Frases proibidas que é melhor não utilizar diante da birra infantil

Aprender a usar as palavras corretas para corrigir o comportamento das crianças é algo essencial. Continue lendo e aprenda sobre algumas das frases que é melhor evitar.
Frases proibidas que é melhor não utilizar diante da birra infantil

Escrito por Equipo Editorial

Última atualização: 25 julho, 2022

Birras e ataques de raiva são comuns em crianças pequenas que estão apenas começando a controlar as suas emoções. No entanto, também podem ser situações estressantes que incomodam ou chateiam a maioria dos pais. Você sabe quais são as frases proibidas que é melhor não utilizar diante da birra?

Uma das tarefas mais importantes das mães é acompanhar os filhos durante esses momentos de tensão, nos quais eles precisam controlar os seus sentimentos. No entanto, na tentativa de acabar com a birra, muitos adultos usam expressões normalizadas que acabam prejudicando a autoestima das crianças, ainda que sem intenção.

10 frases proibidas que é melhor não utilizar diante da birra

Todos os pais devem lembrar que as birras nada mais são do que um acúmulo de sentimentos que precisam vir à tona de alguma forma. As crianças estão em constante processo de aprendizagem para administrar o que sentem de forma saudável e inteligente.

Por esse motivo, recorrer a esta série de “frases proibidas” só vai piorar a situação, prejudicar o autoconceito dos pequenos e deixar feridas emocionais.

1- Pare de chorar agora!

As lágrimas podem parecer exageradas para os pais, mas não são para as crianças. Além disso, assim como você não gritaria com um amigo ou parente para parar de chorar diante de alguma situação angustiante, também não deve fazer isso com o seu filho. Todas as emoções são válidas e reprimi-las apenas piora a situação.

As crianças choram como uma forma de exteriorizar a sua angústia e desconforto. Não invalide as suas emoções, mas sim ajude a administrá-las.

2- Pare, senão ficará de castigo

Os castigos podem ser muito eficazes quando usados corretamente a fim de corrigir maus comportamentos. No entanto, eles não são um método do qual devemos abusar, menos ainda como uma ameaça para acabar com a birra. Isso só vai prolongar a birra e o comportamento da criança, por isso é melhor acompanhá-la durante o processo.

3- Você está me fazendo passar vergonha!

Quando dizemos às crianças que elas estão nos envergonhando, usamos as emoções da culpa e da vergonha sem estarmos conscientes do seu poder negativo. Isso só afeta a autoestima dos pequenos e faz com que tenham ainda mais dificuldade para expressar os seus sentimentos no futuro.

4- Eu não te amo mais / Eu te odeio

Duas mentiras que podem ser ditas de forma leviana, mas que ferem profundamente os sentimentos de uma criança. Esse tipo de chantagem emocional só faz os pequenos pensarem que o amor de seus pais ou entes queridos é condicionado por suas ações. Isso os leva a buscar validação constante por medo de perder o amor das pessoas mais importantes para eles.

5- Vou te dar um motivo para chorar!

Esta é uma das frases proibidas mais comuns e que conseguiu sobreviver geração após geração. As ameaças causam medo e ansiedade nas crianças, pois elas aprendem a reagir às suas ações por medo das consequências, não porque entenderam que o que estão fazendo é errado.

6- O que você está fazendo é coisa de menina (ou de menino)

Os pequenos não nascem com preconceitos, são os adultos que os impregnam de ideias estereotipadas que inibem a sua personalidade e o seu desenvolvimento emocional.

Chorar, brincar, sentir afeto, dançar ou se mexer de determinada maneira não deve ser motivo de vergonha para os pequenos, muito menos para os pais.

Perpetuar ideias machistas e homofóbicas nas crianças só prejudica a elas mesmas e, no final das contas, à sociedade. Dê segurança aos seus filhos para que cresçam com a certeza de que vivem cercados por uma família amorosa, que os ama incondicionalmente.

7- Você está fazendo papel de bobo!

Esse tipo de expressão afeta a autoestima das crianças e, além disso, também é uma explícita falta de respeito pelos pequenos.

Quando os pais dizem aos filhos que eles parecem tontos ou estão fazendo papel de bobos, eles invalidam as suas emoções e minam a sua autonomia. As crianças não são adultos, mas merecem o mesmo respeito.

8- Se você parar de chorar, vou te dar o que você quer

Usar a chantagem para evitar a birra é uma faca de dois gumes da qual as crianças podem se aproveitar. Esse tipo de ação, embora possa ser muito eficaz, não corrige a atitude das crianças, e, além disso, se torna uma saída fácil para evitar o diálogo.

Consequentemente, na próxima birra, os pequenos sempre estarão esperando por uma recompensa para parar.

9- Por que você é tão malvado?

Tenha muito cuidado com os rótulos que você coloca em seus filhos durante os momentos de tensão. Qualificadores negativos, além de serem insultos diretos, também podem afetar a autopercepção das crianças conforme forem crescendo. Ainda mais quando essas palavras vêm do seu núcleo primário.

O uso frequente desses rótulos pode torná-los realidade no futuro. 

10- Vou contar ao seu pai o que você está fazendo

Tanto a mãe quanto o pai têm a mesma autoridade para orientar os filhos, portanto, evite esse tipo de frase que só reduz o seu poder como figura parental. Além disso, não é responsabilidade da outra pessoa suprir o trabalho educacional que cabe a você. Aja na hora.

Tente evitar essas frases proibidas em meio à birra

Agora que você já conhece as implicações emocionais dessas frases para o seu filho, tente eliminá-las do seu vocabulário. E, como mãe, aprenda a educar a partir do amor e da disciplina.

Lembre-se de que as birras das crianças são comuns durante o seu processo pessoal de controle das emoções. Portanto, em vez de inibi-las e menosprezá-las através das palavras, procure ter consciência da situação, corrija o comportamento do seu filho e ofereça a sua ajuda.


Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.