Estudo revela que as náuseas da gravidez protegem o bebê

11 de agosto de 2017

Talvez algumas mulheres tenham uma gravidez sem problemas, entretanto a maioria sofre pelo menos de náuseas. Segundo alguns estudos recentes, esse mal estar tem uma explicação e um propósito. Ao sofrer com as náuseas estamos demostrando um reflexo que protege o bebê. Sim, é verdade! certos desconfortos nos demonstram que nossa gravidez é saudável

Em geral as manhãs são insuportáveis para uma grávida. A maioria dos incômodos ocorre nas primeiras horas do dia, mas tudo isso parece ter sido calculado pela mãe natureza. Entendemos que os vômitos, náuseas e todo esse mal-estar ajudam a prevenir abortos espontâneos.

Essa é sem duvida uma boa notícia, poder nos concentrar positivamente, de que o que acontece tem um objetivo. Como era de se supor, se a maioria das gravidas sofre com isso é porque faz parte desse processo. Antes havia se especulado sobre essa possibilidade, mas hoje em dia já foi confirmado.

Como as náuseas protegem o bebê?

Cientistas do Instituto Nacional de Saúde, NIH, nos Estados Unidos, confirmaram através de um estudo que as mulheres grávidas sofrem de náuseas e vômitos quando estão saudáveis. Para confirmar essa teoria, os especialistas analisaram cerca de 800 grávidas, justamente no momento mais próximo à concepção.

Deste grupo de mulheres, 188 sofreram perdas; quer dizer, sua gravidez não chegou ao fim. Quando chegaram às oito semanas, mais de 57% das mães haviam sentido náuseas, enquanto que 26% também sofreram com vômitos. Essas mulheres que sentiram mal-estar, tiveram 75% de probabilidades de êxito em relação às que perderam a seus bebês.

Nesse sentido, nas primeiras oito semanas de gravidez, quando o mal-estar é maior, os riscos também são maiores. Existe um limite de tempo para estimar que uma gravidez é viável, o qual coincide mais ou menos com o que passamos vomitando.

De acordo com os dados recolhidos os cientistas concluíram que no primeiro trimestre todo o organismo está em processo de adaptação. Por exemplo, as possíveis toxinas e/ou patógenos dos alimentos, não devem chegar ao bebê que é muito frágil. Consequentemente, o corpo da mãe expulsa tudo aquilo que poderia ser nocivo, no intuito de cuidar do embrião.

Por esse motivo, se a mãe não experimenta uma rejeição pelos alimentos e os expulsa por completo, talvez esteja deixando passar mais toxinas do que deve. Quando existem náuseas sem vômito, talvez o organismo somente esteja demonstrando sua capacidade para distinguir o bom e o mau.

Potenciais avanços

O corpo humano é perfeito, por isso às vezes o que é capaz de fazer nos surpreende. Sentir um mal-estar na gravidez é algo normal, quase todas as mulheres passam por isso. Entretanto, tal mal-estar indica coisas boas. Por exemplo, nos demonstra que nosso corpo está alerta diante de qualquer nova situação. Agora também sabemos que ele se coloca em “modo mamãe”, desde os primeiros dias.

Mujer embarazada con nauseas descansando

Ao que parece, os principais sintomas da gravidez surgem porque o sistema está tentando bloquear qualquer ataque ao bebê em desenvolvimento. A natureza quer que nos reproduzamos, por isso estamos programados dessa maneira. Quando ocorrem perdas indesejadas, se deve a alguma falha.

Em estudos prévios os cientistas haviam tentado confirmar essa hipótese. Quer dizer, já se supunha que isso era possível. Contudo, não tinham conseguido informações relevantes. Até aquela altura se estudou através do que as mulheres se recordavam de suas gravidezes. Entretanto, se não sofremos episódios muito críticos, talvez não lembremos de todas as náuseas que sentimos algum dia.

Esse estudo permitiu observar o registro que cada mulher fez, desde o próprio momento em que se tornou positiva. Depois da oitava semana, as mães seguiram sendo avaliadas mensalmente. Sabendo de imediato que as mulheres que perderam seus bebês eram as que menos sintomas haviam tido.

Portanto, apesar desses incômodos que os sintomas da gravidez causam, segundo os estudos, são benéficos para seu bebê. Você está em “modo mamãe”!