Meu filho chora sem parar, o que eu faço?

· 6 de junho de 2017

Os pais tendem a se desesperar quando seu filho chora sem parar sem motivo aparente. No entanto, não podemos esquecer que a única maneira que eles têm para se comunicar é através do choro e portando não devemos ignorar. Mas o que temos que fazer quando o filho chora sem parar? Leia atentamente as dicas que trazemos para você.


Muitas vezes tentamos deduzir o que está acontecendo com três simples perguntas: Já comeu? Está com sono? Se sente mal? Agora, uma criança é mais complexa do que isso e devemos considerar outras situações que podem causar determinado estado emocional.

É essencial tentar manter a calma e transmitir todo o seu amor quando ele chorar.

Nossos filhos sempre terão sempre uma boa razão para chorar. Porém, nem os especialistas nem os pais têm a capacidade de ler mentes para entender exatamente o que acontece. Por isso precisamos ativar o nosso sexto sentido ou intuição para poder chegar a alguma conclusão.

Sem dúvida, o segredo para descobrir uma possível causa é o amor e manter a paciência. Ouvir o choro e não encontrar algo que os conforte é um momento agoniante. Por isso mantenha a calma e escute o que o seu coração disser.

meu filho chora sem parar

Se uma criança está bem não precisa chorar. Então interprete seu choro como o sinal mais sábio de suas inquietudes e se conecte com as suas emoções. Às vezes não sabemos o que o bebê tem, mas sua presença será suficiente para que ele para se sinta confortável novamente.

A mamãe e o papai são uma fonte inesgotável de amor e por isso serão sempre a melhor companhia que um bebê pode ter. Lembre-se de que ele estava na barriga com o calor da mamãe e tinha todos os recursos básicos disponíveis sem precisar pedir. Agora a tarefa é dos pais.

Se você não tiver certeza do que acontece com ele e percebe algo diferente, não hesite em chamar o pediatra de sua confiança e conte-lhe sobre a sua preocupação.

O que fazer quando seu filho chora sem parar?

Se você já cobriu suas necessidades básicas (comida, sono, troca de fralda e saúde) e mesmo assim ele não se acalma, você pode tentar esses truques que são muito eficazes:

  • Envolva-o em um cobertor e o aninhe em seu colo. Não há nada melhor para ele do que o seu calor, ouvir o seu coração bater e sentir bem pertinho de seu corpo. Relaxe e cante uma bela canção de ninar.
  • Se faz um pouco de calor, não tenha medo de deixar que ele sinta o ar fresco pois as altas temperaturas incomodam os bebês. Coloque roupinhas leves e não o cubra.
  • Coloque-o em outra posição ou mude-o de cama. Às vezes eles ficam cansados de estar no mesmo lado ou se sentem sozinhos em seu berço. Pegue-o em seus braços, balance-o levemente ele e durma com ele.
  • As chupetas funcionam em certos casos. A sucção geralmente acalmam as crianças mas nem todos se acostumam a dormir com ela ou ainda chupando o dedo
  • Faça massagens relaxantes. A maioria dos bebês se acalma com uma massagem suave porque eles adoram o contato físico. Não se preocupe se você não sabe as técnicas exatas, basta que o toque suavemente para que ele relaxe.
  • Não se esqueça de cuidar de si mesma. As novas tarefas como mãe são desgastantes e embora você se sinta a mulher mais sortuda do mundo por ter esse tesouro é normal que queira um espaço para si mesma. Tente dormir bem, converse com uma amiga e mantenha uma alimentação saudável. Se você estiver bem, o seu bebê irá sentir também.
filho chora sem parar deve haver algo errado

Por que os bebês choram?

No começo certamente você se sentirá um pouco desorientada porque não sabe as razões que fazem o seu bebê chorar. Isso é uma coisa que você só poderá aprender com o tempo com inúmeras tentativas e erros que todos nós cometemos. Aos poucos, você vai descobrir os seus sinais e poderá confortar as suas angústias.

O tempo será o melhor professor para conhecer a seu bebê. A seguir lhe mostraremos uma lista das 10 razões mais comuns que fazem um bebê chorar sem parar:

  • Fome
  • Fralda suja
  • Necessidade de estar em seus braços
  • Querer dormir
  • Mal estar estomacal (cólicas, gases, etc…)
  • Frio ou calor
  • Alguma coisa o incomoda
  • Dentição
  • O excesso ou falta de estimulação
  • Não se sente bem

Ser pai ou mãe não é uma tarefa fácil. Você precisa de uma boa dose de calma e concentração para que possa conhecer o bebê que lhe deu a vida. Este é um processo de crescimento de ambas as partes e se você se esforçar descobrirá que tem um dom natural para cuidar dele. De qualquer forma, não se desespere se seu filho chora sem parar.