temperatura ambiente
É muito importante que a temperatura do ambiente onde a criança se encontre esteja equilibrada. Ou seja, nem muito frio nem muito quente. Também é aconselhável que esse ambiente esteja bem ventilado para lhe proporcionar ar fresco.
Se nos dias mais quentes você costuma utilizar um ventilador ou ar-condicionado, tenha cuidado para não expor o bebê diretamente à corrente de ar frio. É recomendável que ele fique longe desses aparelhos e receba somente uma suave brisa.
Tire algumas peças de roupas
Para que a febre não aumente é necessário tentar diminuir a temperatura do corpo da criança. Se for inverno, tire uma camada de roupa. No verão tente deixar o seu filho o mais fresco possível.
Outra opção é tirar sapatos e meias e deixar os pés da criança livres. Se for um dia muito quente, tente colocar os pés dela em contato com uma superfície fria. Dependendo da idade da criança e do que for mais confortável para ela você pode escolher colocar no piso, num pano molhado ou diretamente na água.
Evite a desidratação
A criança vai começar a suar e perder o apetite desde o primeiro momento em que começar a ter febre. Por isso é importante tentar mantê-la sempre hidratada. Se a criança costuma brincar fora de casa fique atenta à incidência de sol, principalmente durante o verão. Assegure-se de que a criança permaneça na sombra e não tome sol diretamente.
Para baixar a febre nas crianças é recomendável que elas bebam soro. Porém como na maioria dos casos essa bebida não parece agradá-las, uma boa opção é substituir por muita água, sucos, gelatinas, ou alguma sopa quente, se for inverno.
Repouso e descanso
Finalmente, a melhor cura para a febre nas crianças é repousar e descansar. Quando ficam com febre, muitas crianças se mostram mais cansadas e não sentem vontade de fazer nada. No entanto, há outras que mesmo quando estão com febre não apresentam essa indisposição. Elas não têm consciência da própria temperatura corporal, correndo e brincando normalmente.
Apesar disso é recomendável que a criança fique mais tranquila e faça atividades que não exijam muito esforço como, por exemplo, assistir um filme ou ler um livro.
Se a criança tiver menos de 3 meses de idade, vá ao médico o mais rápido possível e não espere que a febre diminua em casa.
E lembre-se:
A febre é uma doença e, como tal, um médico é quem determinará um diagnóstico caso qualquer tipo de tratamento seja necessário. Nunca medique o seu filho por conta própria sem consultar um especialista. Tomar decisões por conta própria pode colocar a saúde dos seus filhos em perigo.
Se mesmo depois de colocar essas dicas em prática, você perceber que a febre do seu filho não diminuiu, ou pelo contrário, aumentou, vá imediatamente ao pediatra. Também procure ajuda médica se a febre durar dois dias consecutivos.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Fiebre: ¿qué hacer cuando el niño tiene fiebre? (s. f.). Recuperado 1 de enero de 2022, de Aeped.es website: https://enfamilia.aeped.es/temas-salud/que-hacer-cuando-nino-tiene-fiebre.
- Hospital Cruz Roja de Córdoba. (2017, octubre 31). ¿Cómo bajar la fiebre en bebés y niños? Recuperado 1 de enero de 2022, de Hospital Cruz Roja de Córdoba website: https://hospitalcruzrojacordoba.es/consejos-de-salud/como-bajar-la-fiebre-en-bebes-ninos-pediatria/.
- Oré Rodríguez, E. M., & Sulca Godoy, R. (2018). CONOCIMIENTO Y PRÁCTICA DE LOS PADRES SOBRE EL USO DE MEDIOS FÍSICOS PARA CONTROLAR LA FIEBRE EN NIÑOS ATENDIDOS EN EL SERVICIO DE EMERGENCIA DEL HOSPITAL SAN JUAN DE LURIGANCHO, 2017. Universidad María Auxiliadora.
- Fernández García-Abril C, Benito Gutiérrez M. Protocolo de intoxicación por paracetamol.
Protoc diagn ter pediatr. 2021;1:803-10. Disponible en: https://www.aeped.es/sites/default/files/documentos/56_intoxicacion_paracetamol.pdf. - Meremikwu M, Oyo-Ita A. Physical methods for treating fever in children. Cochrane Database Syst Rev. 2003;2003(2):CD004264. doi: 10.1002/14651858.CD004264. PMID: 12804512; PMCID: PMC6532675.