Fertilidade masculina: um homem pode ser fértil a vida toda?
É um fato conhecido que a fertilidade de uma mulher é restrita e que os alarmes começam a disparar quando ela atinge a idade de 30 anos e ainda não tem filhos. Pelo contrário, muitas pessoas geralmente se perguntam se um homem pode ser fértil a vida toda.
A primeira coisa que você deve saber é que a idade do homem é importante. Inclusive, isso influencia até mesmo a saúde futura da criança, uma vez que, à medida que os homens envelhecem, as chances de conceber e ter um filho saudável diminuem.
A fertilidade masculina começa a diminuir após os 40 anos, quando a qualidade dos espermatozoides é reduzida. Isso significa que leva mais tempo para as parceiras conceberem e, quando conseguem, há um risco maior de aborto espontâneo.
Fertilidade masculina: um homem pode ser fértil a vida toda?
Houve inúmeros casos em que homens com 80 anos conceberam. Essa é uma prova conclusiva de que os homens não se tornam estéreis até o último suspiro.
Os espermatozoides são produzidos ao longo da vida de um homem. Por consequência, teoricamente, um homem pode ser fértil a vida toda. No entanto, a potência diminui consideravelmente com a idade.
Apesar de tudo, não há dois homens iguais. A herança genética varia de um para outro e existem inúmeros fatores, tais como dieta e vida sexual, que podem determinar as chances de conceber durante a velhice.
O que um homem pode fazer para ser fértil a vida toda?
Na verdade, você deve saber que existem muitas maneiras de aumentar a fertilidade de um homem, mesmo em idades mais avançadas. O mais importante é escolher o estilo de vida certo e manter o estresse sob controle.
Há algumas mudanças simples de estilo de vida que todo homem pode fazer para aumentar a sua fertilidade e, dessa forma, aumentar as chances de concepção. Estas são algumas das dicas que devem ser levadas em conta:
1. Evitar o excesso de peso
Para começar, você deve saber que é importante ser saudável. Estar acima do peso tem efeitos negativos, pois faz com que o nível de testosterona seja menor porque a gordura tende a reduzir esses níveis no corpo. Da mesma forma, a obesidade afeta a fertilidade e a contagem de espermatozoides.
2. Manter uma boa dieta
Comer bem melhora a qualidade e a quantidade de espermatozoides. Portanto, os homens devem ficar longe de alimentos gordurosos, tanto quanto possível.
Essa precaução servirá para reduzir significativamente o risco de danos aos espermatozoides. Além disso, você deve considerar que não consumir carne reduz significativamente o número de espermatozoides.
Além disso, homens que têm uma dieta rica em folato, uma vitamina do complexo B que está presente em muitos alimentos, tais como aspargos ou brócolis, têm entre 20% e 30% menos risco de ter espermatozoides anormais.
3. Prática de exercício físico
A prática de exercícios regulares pode ajudar a fertilidade, pois permite controlar o peso corporal e aliviar o estresse.
Homens que se exercitam regularmente – mais de 7 horas por semana – têm 50% mais espermatozoides do que os homens que não se exercitam ou que fazem isso com moderação.
“A herança genética varia de um para o outro e existem inúmeros fatores, tais como dieta e vida sexual, que podem determinar as chances de conceber durante a velhice.”
4. Parar de fumar
Fumar não afeta apenas os pulmões, mas também pode prejudicar a fertilidade masculina. A nicotina diminui a contagem de espermatozoides e também afeta a sua qualidade e mobilidade.
5. Reduzir o consumo de álcool
Limitar o álcool é necessário para manter a fertilidade. Embora não seja tão prejudicial quanto a nicotina, o consumo excessivo de álcool diminui a quantidade e a qualidade dos espermatozoides.
6. Evitar o calor
O calor das saunas ou banheiras de hidromassagem é terrível para os espermatozoides, já que aumenta a temperatura nos testículos e, consequentemente, reduz a produção de espermatozoides.
7. Aprender a controlar o estresse
O cortisol, o hormônio do estresse, diminui a produção de testosterona no organismo. Quando isso acontece, a produção de espermatozoides também é reduzida. Portanto, quando o estresse é crônico e pode ser sentido em altas doses todos os dias, a produção de espermatozoides será afetada.
Por fim, lembre-se de que, embora um homem possa ser fértil durante a vida toda, as doenças sexualmente transmissíveis, tais como a clamídia e a gonorreia, são a principal causa evitável de infertilidade nos homens. Tanto essa quanto as sugestões anteriores permitirão que você desfrute de uma vida fértil mais prolongada.