Estar em um grupo de apoio pode salvar sua maternidade

08 Novembro, 2020
Se participar de um grupo de apoio para mães, você se sentirá acolhida e compreendida o tempo todo.

A maternidade pode ser caótica e é normal que você cometa erros diariamente. Você tem suas próprias falhas, mas deve saber que todas as mães (e pais) do mundo também as cometem. É normal cometer erros. Muitas mães, quando sentem que estão sozinhas na maternidade, procuram um grupo de apoio para poder falar com outras mães que, talvez, estejam passando pela mesma coisa que elas.

Nos grupos de apoio, algumas mães tentam acalmar as ansiedades de outras mães exaustas e dão conselhos sobre sua forma de educar para que essas mães possam ter outras perspectivas da disciplina em suas vidas.

Grupo de apoio e sanidade

Ao estar em um grupo de apoio à maternidade, você provavelmente poderá salvar sua sanidade. Trata-se de uma ideia geral que ajuda muitas mães e que envolve se sentir acolhida, mesmo que todas essas mães estejam longe fisicamente. As redes sociais são um bom ponto de acesso a grupos de apoio à maternidade.

Ser mãe é a tarefa mais difícil do mundo. Todos sabemos disso. É aqui que entra a gloriosa ajuda do grupo. Você pode enviar mensagens para outras mães e elas vão te ajudar sempre que puderem. Além disso, você também receberá o amor de todas elas, pois elas sabem que a maternidade é um caminho difícil e tenso em muitas ocasiões.

Estar em um grupo de apoio pode salvar a sua maternidade

Elas também estão nas trincheiras

Todas essas mães também estão nas trincheiras ao seu lado e, portanto, passam pelas mesmas coisas que você, mais cedo ou mais tarde. As que passaram por isso antes podem te aconselhar e as que passarem por isso depois vão aprender com você e com a sua experiência. Isso fará com que você sempre sinta gratidão por essas pessoas que, de forma altruísta, estão ao seu lado e te apoiam e orientam.

Haverá dias mais difíceis que outros e elas estarão ao seu lado para te apoiar sempre. Talvez, se você tiver um bebê que não dorme ou um filho com uma atitude rebelde, ter um grupo de apoio vai te ajudar a se sentir melhor por meio dos conselhos e da compreensão recebidos. Principalmente vindos das mães que talvez estejam passando pela mesma coisa e que poderão explicar a sua maneira de proceder.

Salve a sua sanidade com um grupo de apoio

Ao poder enviar mensagens a esse grupo de apoio que está ao seu lado para que você possa expressar suas frustrações quando quiser chorar ou simplesmente quando quiser reclamar, você estará salvando a sua sanidade. Mesmo nos seus piores dias, o grupo de apoio estará lá para transmitir encorajamentos, para ouvir o que está acontecendo com você e para fazer você se sentir melhor.

Um grupo de apoio pode ser um grupo em uma rede social com pessoas que você não conhece pessoalmente, mas tenha cuidado para que sejam pessoas reais. Ou também pode ser o seu grupo de amigas próximas, a sua mãe e as suas irmãs, amigas que também sejam mães, etc.

Você não precisa ser perfeita

Você não precisa ser perfeita porque a perfeição na maternidade não existe. O que você precisa é ter certeza de uma coisa: talvez você não saiba o que está fazendo agora, mas pelo menos está tentando, e isso já é o começo do caminho para melhorar como mãe e fazer as coisas de uma forma melhor.

Estar em um grupo de apoio pode salvar a sua maternidade

Quando sentir que não aguenta mais, entre em contato com as suas amigas, pois elas estarão ao seu lado, e saberão o que dizer e como dizer. Talvez elas possam fornecer o apoio que você nem sempre encontra no seu companheiro, porque você é a mãe e precisa da tribo das outras mães para poder entender as coisas e enxergar a partir de outra perspectiva. Seu parceiro também está fazendo o melhor que pode, mas nem sempre ele é capaz de ajudar da forma que você gostaria. Contudo, talvez ele possa, e isso também seria maravilhoso.

Suas amigas serão as suas aliadas

Entretanto, são as suas amigas que entendem o que você está passando, as dores no seu corpo, o pós-parto, as mudanças de emoções, etc. Como mães, é importante elevarmos umas às outras, especialmente nos momentos em que cometemos erros.

Tudo bem pegar o telefone para entrar em contato com essas pessoas que se tornaram a sua tribo sempre que você tiver dificuldades. Não importa o dia, não importa a hora, sempre haverá alguém do outro lado que dedicará alguns minutos para responder apenas para te ajudar.

Você não está sozinha: a maternidade é complicada, mas você não precisa se sentir isolada do mundo, mesmo que não saia de casa. Graças às redes sociais, tudo pode ser muito mais fácil do que você pensa. Ser mãe é incrível e só de tentar fazer melhor a cada dia, você já estará indo muito bem.