Estrias durante a gravidez: saiba como evitá-las de forma fácil

· 2 de fevereiro de 2019
Uma boa dieta e uma hidratação cuidadosa são alguns dos segredos para prevenir as estrias durante a gravidez e depois do parto.

As estrias são uma das principais dores de cabeça das mulheres durante a gravidez. Por causa das mudanças que ocorrem no corpo, parecem impossíveis de evitar. Mas isso não é inteiramente verdade, uma vez que existem algumas maneiras de as mulheres prevenirem as estrias durante a gravidez e exibirem uma bela barriga durante e após essa fase.

Antes de tudo, queremos deixar claro a naturalidade que as estrias representam. Elas fazem parte do desenvolvimento natural da gravidez. No entanto, como para muitas mulheres isso pode representar um complexo, queremos ensinar como evitar estrias durante a gravidez.

Causas de estrias

De acordo com a Elizabeth Fonte“As estrias afetam um grande número de mulheres grávidas (75-95%) e são produzidas por dois tipos de fatores: mecânicos e hormonais“.

A farmacêutica explica que os fatores mecânicos são produzidos pelo “aumento do tecido adiposo e conjuntivo”. Assim, o volume do corpo é afetado porque “a pele apresenta uma distensão”.

Além disso, os fatores hormonais estão relacionados com o aumento dos níveis de estrogênio que “produz fibras mais fracas de colágeno e elastina, de modo que essas estruturas de sustentação da epiderme se tornam finas e afundam”.

Hábitos de prevenção de estrias durante a gravidez

Uma dieta adequada

Comer bem é algo que deve ser feito antes, durante e depois da gravidez. Cuidar da pele é fundamental e sua condição, além de estar amplamente relacionada à nossa carga genética, é influenciada em parte pelos alimentos que ingerimos.

É por isso que é importante incluir todos os nutrientes necessários para que a pele permaneça elástica e, ao mesmo tempo, firme, evitando, assim, o aparecimento de estrias.

nutrientes durante a gravidez

A contribuição dos nutrientes dependerá da comida que consumimos. Ao comer alimentos ricos em silício como batata, beterraba, cereais integrais, espinafre e acelga é favorecida a produção natural de colágeno, um elemento que interfere na manutenção da firmeza da pele.

A mesma coisa acontece com alimentos ricos em ácidos graxos como abacate, nozes e coco, entre outros.

Claro, você não pode deixar de fora os alimentos ricos em vitamina C, que melhoram significativamente a elasticidade da pele.

Além disso, a vitamina C age contra os efeitos nocivos das radiações do sol, impedindo o aparecimento de estrias e de marcas relacionadas ao envelhecimento. Alguns desses alimentos são: limão, morango, leite, pimenta e tomate.

Também é muito importante beber muito líquido para expelir as toxinas e manter a pele hidratada.

Hidratação constante

Passar cremes pode ser uma coisa tediosa para algumas mulheres. Mas, quando você está grávida, deve ser algo fundamental. Idealmente, inicie muito antes que as mudanças no corpo comecem a ocorrer de modo que “é melhor prevenir do que remediar”.

Uma maneira de fazer rotineiramente a hidratação, sem esquecer, é guardar o creme ou os óleos naturais no banheiro e aplicá-los assim que nos secarmos, como um complemento de nossa rotina de beleza. A ideia é que o creme ou óleo seja absorvido completamente para que cada uma das nossas células da pele se hidrate.

Os melhores óleos para hidratar a pele são óleo de coco, óleo de amêndoas e óleo de argan ou de rosas. Isso dependerá do tipo de pele de cada mulher, embora todos sejam muito eficazes em termos de hidratação.

estrias durante a gravidez

Massagem antiestrias

As massagens são uma maneira muito relaxante para evitar essas marcas na pele. Elas podem ser feitas com os mesmos óleos hidratantes ou com uma combinação de azeite e trigo, por exemplo.

A seguir, destacamos as áreas em que você deverá focar mais porque é onde as estrias aparecem com mais frequência:

Seios

Coloque um pouco de óleo nas mãos e, de uma maneira delicada, faça movimentos de envolvimento para o interior dos seios e, em seguida, continue em direção aos ombros.

Barriga

Com as mãos impregnadas de óleo, faça movimentos delicados com uma forma circular em toda a extensão da barriga até que o óleo seja completamente absorvido.

Quadris e coxas

Realize movimentos de forma circular sempre de baixo para cima até o topo dos quadris. 

Em seguida, aplique o óleo novamente e cubra toda a extensão das nádegas e coxas, aplicando um pouco mais de força até que o óleo hidratante seja completamente absorvido.