Meu filho chora sem parar, o que eu faço?

Os pais tendem a se desesperar quando seu filho chora sem parar sem motivo aparente. No entanto, não podemos esquecer que a única maneira que eles têm para se comunicar é através do choro e portando não devemos ignorar. Mas o que temos que fazer quando o filho chora sem parar? Leia atentamente as dicas que trazemos para você.
Muitas vezes tentamos deduzir o que está acontecendo com três simples perguntas: Já comeu? Está com sono? Se sente mal? Agora, uma criança é mais complexa do que isso e devemos considerar outras situações que podem causar determinado estado emocional.
É essencial tentar manter a calma e transmitir todo o seu amor quando ele chorar.
Nossos filhos sempre terão sempre uma boa razão para chorar. Porém, nem os especialistas nem os pais têm a capacidade de ler mentes para entender exatamente o que acontece. Por isso precisamos ativar o nosso sexto sentido ou intuição para poder chegar a alguma conclusão.
Sem dúvida, o segredo para descobrir uma possível causa é o amor e manter a paciência. Ouvir o choro e não encontrar algo que os conforte é um momento agoniante. Por isso mantenha a calma e escute o que o seu coração disser.
Se uma criança está bem não precisa chorar. Então interprete seu choro como o sinal mais sábio de suas inquietudes e se conecte com as suas emoções. Às vezes não sabemos o que o bebê tem, mas sua presença será suficiente para que ele para se sinta confortável novamente.
A mamãe e o papai são uma fonte inesgotável de amor e por isso serão sempre a melhor companhia que um bebê pode ter. Lembre-se de que ele estava na barriga com o calor da mamãe e tinha todos os recursos básicos disponíveis sem precisar pedir. Agora a tarefa é dos pais.
Se você não tiver certeza do que acontece com ele e percebe algo diferente, não hesite em chamar o pediatra de sua confiança e conte-lhe sobre a sua preocupação.
O que fazer quando seu filho chora sem parar?
Se você já cobriu suas necessidades básicas (comida, sono, troca de fralda e saúde) e mesmo assim ele não se acalma, você pode tentar esses truques que são muito eficazes:
- Envolva-o em um cobertor e o aninhe em seu colo. Não há nada melhor para ele do que o seu calor, ouvir o seu coração bater e sentir bem pertinho de seu corpo. Relaxe e cante uma bela canção de ninar.
- Se faz um pouco de calor, não tenha medo de deixar que ele sinta o ar fresco pois as altas temperaturas incomodam os bebês. Coloque roupinhas leves e não o cubra.
- Coloque-o em outra posição ou mude-o de cama. Às vezes eles ficam cansados de estar no mesmo lado ou se sentem sozinhos em seu berço. Pegue-o em seus braços, balance-o levemente ele e durma com ele.
- As chupetas funcionam em certos casos. A sucção geralmente acalmam as crianças mas nem todos se acostumam a dormir com ela ou ainda chupando o dedo
- Faça massagens relaxantes. A maioria dos bebês se acalma com uma massagem suave porque eles adoram o contato físico. Não se preocupe se você não sabe as técnicas exatas, basta que o toque suavemente para que ele relaxe.
- Não se esqueça de cuidar de si mesma. As novas tarefas como mãe são desgastantes e embora você se sinta a mulher mais sortuda do mundo por ter esse tesouro é normal que queira um espaço para si mesma. Tente dormir bem, converse com uma amiga e mantenha uma alimentação saudável. Se você estiver bem, o seu bebê irá sentir também.
Por que os bebês choram?
No começo certamente você se sentirá um pouco desorientada porque não sabe as razões que fazem o seu bebê chorar. Isso é uma coisa que você só poderá aprender com o tempo com inúmeras tentativas e erros que todos nós cometemos. Aos poucos, você vai descobrir os seus sinais e poderá confortar as suas angústias.
O tempo será o melhor professor para conhecer a seu bebê. A seguir lhe mostraremos uma lista das 10 razões mais comuns que fazem um bebê chorar sem parar:
- Fome
- Fralda suja
- Necessidade de estar em seus braços
- Querer dormir
- Mal estar estomacal (cólicas, gases, etc…)
- Frio ou calor
- Alguma coisa o incomoda
- Dentição
- O excesso ou falta de estimulação
- Não se sente bem
Ser pai ou mãe não é uma tarefa fácil. Você precisa de uma boa dose de calma e concentração para que possa conhecer o bebê que lhe deu a vida. Este é um processo de crescimento de ambas as partes e se você se esforçar descobrirá que tem um dom natural para cuidar dele. De qualquer forma, não se desespere se seu filho chora sem parar.