A estimulação pré-natal: técnicas e benefícios
Um dos melhores momentos da gravidez é quando você sente o seu bebê. Você sabia que existem técnicas que você pode colocar em prática para estimular seu pequeno? Não perca essa chance de conhecer sobre a estimulação pré-natal e seus inúmeros benefícios.
O primeiro chute costuma ser um dos momentos principais para qualquer grávida. Você passa de saber que seu bebê está dentro da sua barriga para senti-lo plenamente. A partir desse momento, você sempre vai perceber seu bebê e os movimentos dele. Apesar de às vezes serem desconfortáveis, serão um sinal de tranquilidade para você.
A estimulação pré-natal se baseia na ideia de acompanhar o bebê, estimulando seus diferentes sentidos à medida que são desenvolvidos. Assim, você fortalece seu bebê nos níveis sensorial, emocional e motor, ao mesmo tempo em que cria momentos de íntimo relacionamento entre vocês.
Recomenda-se ser mais constante nos exercícios de estimulação a partir do segundo trimestre de gravidez até o final desse período. Mas alguns tipos de estimulação, como a estimulação tátil, podem ser colocados em prática quase desde o começo da gravidez.
Benefícios da estimulação pré-natal
Os benefícios de praticar a estimulação pré-natal são muitos. A gravidez pode parecer demorar muito tempo. Mas se você aproveitar o dia a dia para realizar os exercícios adequados, o tempo vai passar sem que você se dê conta.
Neste artigo deixamos alguns motivos que vão convencer você a incluir as técnicas da estimulação pré-natal na sua rotina diária.
- Ajudam você a se conectar diretamente com seu bebê. Você vai perceber que o que você faz, estimula diretamente o seu bebê. Você vai passar a sentir essa profunda conexão com ele.
- Favorece o desenvolvimento dos sentidos do bebê. Cada exercício está voltado a um dos cinco sentidos e ao seu desenvolvimento específico. Assim, contribui para que cada um deles seja estimulado da maneira mais adequada.
- Trazem a sensação de tranquilidade. Perceber como o seu bebê reage a cada exercício diminui consideravelmente o seu nível de preocupação com o estado de saúde do pequeno. Ele está aí dentro e você consegue sentir.
Técnicas de estimulação pré-natal
Os seguintes exercícios de estimulação pré-natal estão relacionados cada um com um sentido. Assim, o melhor é alternar dia a dia cada um deles.
Dessa maneira, seu bebê e você não vão enjoar de praticar. Lembre-se de que quanto mais você se divertir, mais o bebê também vai aproveitar.
Estimulação visual. A partir do quarto mês aproximadamente, seu bebê já pode aproveitar ao máximo o seu sistema visual, reagindo a estímulos visuais.
- Deixe o sol bater diretamente na sua barriga. A luz vai entrar passando por todas as camadas de pele até chegar ao bebê.
- Faça várias brincadeiras com luzes de lanternas. Acendendo ou apagando para chamar a atenção do seu bebê e provocar uma resposta.
Estimulação auditiva. A partir da 14ª semana, vai ser uma estimulação mais eficiente, mas você pode tentar realizar desde o começo da gravidez.
- Converse com o seu bebê. Converse sempre para que a sua voz seja o melhor estímulo que ele poderia receber.
- Você pode colocar alguma música calma, isso vai deixar seu bebê mais tranquilo.
- Passeie na natureza. Os sons da natureza são estímulos para o seu bebê.
- Toque ou ouça diferentes instrumentos musicais. O som do piano ou de percussões leves com bateria podem proporcionar várias reações ao seu bebê.
Estimulação tátil. A importância dos carinhos vem desde quando o bebê está na barriga da mãe, sobretudo a partir da sexta ou sétima semana.
- Você pode experimentar passar diferentes texturas sobre a sua pele, como uma pena ou uma escova.
- Faça carinho na sua barriga utilizando a mão toda ou um dedo por vez.
- Massageie a sua barriga. Ao exercer diferentes níveis de pressão, seu bebê vai reagir.
- Responda aos movimentos do bebê. Quando ele se movimentar, exerça pressão no mesmo lugar em que você sentiu ele se mexer. Essa é a interação perfeita entre mãe e filho.
Estimulação motora. O bebê vai se mexer conforme você muda de posição, assim teste algumas mudanças de postura. Por volta da 10ª semana, o bebê já vai começar a se fazer notar.
- A yoga pré-natal é uma atividade muito positiva para esse tipo de estimulação.
- Tente diferentes posturas em casa. Mude algumas vezes de posição quando estiver deitada na cama para sentir a reação do seu bebê.
O consumo de certos alimentos, como o chocolate por exemplo também pode provocar uma resposta do seu bebê. No entanto, não abuse desse tipo de alimento.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Aguilar Cordero, M. J., Vieite Ravelo, M., Padilla López, C. A., Mur Villar, N., Rizo Baeza, M., & Gómez García, C. I. (2012). La estimulación prenatal: Resultados relevantes en el periparto. Nutrición Hospitalaria, 27(6), 2102-2108. http://scielo.isciii.es/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0212-16112012000600041
- Guijarro Villar, C., Martínez-Lorca, M., González González, J., Zabala-Baños, M., & Martínez-Lorca, A. (2016). Conocimiento de la estimulación prenatal en los programas de educación maternal en atención primaria por parte de las mujeres gestantes. Revista Clínica de Medicina de Familia, 9(2), 83-90. http://scielo.isciii.es/scielo.php?pid=S1699-695X2016000200004&script=sci_abstract&tlng=en
- Hernández, K. (2016). La estimulación prenatal: Evolución y beneficios. http://repositoriounicaes.catolica.edu.sv/handle/123456789/170