Testes de alergia em crianças

Testes de alergia em crianças

Última atualização: 31 Março, 2021

É muito importante saber o histórico de sintomas e possíveis reações aos alérgenos. É com essa finalidade que os conhecidos testes de alergia são aplicados. Esses testes têm como objetivo observar a quais tipos de alérgenos o corpo reage de maneira desfavorável.

Para ter certeza do tipo de reação, é necessário não apenas expor a criança ao alérgeno, mas também considerar outros fatores. Por exemplo, considere a hora do dia, a estação do ano e as potenciais exposições a alérgenos em particular, como pelos de animais.

Da mesma forma, os especialistas consideram importante observar possíveis mudanças na dieta da criança, pois é comum que as reações alérgicas ocorram repentinamente. Às vezes são picadas de insetos e outras vezes se deve ao consumo de algum alimento específico.

O que são os testes de alergia?

Testes de alergias direto na pele.

Esses testes têm como objetivo estabelecer os sintomas da reação e sua veracidade. Ou seja, o objetivo é saber se as reações correspondem realmente a uma alergia ou se elas se devem a outro tipo de problema. Às vezes, as alergias podem ser confundidas, por exemplo, com uma intoxicação alimentar. A intoxicação alimentar ocorre pela ingestão de alimentos contaminados, cujos sintomas são semelhantes aos de alergias.

Existem vários testes para determinar possíveis reações a alérgenos específicos. Entre as opções, temos as seguintes:

Teste de alergia cutânea

Esse teste é o mais utilizado para observar as reações principais. Consiste na aplicação de técnicas dérmicas, subdérmicas e intradérmicas. Esse método é a melhor opção para testar bebês e crianças pequenas. Através do exame, diferentes alérgenos são testados no braço, onde é observada uma possível escarificação ou mudança de cor no adesivo.

Exames de sangue

Esse teste de alergia também é conhecido como RAST ou teste de radioalergossorvente. Por meio dele, são analisados os níveis de anticorpos alérgicos ou IgE. Esses anticorpos aumentam quando os alérgenos estão presentes no organismo.

Nos exames de sangue, são identificadas alterações de IgE que indicam a possibilidade de uma sensibilização do sistema imunológico. Como sabemos, o agente que chamamos de alérgeno não é necessariamente algo nocivo, mas a pessoa tem sensibilidade a ele. Ou seja, o organismo confunde o elemento com algo ofensivo, portanto reage. Esse fenômeno ocorre devido à sensibilidade a tal substância.

Um possível aumento de eosinófilos também pode ser observado no hemograma. Os níveis de eosinófilos aumentam ou sofrem uma modificação drástica pela sensibilização do sistema imunológico.

O método de exame de sangue é realizado quando o teste cutâneo não pode ser realizado por causa de lesões cutâneas. Por exemplo, no caso de algum eczema existente. Ou também quando a pessoa tem histórico de anafilaxia ou faz tratamento prolongado com medicamentos.

Testes de alergias: exame de sangue

O teste da pálpebra

Esse tipo de teste é feito dissolvendo o alérgeno suspeito e, em seguida, colocando algumas gotas no revestimento da pálpebra inferior. É um método que só deve ser praticado por especialistas, devido à sua complexidade. A reação pode não mostrar especificamente que é uma alergia, pois é uma região delicada.

Testes de eliminação de alergia

Sua aplicação é frequente quando se pretende identificar alergias alimentares ou medicamentosas. Consiste na eliminação de fatores externos e posterior introdução do alérgeno para observação das respostas. Ao remover cada fator, a alergia é descartada ou confirmada. Também é executado por aplicação, ou seja, o alérgeno suspeito é introduzido repentinamente.

Teste de estímulo

Às vezes, as reações alérgicas aparecem em certos tipos de condições. Portanto, é necessário reproduzir as circunstâncias que favorecem a resposta. Portanto, são produzidos estímulos físicos como calor, frio ou algum tipo de estresse. Em seguida, busca-se a resposta aparente produzida diante de tais fatores.

Pode interessar a você...
Alergia ao látex em crianças
Sou MamãeLeia em Sou Mamãe
Alergia ao látex em crianças

A alergia ao látex é muito comum em crianças. Para que você saiba como lidar com esse problema, nesse artigo, mostraremos tudo o que você precisa s...