A hiperssexualidade infantil
A hiperssexualidade infantil é um fenômeno que ocorre devido a fatores como educação, contato com o ambiente ou influência da mídia. Você sabe como evitar isso?
A hiperssexualidade infantil é um fenômeno caracterizado pela sexualização cada vez mais precoce em crianças, especialmente entre meninas. Entre suas causas, destacam-se as mensagens e imagens emitidas pela mídia e internet.
Isso faz com que alguns pais enfrentem situações imprevistas e surpreendentes que atrapalham seus valores. O perigo é que, concentrando-se na atração física, as crianças aprendam a comparar, desvalorizar e se adaptar aos outros em uma idade em que estão construindo sua identidade.
Nesse sentido, não é estranho ver as crianças desenvolverem uma obsessão pelo peso ideal em uma idade muito jovem. Claro, isso traz apenas problemas físicos e psicológicos.
Da mesma forma, a hiperssexualização infantil indica a pressão que leva as crianças a entrarem numa sexualidade abusiva.
Isso não apenas não está de acordo com sua idade, mas também dificulta seu processo de desenvolvimento e sua própria taxa de apropriação da sexualidade. Esse conjunto de fatores afeta negativamente a saúde psicológica delas.
Por um lado, considera-se que a hiperssexualidade infantil está ligada à exposição de imagens pornográficas. No entanto, no caso das meninas, trata-se da imagem e do lugar das mulheres na sociedade. Mesmo essa pressão pode vir dos pais ou da mídia.
Um novo fenômeno: hiperssexualidade em crianças
Esse fenômeno social é o resultado da evolução de uma sociedade que está cada vez mais individualista e que brinca com os estereótipos que separam e alimentam comportamentos. Mas também se relaciona com o público jovem como um objeto fácil de manipular a nível de consumo.
É preocupante que a hiperssexualização de jovens, especialmente meninas, comece em uma idade mais precoce do que dos meninos. O conceito foi forjado por certas indústrias, como a da moda e a mídia, ainda ansiosas por encontrar novos objetos de consumo.
Através da internet, da música e da televisão, elas transmitem suas mensagens sobre a importância da aparência e da sedução. Infelizmente, os jovens são particularmente influenciados pela mídia.
Portanto, a hiperssexualização infantil afeta tanto meninos quanto meninas. Cada um deles desempenha um papel atribuído a eles em referência aos modelos adultos. No entanto, não é fácil explicar às crianças que algumas de suas referências não correspondem à sua condição de criança e que podem ser perigosas para sua saúde física e mental.
Diante desses novos comportamentos e do surgimento de certos estereótipos de gênero, os pais devem ser ainda mais vigilantes para manter o progresso da igualdade entre mulheres e homens na sociedade.
Isso confirma a necessidade e as perspectivas amplas de educação e treinamento em todos os níveis do currículo, mas também fora da esfera escolar.
“As crianças têm que brincar mais com ferramentas e jogos, desenhar e construir. Elas têm que sentir mais emoções e não tantas preocupações sobre problemas do seu tempo “
-William Penn-
Como você pode evitar a hiperssexualidade infantil?
Se você quiser evitar casos de hiperssexualidade prematura, você pode conseguir isso se levar em consideração o nosso conselho:
- Tenha uma atitude crítica consigo mesmo e não abra mão de seus valores.
- Você deve impor limites e se dar o direito de dizer “não”.
- Fale abertamente sobre sexualidade e respeito por si mesmo.
- Ajude a criança a desenvolver seu julgamento crítico em relação a certos comportamentos ou imagens.
- Incentive seus filhos a desenvolver interesses que valorizem seus valores, como arte ou esportes.
- A escola deve fornecer códigos de ética em educação sexual para crianças.
Além disso, lembre-se de que, além do conselho acima, se você quiser lidar com a hiperssexualidade infantil, o mais importante é que você não permita que seus filhos pulem etapas. Isso significa que há tempo para tudo e que eles devem realizar atividades e rotinas adequadas à sua idade.
Por fim, devemos ter em mente que você precisa proteger as crianças da onipresença do erotismo em todas as esferas da vida cotidiana. Como sempre, é aconselhável que você mantenha uma boa comunicação com elas para evitar qualquer tipo de comportamento inadequado para sua idade.