O sono nos diferentes trimestres de gravidez

13 de outubro de 2017

Durante os nove meses de gravidez as mulheres gestantes passam por mudanças físicas e emocionais. É provável que alguma vez você já tenha escutado que estar grávida não significa estar doente, e isso é verdade. Mas, ocasionalmente, as mulheres grávidas se sentem tão mal e têm tantas doenças e sintomas que precisam descansar mais para poder recuperar suas energias e se sentir melhores.

Tanto os pais quanto as mães sabem que quando o bebê nascer sentirão muito sono, e ficarão cansados porque os bebês requerem muita atenção e costumam acordar várias vezes durante a noite para serem alimentados, ou para que suas necessidades básicas como, por exemplo, trocar a fralda sejam satisfeitas ou simplesmente sentirem o calor do corpo dos seus pais para se acalmarem de novo.

Mas a realidade é que embora seja verdade que quando um bebê nasce os pais têm menos horas de sono, as mulheres grávidas podem sentir esse incômodo da falta de sono muito antes do bebê nascer. Durante o primeiro trimestre é possível que você sinta mais necessidade de dormir do que está acostumada, o que é totalmente normal, pois o corpo estará muito cansado devido a todas as mudanças que estão acontecendo no seu interior.mulher grávida dormindo segurando sua barriga

 

Durante essa fase a placenta está em formação, e o corpo está produzindo muito mais sangue, o que exige muita energia. Você, por sua vez, se sentirá cansada o tempo todo. O problema está no fato de que muitas mulheres não conseguem dormir quando estão grávidas, seja por falta de tempo ou por outros motivos. É necessário aprender como como é o sono nas diferentes fases da gravidez (em cada trimestre) para entender a situação e procurar soluções mais adequadas para cada caso.

O sono nas diferentes fases da gravidez

Com todas as mudanças hormonais e físicas que acontecem na gravidez, não é de se estranhar que a maioria das mulheres sinta problemas em relação ao sono. Cada trimestre chega com diferentes desafios únicos e o sono não será menor em cada um deles. Nas diferentes fases da gravidez podem aparecer diferentes problemas em relação ao sono e é importante reconhecê-los.

Primeiro trimestre de gravidez

Durante o primeiro trimestre de gravidez você vai se sentir muito mais cansada durante o dia e vai perceber que se sente sem forças para realizar atividades cotidianas, que antes da gravidez você realizava sem esforço. Além disso, quando a noite chega, pode ser que você sinta algumas alterações no sono por causa do estresse físico e emocional, que está começando a sentir.

Como se não bastasse você vai acordar mais vezes durante a noite para ir ao banheiro, o que também vai interromper seu sono, aumentando o cansaço no dia seguinte. Você pode, inclusive, ter náuseas e vômitos não apenas durante o dia ou esporadicamente, pode ser que precise se levantar à noite para ir ao banheiro vomitar, caso sinta vontade.

Uma coisa é não dormir e outra coisa é o bebê que está na sua barriga nascer

-Anônimo-

Segundo trimestre de gravidez

Durante o segundo trimestre de gravidez, a maioria das mulheres sente certo alívio em relação aos problemas com o sono e outros incômodos típicos da gravidez. Mas durante essa fase também podem aparecer alguns problemas de sono que será preciso reconhecer caso aconteçam com você. Embora ocorram menos idas ao banheiro, e você tenha uma melhor qualidade de sono, durante essa fase a barriga começa a crescer e você pode sentir dificuldade para encontrar uma posição para dormir, além disso pode sentir acidez ou azia à noite.mulher grávida dormindo

 

Terceiro trimestre de gravidez

A maioria dos desafios em relação ao sono aparece, no último trimestre de gravidez. É a reta final e as mulheres grávidas vão se sentir mais pesadas, mais incomodadas e grandes mudanças tanto físicas quanto emocionais vão acontecer.

Nessa fase você pode notar cãibras nas pernas, cogestão nasal, dores musculares, grande dificuldade para se mexer na cama ou encontrar uma posição adequada para dormir, e as idas frequentes ao banheiro voltam, pois o bebê começa a pressionar fortemente sua bexiga.

Sabendo de tudo isso você poderá entender melhor se sentir algum problema durante o sono em cada fase da gravidez, e por que isso acontece. Dessa maneira, poderá ficar mais tranquila e saberá que é algo normal e comum à todas as grávidas. Além disso, também há uma alta porcentagem de mulheres grávidas que sofrem de insônia ao longo dos meses de gravidez.