É perigoso ter uma gravidez com excesso de peso?

· 8 de fevereiro de 2019
Estar acima do peso é um fator de risco real para a saúde da futura mamãe e do bebê. Descrevemos neste artigo os pontos básicos que você precisa saber e alguns conselhos para conseguir reverter a situação.

Durante a gravidez, é difícil encontrar alguma parte do corpo que não seja afetada. Entre as mudanças mais evidentes encontra-se o ganho de peso. Em média, uma gestante ganha de 9 a 13 quilos. Vamos analisar, então, se é perigoso ter uma gravidez com excesso de peso.

As mulheres que ganham peso excessivo durante a gravidez têm risco maior de não conseguir retornar ao peso original depois que o bebê nasce.

Da mesma forma, as mães que estavam com sobrepeso antes da gravidez e que ganham peso durante têm um risco maior de se tornarem obesas ou de agravarem a obesidade.

É muito importante cuidar do estado de sua saúde e do bebê. O essencial nesses casos é controlar o seu peso para evitar situações que representem algum tipo de risco para ambos.

Quais são os riscos de ter uma gravidez com excesso de peso?

Ter uma gravidez com excesso de peso pode trazer consequências negativas tanto para a mãe quanto para o bebê. Vamos contar um pouco mais sobre isso a seguir:

Riscos relacionados à saúde da mãe

Nesse primeiro caso, os riscos incluem o desenvolvimento de diabetes gestacional ou pré-eclâmpsia. A mãe com excesso de peso tem mais problemas com pressão alta durante a gravidez.

Além disso, o risco de aborto espontâneo é ainda maior no primeiro trimestre e a probabilidade de precisar fazer uma cesariana também é maior.

Riscos relacionados à saúde do bebê

Os riscos ao bebê correspondem principalmente a anomalias congênitas. O excesso de peso durante a gravidez aumenta o risco de parto prematuro e complicações neonatais.

gravidez com excesso de peso

Controle o ganho de peso durante a gravidez

A gravidez é uma oportunidade para refletir sobre o seu estilo de vida. Com isso, também é um bom momento para se conscientizar de como seus hábitos diários podem afetar sua saúde e a de seu futuro filho.

Para proteger a criança desses riscos causados pelo excesso de peso, nada é mais benéfico do que seguir uma dieta saudável e equilibrada. Lembre-se de que as dietas de emagrecimento são contraindicadas durante a gravidez porque reduzem a ingestão de nutrientes que o bebê precisará para desenvolver.

Por outro lado, comer demais nesse período também não é saudável. Portanto, é necessário encontrar um ponto médio e procurar aconselhamento do seu médico.

Da mesma forma, você também pode seguir as seguintes recomendações para evitar uma gravidez com excesso de peso:

1. Consuma mais variedade em seu café da manhã

De manhã, tente encontrar um equilíbrio entre os seus desejos e as necessidades que você tem como gestante, considerando também as necessidades do bebê. Tenha em mente que é a refeição mais importante do dia. Então aproveite a oportunidade para comer em quantidade e variedade.

O café da manhã ideal deve incluir um produto lácteo, uma bebida, um cereal (como a aveia), uma fruta ou um copo de suco de frutas. Sob nenhuma condição você deve pular o café da manhã, pois proporciona a energia que você precisa para o dia todo.

2. Coma em pequenas quantidades

Em vez de fazer três refeições, os especialistas recomendam fazer seis por dia. Isso porque é melhor comer em pequenas quantidades bem distribuídas ao longo do dia.

“Sentir-se gorda dura nove meses, mas a alegria de tornar-se mãe dura para sempre”
-Nikki Dalton-

3. Opte por alimentos frescos e variados

Uma dieta equilibrada é o segredo. Ao comer um pouco de tudo, com exceção de alimentos proibidos durante a gravidez, a gestante certamente terá a reserva necessária de nutrientes essenciais.

Além disso, opte por uma seleção de cinco frutas e legumes ou verduras por dia. Substitua o que você não gosta por alimentos nutricionalmente equivalentes e cozinhe pratos simples que não tenham muita gordura.

4. Prepare um jantar leve

Ao contrário do almoço, o jantar deve ser sempre mais leve e equilibrado. Recomendamos não comer muito tarde para evitar azia ou qualquer outro tipo de desconforto durante a noite, assim como para promover a digestão e poder descansar adequadamente.

gravidez com excesso de peso

5. Pratique uma atividade física

Lembre-se de que é importante realizar atividade física regularmente durante a gravidez. Ela é benéfica tanto fisiologicamente quanto psicologicamente para a futura mãe e para o bebê. Atividades como caminhar e nadar são, entre outras coisas, excelentes exercícios para praticar durante a gravidez.

Finalmente, você deve saber que, se tiver uma gravidez com excesso de peso, é preciso discutir todas as suas dúvidas com os profissionais de saúde antes, durante e após o parto. Eles vão oferecer as respostas que você precisa, além de conseguir encontrar soluções que limitem os riscos associados ao excesso de peso a fim de viver uma gravidez saudável.

  • Paiva, S., Ruas, L., Campos, M., Melo, M., Santos, J., Lobos, A., … Carvalheiro, M. (2007). Obesidade e gravidez. Revista Portuguesa de Endocrinologia, Diabetes e Metabolismo. https://doi.org/10.1590/S0100-72032009000300001