Períodos menstruais irregulares, o que fazer?

28 de junho de 2020
Os ciclos menstruais irregulares geralmente causam muita preocupação nas mulheres. Para lidar com esse transtorno, oferecemos alguns conselhos que podem ajudar você a regular seus períodos.

O período menstrual ocorre, em média, a cada 28 dias e sempre tem a mesma duração. No entanto, algumas mulheres podem experimentar períodos menstruais irregulares, com ciclos mais longos ou mais curtos. Por que isso ocorre e o que fazer?

A presença de períodos menstruais irregulares significa que o intervalo entre cada período varia mensalmente. Por esse motivo, se agrupam várias causas, das mais insignificantes a outros problemas que requerem tratamento médico.

Por exemplo, fatores externos que podem afetar as irregularidades nos períodos menstruais são a prática excessiva de esportes, o estresse, os medicamentos hormonais, as emoções fortes, a falta de sono ou até o jet lag.

O que fazer para regular a menstruação?

As causas de ciclos menstruais irregulares são extremamente variáveis. No entanto, a seguir vamos contar alguns conselhos para resolver os motivos mais comuns que provocam irregularidade do ciclo menstrual:

1. Siga um tratamento médico

Se você tiver períodos menstruais irregulares, o primeiro passo é conversar com o seu ginecologista para que ele possa solicitar exames que determinem a causa específica dessa irregularidade e tratar a fonte do problema. De fato, o tratamento médico depende da causa que provoca a irregularidade dos períodos menstruais. 

Dependendo do problema, é possível recorrer a tratamentos médicos ou cirúrgicos. Se não for detectada uma causa em um órgão físico, você deve seguir um tratamento hormonal destinado a regular o ciclo menstrual.

No caso de períodos menstruais irregulares causados por deficiência de progesterona, é possível tratar essa anormalidade com a pílula anticoncepcional.

2. Use plantas medicinais

Existem também remédios à base de plantas para regular naturalmente os períodos menstruais. Entre essas plantas que podem regular a atividade hormonal das mulheres, estão incluídas: sálvia, salsa, vitex, gengibre, camomila ou alecrim.

Portanto, é aconselhável usar os remédios naturais apresentados anteriormente em forma de infusão ou incluí-los em seus pratos favoritos, já que podem ajudar a reequilibrar o ciclo menstrual.

Períodos menstruais irregulares

3. Evite o estresse

Em geral, o estresse pode afetar sua saúde. No caso dos períodos menstruais, esse sentimento de tensão causa ausência de ovulação e deficiência de progesterona, além de fazer que seus ciclos se tornem irregulares.

A maneira mais fácil de combater o estresse é respirar corretamente. A respiração abdominal é a base de qualquer relaxamento. Para isso, sessões de ioga e meditação são altamente recomendadas e ensinarão como respirar e se regenerar.

4. Mantenha uma dieta equilibrada

É normal que, com uma alimentação saudável, diversificada e equilibrada, o corpo obtenha todos os alimentos necessários para funcionar de maneira ideal. Portanto, uma boa dieta também pode ter um efeito positivo na regularidade dos ciclos menstruais.

Aliás, é aconselhável incluir na dieta frutas e vegetais que sejam muito ricos em vitaminas e fibras. Além disso, o açúcar e as gorduras devem ser evitados e é melhor optar por gorduras saudáveis, como óleos vegetais e peixes ricos em ômega 3, como a sardinha.

“A prática excessiva de esportes, o estresse, os medicamentos hormonais, as emoções fortes, a falta de sono ou até o jet lag podem provocar períodos menstruais irregulares.”

5. Dê ao seu corpo o descanso necessário

Um ritmo de sono irregular pode afetar diretamente o período menstrual e a impactar a regulação hormonal. De fato, a falta de sono pode interromper a produção de melatonina e deteriorar os hormônios reprodutivos que afetam a ovulação e a menstruação.

Além disso, viagens frequentes e mudança de fuso horário podem afetar a produção de melatonina, causando irregularidades nos ciclos menstruais. Para evitar isso, é importante ir para a cama e acordar em horários regulares e garantir um tempo suficiente de sono.

6. Regule problemas hormonais

Os períodos menstruais irregulares são causados por desequilíbrio hormonal e, mais especificamente, por deficiência de progesterona. Da mesma forma, a produção excessiva de hormônios masculinos impede a regularidade.

Por outro lado, os períodos irregulares também podem ter causas orgânicas, como infecção, presença de tumor, pólipos e endometriose. Nesses casos, é necessário consultar o seu ginecologista para detectar o problema e aliviá-lo com os tratamentos adequados.

Períodos menstruais irregulares

7. Controle o peso

O ganho excessivo ou a perda de peso podem causar irregularidade o até mesmo o desaparecimento dos ciclos menstruais. De fato, as alterações de peso têm um impacto negativo na glândula pituitária e causam desequilíbrio hormonal.

Por último, não se esqueça de que adotar um estilo de vida saudável também pode ter efeito positivo em sua saúde geral, assim como na regularidade de seus períodos menstruais. Em todos os casos de irregularidade, é recomendável consultar um ginecologista para determinar a causa e o tratamento adequado.