Leite de aveia para crianças: vantagens e desvantagens

Você está pensando em oferecer ao seu filho leite de aveia em vez de leite de vaca? Aqui vamos contar tudo o que você precisa saber sobre este produto.
Leite de aveia para crianças: vantagens e desvantagens

Última atualização: 10 agosto, 2022

O leite de aveia é uma bebida vegetal que substitui o leite de vaca tradicional. Este não tem lactose no seu interior, sendo, portanto, uma boa opção para crianças intolerantes ao açúcar. Agora, nem tudo que reluz é ouro. Estamos falando de um produto com uma densidade nutricional muito menor.

A primeira coisa a se ter em mente é que o consumo de laticínios é recomendado em todas as fases da vida. Esses alimentos contêm proteínas de alto valor biológico e minerais essenciais para garantir uma boa saúde. Exceto por alguma causa justificada, eles não devem ser retirados da dieta.

Vantagens do leite de aveia

Como principal vantagem do leite de aveia, pode-se destacar que ele não possui lactose. Este açúcar, naturalmente presente no leite de vaca, pode causar problemas digestivos ou de absorção em algumas pessoas. No entanto, foi demonstrado que, em certas ocasiões, essas dificuldades são causadas por uma microbiota pouco diversificada e densa.

Por esse motivo, o tratamento com probióticos é eficaz na limitação dos sintomas da intolerância à lactose. Além disso, permite que crianças e adultos introduzam carboidratos na dieta sem tantos problemas. Isso é evidenciado por pesquisas publicadas na revista Critical reviews in food science and nutrition.

O leite de aveia não tem lactose, por isso é ideal para crianças que têm intolerância. No entanto, tem menos qualidade nutricional do que a carne bovina.

Desvantagens do leite de aveia

É importante notar que o leite de aveia apresenta algumas desvantagens, principalmente quando comparado ao laticínio tradicional. Alguns deles estão listados abaixo.

Pode ter açúcares adicionados

O leite de aveia é uma bebida que geralmente contém açúcares adicionados. Esses elementos são capazes de afetar negativamente o estado de saúde das crianças quando consumidos cronicamente, segundo estudo publicado na Frontiers in bioscience.

Tem baixa densidade nutricional

É um alimento de baixa densidade nutricional, pois é composto principalmente de água e uma porção limitada de cereais. Além disso, não contém proteínas de alto valor biológico, que são necessárias para o desenvolvimento muscular adequado. Também não possui ácidos graxos que modulam os mecanismos inflamatórios do organismo.

Tem poucos micronutrientes

Do ponto de vista dos micronutrientes, não é uma bebida interessante. Possui vitaminas do complexo B e alguns minerais como o ferro, mas em quantidades muito baixas. Além disso, a biodisponibilidade do ferro à base de plantas é muito baixa, então a maior parte será perdida através das fezes.

Quando introduzir o leite de aveia na alimentação das crianças?

O leite de aveia pode ser introduzido na dieta das crianças quando elas apresentam forte intolerância à lactose ou alergia às proteínas lácteas tradicionais. Desta forma, refeições, batidas, papinhas e mamadeiras serão preparados sem riscos para a saúde. No entanto, sempre que for possível oferecer leite de vaca, esta deve ser a opção preferencial.

Além disso, quando se trata de incluir uma bebida vegetal na dieta, é fundamental observar atentamente os rótulos. Você deve se certificar de que o produto não contém açúcares adicionados, caso contrário poderá causar danos ao nível metabólico a médio ou longo prazo.

Por outro lado, também não é conveniente que contenha  adoçantes artificiais. Esses compostos podem prejudicar a composição da microbiota intestinal a médio prazo e, dessa forma, reduzir a diversidade e densidade bacteriana. Assim, aumenta a incidência de muitos problemas digestivos, como doenças inflamatórias intestinais.

Se o seu filho tem alergia ou intolerância à lactose, o leite de aveia é uma alternativa. No entanto, exceto por esses motivos, é sempre aconselhável consumir o produto de origem animal.

Leite de aveia, uma opção não muito aconselhável

Como você viu, o leite de aveia é um alimento pouco denso do ponto de vista nutricional. Pode servir como substituto do leite de vaca desde que este não possa ser consumido por motivos de alergia ou intolerância. No entanto, em condições normais, as bebidas de origem animal devem ser priorizadas.

No entanto, é possível propor um consumo conjunto dos dois tipos de leite. Assim, é possível reduzir a densidade energética da dieta, ao mesmo tempo em que se fornece macro e micronutrientes de qualidade. Claro, ao escolher uma bebida vegetal lembre-se de prestar atenção especial às informações nutricionais.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Oak, S. J., & Jha, R. (2019). The effects of probiotics in lactose intolerance: A systematic review. Critical reviews in food science and nutrition59(11), 1675–1683. https://doi.org/10.1080/10408398.2018.1425977
  • Freeman, C. R., Zehra, A., Ramirez, V., Wiers, C. E., Volkow, N. D., & Wang, G. J. (2018). Impact of sugar on the body, brain, and behavior. Frontiers in bioscience (Landmark edition)23, 2255–2266. https://doi.org/10.2741/4704

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.