Vitaminas recomendadas para o outono

· 7 de abril de 2019
Quando o outono chega e as defesas do corpo caem, podemos compensar essa situação com bons hábitos. Exercícios regulares, dieta balanceada e algumas vitaminas recomendadas fortalecerão as defesas contra o frio. 

No outono, as chances de contrair uma gripe são maiores. O frio, o tipo de umidade e a permanência em locais fechados nos deixam propensos a doenças. É aconselhável saber como nos proteger e tomar algumas vitaminas recomendadas para o outono ou durante as quedas de temperatura.

No final, só teremos a força do nosso sistema imunológico para enfrentar os patógenos que podem invadir nosso organismo. Nesse sentido, devemos nos lembrar de que as baixas temperaturas contribuem para o declínio dos glóbulos brancos. Portanto, é melhor tentar reforçar as suas defesas.

Vitamina C: essencial para o sistema imunológico

A vitamina C é a principal vitamina responsável pela promoção do sistema imunológico, e hoje sabemos que essa substância diminui consideravelmente sua porcentagem no plasma sanguíneo quando estamos doentes.

Sabe-se também que a vitamina C contribui para a formação de fagócitos. São glóbulos brancos que absorvem microrganismos nocivos e geram enzimas para sua destruição.

Por outro lado, essa substância também é um antioxidante muito eficaz. O efeito dessa vitamina é muito importante contra microrganismos reativos ao oxigênio. Estes se multiplicam em nosso corpo toda vez que estamos com alguma doença.

Felizmente, podemos obter essa substância na maioria das frutas cítricas. Laranja, tangerina e limão são fontes ricas em vitamina C. Além disso, morangos e kiwi também a contêm.

menina comendo alface

Vitaminas recomendadas para o outono: vitamina A

Composta principalmente por retinol e outros carotenoides, a vitamina A também tem uma influência notável na constituição de defesas. Sua contribuição também está na produção de glóbulos brancos pelo organismo.

É importante saber que não precisamos recorrer a nenhum suplemento para obter essa substância vitamínica. Alimentos como carne, leite e vegetais verdes são ricos em retinol. Da mesma forma, espinafre e cenoura também têm um alto conteúdo desse componente.

A vitamina D nos ajuda com os glóbulos brancos

A vitamina D não influencia diretamente na criação de glóbulos brancos. No entanto, é fundamental no aumento de sua contabilização. Basicamente, esse componente atrasa o tempo de destruição dessas defesas no corpo. Com sua influência, os fagócitos aumentam sua expectativa de vida.

A boa notícia é que é uma vitamina totalmente grátis. Você só precisa ficar alguns minutos sob o sol para sua pele absorvê-la. Claramente, isso explicaria porque nos tempos frios e chuvosos nossas defesas diminuem.

Devemos nos lembrar de que as baixas temperaturas contribuem para o declínio dos glóbulos brancos. É melhor, portanto, tentar fortalecer nossas defesas.

As vitaminas B e E contribuem até certo ponto

O grupo da vitamina B influencia os processos metabólicos do corpo humano. Embora seu escopo não tenha a ver diretamente com a formação de glóbulos brancos, elas intervêm em um nível geral na criação de defesas.

Especificamente, a vitamina B afeta a conformação de proteínas que, por sua vez, são essenciais para a imunidade do corpo. Além disso, sem uma boa base nutricional, é lógico que as defesas caem.

Sem dúvida, o complexo B se enquadra no grupo de vitaminas recomendadas para evitar a queda das defesas.

Por sua vez, a vitamina E contém antioxidantes que protegem as células. Embora sempre soubemos que seu efeito favorece a pele, essa substância também funciona internamente. Somado a isso, acredita-se que ela trabalhe em combinação com a vitamina C.

família tomando suco de frutas

O ácido fólico é outra das vitaminas recomendadas para o outono

O ácido fólico não é apenas bom para as mulheres grávidas. Esse mineral promove a produção de uma espécie pontual de glóbulos brancos: os neutrófilos. Portanto, erradicá-lo da nossa dieta nos deixa propensos a infecções de todos os tipos.

O folato é algo que podemos encontrar em alguns dos alimentos mais comuns do ser humano. Alguns produtos que o contêm em boas quantidades são: arroz, brócolis, pães e cereais.

Os vegetais de folhas verdes e as frutas cítricas também são ricos em ácido fólico. Como podemos ver, as vitaminas recomendadas para o outono podem ser obtidas através de uma dieta variada, saudável e equilibrada.

Por outro lado, existem alguns suplementos e produtos médicos que podem ser usados ​​para fortalecer a carga vitamínica. As vitaminas B, C e E podem ser encontradas em comprimidos e soluções injetáveis.

O ácido fólico também é vendido como um produto comercial de fácil acesso. Dessa forma, estaremos prontos para enfrentar a queda de temperatura.

  • Avello, M., & Suwalsky, M. (2006). Radicales libres, antioxidantes naturales y mecanismos de protección. Atenea (Concepción). https://doi.org/10.4067/S0718-04622006000200010