Conheça as 7 vitaminas e minerais que uma gestante precisa

Vitaminas e minerais importantes durante a gravidez são ácido fólico, vitamina D, C e B12, ferro, cálcio e iodo.
Conheça as 7 vitaminas e minerais que uma gestante precisa

Última atualização: 22 abril, 2022

As vitaminas e os minerais são aliados da sua gravidez. São nutrientes que você e seu bebê precisam todos os dias para o desenvolvimento adequado. Mas também ajudam a reduzir as chances de problemas e complicações, como parto prematuro, baixo peso ao nascer ou malformações.

A alimentação é fundamental em qualquer fase da vida, principalmente em gestantes. As necessidades de alguns nutrientes, bem como de energia, são aumentadas. É por isso que é crucial saber quais e onde estão as melhores fontes.

Além de dar atenção especial à dieta, é necessário seguir todas as recomendações dos especialistas. Isso é importante porque às vezes pode ser apropriado tomar suplementos de alguns desses nutrientes. Saiba mais detalhes abaixo.

vitaminas

Vitaminas e minerais essenciais para mulheres grávidas

Alguns desses nutrientes que são necessários em maior quantidade durante a gravidez são os seguintes.

1. Ácido fólico

O ácido fólico é uma das vitaminas que uma mulher grávida mais precisa. Esse produto também é conhecido como vitamina B9 e sua ação no organismo ajuda a medula espinhal e o cérebro do bebê a se formarem adequadamente. Também previne o aparecimento de câncer em mulheres grávidas e neutraliza a possibilidade de que a futura mãe sofra um derrame.

Vegetais de folhas verdes, frutas cítricas, grãos integrais, legumes e nozes são alguns dos alimentos ricos em ácido fólico. Estes não devem faltar na dieta.

No entanto, nesse caso também é necessário reforçar os níveis de vitamina B9, tomando um suplemento recomendado pelo médico. Mesmo para as mulheres que planejam engravidar, seria aconselhável iniciar a suplementação com ácido fólico, devido à sua importância.

É muito provável que durante as primeiras visitas ao médico que a acompanhará durante todo o processo da sua gravidez, lhe seja recomendado tomar suplementos vitamínicos para mulheres grávidas, que além de proteger o seu sistema, contribuirão para o desenvolvimento saudável do bebê dentro do útero.

Essas vitaminas para gestantes devem ser tomadas todos os dias, preferencialmente acompanhadas de suco de laranja ou outra fruta cítrica, cujos nutrientes ajudam a absorver melhor os componentes desses suplementos.

vitaminas 3

Dentro do grupo de vitaminas básicas para gestantes está a vitamina B12, pois auxilia na formação dos glóbulos vermelhos e no bom funcionamento do sistema nervoso central. Está presente em carnes, peixes, ovos, mariscos e leite.

Ferro

Esse mineral ajuda a prevenir a anemia e reduz a possibilidade de a criança nascer prematuramente, além de fortalecer seus músculos e a formação do bebê.

O ferro pode ser ingerido através de um suplemento vitamínico e também através de alimentos como carne vermelha, legumes e mariscos. E precisamente, a vitamina C ajuda a otimizar a absorção de ferro, e esta é apenas uma das razões pelas quais se recomenda comer frutas cítricas durante a gravidez.

Quando as necessidades aumentam durante a gravidez, pode ser difícil satisfazê-las com a dieta. Por esse motivo, os suplementos geralmente são administrados a partir do segundo trimestre. Isso é especialmente importante naquelas mulheres que não tinham depósitos adequados antes de engravidar.

Cálcio

Garantir a ingestão de cálcio é mais do que necessário durante a fase de gestação do bebê, que precisa desse micronutriente para desenvolver seus ossos, dentes, músculos e nervos. Tal como acontece com o ferro, é fundamental novamente a partir do segundo trimestre.

Para que isso aconteça sem descalcificar você, é necessário consumir cálcio em diferentes formas, que pode ser através de suplementos, combinando com uma dieta rica em laticínios como leite de vaca, queijo, iogurte natural, vegetais como brócolis e repolho e pequenos peixes oleosos.

Você também não deve esquecer de manter níveis ideais de vitamina D, pois contribui para o metabolismo do cálcio. E além disso, previne doenças como pré-eclâmpsia, diabetes gestacional, entre outras.

Outro mineral essencial durante a gravidez e lactação é o iodo, cuja ação contribui para a formação do sistema nervoso do seu bebê. O mais recomendado é que você ingira 150 microgramas por dia, que você encontra em um comprimido. Também é bom ter em mente que existem muitos alimentos ricos em iodo, como peixes, ovos, algas e sal iodado.

Em conclusão, se estiver grávida, você deve seguir uma dieta rica em cereais integrais, fruta, legumes e peixe, que lhe fornecerá todas as vitaminas e minerais necessários para que você e o seu bebê gozem de boa saúde.

Pode interessar a você...
É necessário dar vitaminas para os bebês?
Sou Mamãe
Leia em Sou Mamãe
É necessário dar vitaminas para os bebês?

Aqui você vai descobrir se é necessário dar vitaminas para os bebês e em que contextos a contribuição desses nutrientes deve ser enfatizada. Confir...



  • Chitayat, D., Matsui, D., Amitai, Y., Kennedy, D., Vohra, S., Rieder, M., & Koren, G. (2016). Folic acid supplementation for pregnant women and those planning pregnancy: 2015 update. Journal of clinical pharmacology56(2), 170–175. doi:10.1002/jcph.616.
  • Hospital Sant Joan de Déu de Barcelona. La importancia de los micronutrientes en la dieta de las embarazadas. Mayo 2014.
  • Lowensohn, R. I., Stadler, D. D., & Naze, C. (2016). Current Concepts of Maternal Nutrition. Obstetrical & gynecological survey71(7), 413–426. doi:10.1097/OGX.0000000000000329.
  • Mahadevan S, Kumaravel V, et al. Calcium and bone disorders in pregnancy. Indian Journal of Endocrinology and Metabolism. Mayo-Junio 2012. 16 (3): 358-363.
  • Mayo Clinic. Iron deficiency anemia during pregnancy: prevention tips. Febrero 2022.
  • Ministerio de Salud de Australia. Iodine supplements factsheet for consumers and health professionals. Marzo 2018.
  • Organización Mundial de la Salud. WHO recommendations on antenatal care for a positive pregnancy experience. 2016.
  • The American College of Obstetricians and Gynecologists. Vitamin D: screening and supplementation during pregnancy. 2011.
  • The American College of Obstetricians and Gynecologists. Nutrition during pregnancy. FAQ. Marzo 2022.
  • von Websky, K., Hasan, A. A., Reichetzeder, C., Tsuprykov, O., & Hocher, B. (2018). Impact of vitamin D on pregnancy-related disorders and on offspring outcome. The Journal of steroid biochemistry and molecular biology180, 51–64. doi:10.1016/j.jsbmb.2017.11.008.