Fatores que podem atrasar a menstruação

· 21 de abril de 2018
Um atraso na menstruação é algo que pode acontecer com qualquer mulher. Por isso, é bom conhecer os possíveis fatores que podem atrasar a menstruação.

Um atraso na menstruação é o primeiro indício de uma gravidez. No entanto, essa possibilidade nem sempre é a causa do atraso. Pois os fatores que podem provocar um atraso na menstruação são muito variados. Pode ser, inclusive, que você não conheça todos esses fatores.

Um atraso na menstruação pode acontecer com qualquer mulher, inclusive com aquelas que sempre tiveram ciclos regulares.

Quando o atraso na menstruação ocorre apenas por um mês, não há motivos para maiores preocupações. Mas se essa situação se tornar constante, o ideal é se consultar com um ginecologista para descobrir a razão desses atrasos.

Fatores que podem atrasar a menstruação

Gravidez

Muitas mulheres pensam em primeiro lugar nessa opção quando a menstruação atrasa. Para mulheres que utilizam métodos contraceptivos de maneira disciplinada, essa possibilidade pode ser praticamente descartada.

Apesar de ser verdade que o primeiro sintoma da gravidez é a interrupção da menstruação, aproximadamente uma em cada três grávidas apresenta sangramento pouco intenso durante o primeiro trimestre de gravidez.

“Se a menstruação atrasou por alguns dias e, em seguida, vem com um aspecto diferente do comum, há grandes chances de você estar grávida”

Problemas relacionados ao estresse e à ansiedade

A regularidade do ciclo menstrual pode ser facilmente afetada por muitos fatores. As emoções fortes e duradouras podem causar um atraso na menstruação. Em alguns casos, acontece o contrário também: o ciclo chega antes da data esperada.

Paralelamente, a possibilidade de que a produção hormonal seja prejudicada por uma carga considerável de ansiedade ou estresse é alta. O estresse, inclusive, pode inibir a ovulação, por isso a menstruação não vem.

São muitos os fatores da vida cotidiana que podem provocar estresse extremo. Esses fatores vão desde problemas financeiros, profissionais, familiares até a intensidade de trabalho, um ambiente ruim no trabalho ou mudanças nos horários habituais.

Quando o método contraceptivo falha no ato sexual ou a mulher esquece de tomar a pílula, o estresse gerado pelo medo de ter engravidado é suficiente para que o ciclo não apareça na data esperada.

Além disso, a ansiedade também contribui para um atraso na menstruação. Quando o ciclo não vem, a ansiedade aumenta e, assim, a situação entra num círculo vicioso. A recomendação, então, é fazer um teste de gravidez para quebrar esse ciclo de ansiedade.

 atraso na menstruação

Doenças ou presença de infecções

Um simples vírus ou infecções comuns, como uma amigdalite, podem ser os fatores responsáveis pelo atraso da menstruação. O consumo de alguns medicamentos também pode provocar o mesmo efeito. Alguns deles são:

  • Corticoides.
  • Quimioterápicos.
  • Anti-hipertensivos.
  • Imunossupressores.

Os antibióticos não provocam atrasos no ciclo menstrual na maioria dos casos. Mas podem interferir na efetividade do método contraceptivo.

Variações de peso

Quando o corpo da mulher sofre variações bruscas de peso em pouco tempo, a regularidade do ciclo menstrual pode ser afetada. A produção de estrogênio é favorecida pelas células gordurosas e esse é o hormônio responsável por amadurecer os óvulos.

Quando a mulher ganha ou perde muito peso em pouco tempo, a quantidade de gordura corporal sofre alterações. Então, isso traz como consequência mudanças nos níveis de estrogênio que afetam a ovulação e, como resultado, a regularidade da menstruação.

Atividade física em excesso

As alterações no ciclo menstrual são frequentes em atletas de alto rendimento. A baixa quantidade de gordura corporal, um alto gasto calórico e o estresse provocado pelos treinamentos são os possíveis culpados pelos atrasos na menstruação dessas mulheres.

 atraso na menstruação

Hipotireoidismo ou hipertireoidismo

É possível que ocorram mudanças no ciclo menstrual quando uma mulher tem problemas no funcionamento da glândula tireoide.

Quando se consome medicamentos prescritos para a tireoide, ocorrem mudanças leves nos níveis dos hormônios da tireoide no sangue. Portanto, isso pode causar uma desregulação do ciclo menstrual.

Síndrome dos ovários policísticos

A SOP (síndrome dos ovários policísticos) provoca irregularidades constantes ciclo menstrualAs mulheres com essa síndrome produzem em grandes quantidades hormônios masculinos chamados androgênicos.

Os fatores que podem causar os atrasos na menstruação ou a ausência total da mesma em determinado mês são muito variadas. Independente do motivo, é recomendável ficar atenta ao aparecimento de novos sintomas que possam significar um sinal de alguma problema de saúde.