5 frutas recomendadas durante a gravidez
As necessidades nutricionais da mulher durante a gravidez são maiores por causa do fornecimento de nutrientes indispensáveis para o bebê. O ideal é consumir entre 3 e 4 porções diárias de frutas, a fim de garantir o suprimento adequado de vitaminas, fibras e minerais.
No entanto, nem todas as frutas atendem às características adequadas para serem consumidas durante essa etapa tão importante. Por isso, tome nota das frutas recomendadas durante a gravidez e diga adeus à ansiedade de comer doces.
Por que consumir frutas durante a gravidez?
A fase da gravidez envolve mudanças fisiológicas nas mulheres como resultado da ação dos hormônios sintetizados pela placenta. Essas alterações serão responsáveis por ajudar no desenvolvimento do feto.
Basicamente, durante as primeiras semanas, há um aumento da atividade hormonal. Esse aumento pode causar náuseas, cansaço, aumento do apetite e vontade de dormir. Dessa forma, há um acúmulo significativo de energia e nutrientes.
As necessidades se acentuam ao longo dos meses. Portanto, um estado nutricional ideal garante o bem-estar do feto.
É assim que as frutas entram em cena, já que o conteúdo de ácido fólico, vitamina C, vitamina B, ferro e cálcio que elas fornecem naturalmente garante a nutrição. Por isso, aproveite os benefícios consumindo frutas nas refeições principais, como sobremesas e também como parte dos seus lanches.
5 frutas maravilhosas recomendadas durante a gravidez
Durante a gravidez, é comum que a mãe sinta ansiedade de comer doces ou tenha os chamados desejos. É por isso que as frutas recomendadas durante a gravidez são uma excelente opção.
Esses alimentos não apenas saciam a ansiedade, como também fornecem nutrição para a mãe e para o feto. Tome nota das frutas recomendadas por especialistas e invente diversas receitas para apreciá-las.
Laranja
Muito já foi debatido sobre o consumo de frutas cítricas durante a gravidez. No entanto, as qualidades da laranja são essenciais para a gestação. O alto teor de vitamina C que a caracteriza ajuda a fortalecer o sistema imunológico, protegendo a mãe contra doenças virais e contra a gripe.
Além disso, também possui um conteúdo considerável de cálcio facilmente digerível, contribuindo, assim, para a estrutura óssea do bebê. Seu consumo deve ser prolongado de forma moderada até a fase do pós-parto.
Manga
A manga é considerada uma das frutas tropicais mais completas. Na sua composição, há muita vitamina C, vitamina A, vitamina B6, potássio, ferro e ácido fólico, elementos essenciais durante a gravidez.
Além disso, o grande conteúdo de fibras ajuda a reduzir os sintomas de obstipação típicos da gravidez. E o melhor de tudo é que essa é uma fruta doce que se adapta a qualquer receita e que também é uma excelente fonte de energia.
Morango
O morango faz parte da lista de frutas recomendadas durante a gravidez, especialmente no segundo trimestre. Seu alto conteúdo de antocianinas, que atuam como antioxidantes, e de vitamina C promovem a circulação sanguínea.
Por outro lado, também é um excelente depurador para o corpo, permitindo a absorção de nutrientes como potássio, ácido fólico e magnésio, presentes em sua composição química.
Maçã
A maçã é um alimento ideal para estabilizar os níveis de açúcar no sangue e acalmar a ansiedade que aparece em qualquer fase da gravidez. A pectina presente nessa fruta ajuda a eliminar as toxinas encontradas no intestino e também favorece a eliminação de resíduos.
Além disso, ao melhorar o fluxo sanguíneo, também facilita o transporte de oxigênio e nutrientes para o útero. Lembre-se de lavá-la muito bem antes de consumir.
“O conteúdo de ácido fólico, vitamina C, vitamina B, ferro e cálcio que as frutas fornecem naturalmente garante a nutrição da mãe e do bebê”.
Banana
Por fim, a banana: uma alternativa rápida para um lanche saudável durante a gravidez. A banana é uma das frutas recomendadas durante a gravidez por causa do seu teor de cálcio e potássio, que reduzem as cãibras.
Também é uma excelente fonte de riboflavina, niacina, folacina e de vitaminas A, C, E e K. Essa qualidade favorece a redução dos vômitos, náuseas, anemias e outros distúrbios típicos da gravidez.
Em conclusão, as frutas recomendadas durante a gravidez são muito úteis para aliviar os sintomas dessa fase. Além das mencionadas aqui, também existem outras, tais como a pera, o abacaxi e a melancia, que complementam uma dieta saudável e totalmente nutritiva.
O ideal é que as frutas ajudem o feto a desenvolver um sistema imunológico, células e tecidos fortes para enfrentar o mundo exterior adequadamente. Para que o bebê seja saudável, os alimentos escolhidos pela mãe são um fator fundamental.