Lanches saudáveis para grávidas

· 17 de fevereiro de 2018
Longe de apresentar receitas longas e complicadas, aqui você vai encontrar opções simples para se alimentar e alimentar seu bebê da melhor maneira. Na gravidez, ter uma alimentação saudável e adquirir hábitos saudáveis é quase uma obrigação para o bem-estar de ambos.

Se você está na doce espera e se preocupa com sua alimentação, esse é o momento de aprender. Incorporar os nutrientes que você e seu bebê precisam é fundamental durante esses noves meses.

A seguir, nós vamos listar alguns lanches saudáveis para grávidas que, além de tudo, são deliciosos.

Primeiro, vamos definir as necessidades alimentares de uma mulher grávida. Nesse sentido, é quase uma obrigação desmentir um mito incorreto: a mulher grávida não deve comer por dois.

Pelo contrário, uma futura mãe deve procurar manter uma dieta completa e baseada em conceitos comprovados.

Se no início da gravidez a mulher está com o peso adequado, ela não deve aumentar a quantidade de calorias até o segundo trimestre. Nesse momento, deve-se aumentar aproximadamente 300 calorias, para passar a um aumento de 450 calorias nos últimos três meses.

Quais nutrientes são necessários? Principalmente, vitaminas e minerais. Aqui incluímos as vitaminas B e C, o ácido fólico, o cálcio e o ferro.

A partir dessas premissas e de outras que vamos citar em breve, preparamos essa lista de lanches saudáveis para grávidas. Esperamos que você goste!

5 lanches saudáveis para grávidas

1.- Barras de cereal caseiras

As barras de cereal são uma ótima opção para incorporar carboidratos na sua dieta. São nutritivas e saudáveis. Ao prepará-las em casa, você pode fazer com a fruta que quiser, como maçã, damasco ou morango.

Seu preparo é fácil: você deve derreter 50 gramas de manteiga em uma tigela e acrescentar 75 gramas de mel e 150 gramas de açúcar. Em seguida, acrescente 200 gramas de aveia, 150 gramas da fruta da sua escolha cortada em pedaços pequenos e 50 gramas de arroz tufado.

Misture tudo até formar uma massa homogênea e coloque a mistura em uma forma untada com manteiga. Assim que esfriar, corte em tiras e pronto! Delicie-se com suas barrinhas caseiras.

lanches saudáveis para grávidas

2.- Mingau de aveia com pedaços de banana

Os benefícios da aveia são inúmeros. Além de ser uma fonte de energia, ajuda a diminuir o colesterol ruim nas mulheres grávidas.

Para preparar esse lanche, você deve misturar 100 gramas de aveia com meio litro de água quente. Em seguida, aqueça essa mistura mexendo constantemente até que a massa fique consistente.

Assim que estiver consistente, retire do fogo, deixe esfriar e acrescente os pedaços de banana.

3.- Salada de frutas

Esse é um dos lanches saudáveis para grávidas que requer menos trabalho. Seu teor de vitaminas é muito alto. Por isso é extremamente recomendável para essa fase.

A ideia é acrescentar pedaços de diferentes frutas. O ideal desse lanche é que pode ser personalizado de acordo com suas preferências. Você pode colocar kiwi, banana, laranja, pêssego, pera, abacaxi ou qualquer outra fruta que você preferir.

Outro benefício é que você pode deixar na geladeira de um dia para o outro.

4.- Iogurte com frutas vermelhas

Os laticínios, uma grande fonte natural de cálcio, não poderia faltar nessa lista. O iogurte com frutas vermelhas é um dos lanches saudáveis mais pedidos pelas grávidas.

Você pode escolher o sabor do iogurte que mais gostar e combinar com pedaços de amora, morango ou qualquer outra fruta desse tipo.

“A mulher grávida não deve comer por dois. Pelo contrário, uma futura mãe deve procurar manter uma dieta completa e baseada em conceitos comprovados”

5.- Sanduíche de queijo, tomate e alface

Não podemos deixar de considerar aquelas mulheres que têm preferência por lanches salgados. Para elas, esse sanduíche é uma excelente alternativa.

Para preparar, recomendamos usar pão integral, queijo fresco (que tem calorias, mas também muita proteína e cálcio), tomate e alface frescos (o alface tem ácido fólico, por isso é muito importante).

Além disso, se você gostar, também pode colocar fatias de peito de peru, uma carne saudável e com baixo nível de gordura.

lanches saudáveis para grávidas

Outros conselhos alimentares para grávidas

Durante a gravidez, é recomendável que as futuras mães incorporem alguns hábitos saudáveis na sua alimentação. Aqui enumeramos alguns:

  • Fazer cinco refeições por dia. Esse ponto é essencial, já que com um café da manhã, um almoço, dois lanches e um jantar você vai conseguir ter uma alimentação melhor e uma digestão menos demorada.
  • Incluir a maior quantidade e variedade de frutas e legumes possível.
  • Manter uma dieta balanceada. Nenhum alimento, por mais completo que seja, consegue satisfazer as suas necessidades e as do bebê por completo.
  • Evitar açúcares e gordura saturada.  
  • Reduzir ou evitar o consumo de álcool ou cafeína.
  • Parar de fumar cigarro.

Por fim, é importante esclarecer que essas são recomendações gerais. Se uma mulher tiver uma deficiência nos seus valores nutricionais, ela deve consultar um especialista em nutrição para que ele recomende uma dieta de acordo com as necessidades da pessoa.