Um lar livre de alergias para seu filho

Grande parte dos agentes que provocam alergias está presente na nossa vida diária. Os alérgenos são encontrados na poeira, na malha dos tecidos, nos fungos, nos ácaros e nos pelos de animais. Por isso, é tão difícil a sua eliminação, mas não é impossível.
Um lar livre de alergias para seu filho

Última atualização: 17 julho, 2018

Um lar livre de alergias é possível e também muito necessário para as crianças, porque é o lugar onde elas passam mais tempo durante o seu desenvolvimento.

O pólen, os ácaros presentes na poeira e o mofo são alguns dos agentes que trazem mais riscos de alergia. Mas todos podem ser eliminados com uma profunda limpeza e tomando medidas de higiene. Por exemplo, o pólen pode ser eliminado com um purificador de ar. Também é possível evitar que ele entre em casa, mantendo portas e janelas fechadas.

Para criar um ambiente livre de alergias é importante que a limpeza seja constante. Mas isso também depende da distribuição, organização e escolha dos móveis dispostos na nossa casa. Além disso, talvez a decoração ou os materiais que usamos para organizar a casa sejam os favoritos dos agentes causadores de alergias. É preciso estar atenta!

Por exemplo, as fibras de origem natural são, por excelência, as preferidas pelos ácaros e o mofo. Mesmo que esses organismos sejam imperceptíveis a olho nu e praticamente inofensivos, eles são muito alérgenos e sentem grande atração por lugares quentes, especialmente, colchões, travesseiros, almofadas ou tapetes.

Como conseguir um lar livre de alergias?

Embora pareça difícil de conseguir isso, a solução do problema dos alérgenos no lar se encontra na eliminação de elementos que possibilitam que eles se sintam em casa. Isso quer dizer que devemos fazer com que o nosso ambiente não seja favorável para a vida desses bichos e para a sua reprodução.

lar livre de alergias

Acredita-se que a presença dos ácaros, por exemplo, fica mais evidente quando se aproxima o outono, porque é quando surge um clima propício para o seu desenvolvimento devido ao uso da aquecedor nos países frios. Mas como sabemos, isso não se pode evitar. Entretanto, podemos, sim, eliminar os lugares onde eles gostam de permanecer.

Quanto à maioria das substâncias que provocam reações alérgicas, sua presença se deve a outros fatores. Por exemplo, o pólen aparece com grande incidência na primavera. Mas, no geral, quando nos desfazemos da umidade, usando um aspirador de pó e criando um ambiente hostil para esses elementos, é possível evitar a sua proliferação.

As principais medidas que são recomendadas para contribuir na limpeza contra as alergias são as seguintes:

  • O quarto é um dos lugares onde sofremos mais reações alérgicas, porque nele é abundante a presença de fibras têxteis. Devemos tentar eliminar bichinhos de pelúcia e superfícies que possam acumular poeira. Além de usar roupa de cama antialérgica.
  • Evite viver em condições de umidade, uma vez que essa condição estimula a propagação de ácaros. Para isso, é possível usar um desumidificador.
  • É importante que a roupa e os sapatos sejam secados completamente antes de entrar em casa em épocas de chuva.
  • Faça uma limpeza pesada e com frequência de ao menos duas vezes por semana. Recomenda-se passar o aspirador de pó nesse processo. Principalmente, no colchão e nos móveis.
  • Os animais de estimação podem ser causadores das principais reações alérgicas. Por isso, para evitá-las é conveniente manter os bichinhos fora de casa. Se for inevitável que as crianças toquem neles, devemos nos certificar de que lavem suas mãos e tirem a roupa que usavam quando interagiram com o animal.
lar livre de alergias
  • Se não tivermos risco de contato com pólen ou poeira fora de casa, podemos aproveitar para ventilar os quartos e outros cômodos. Deixar as janelas abertas por pelo menos uma hora por dia permite eliminar a umidade presente no local.
  • O quarto das crianças pode ter muitos brinquedos, mas recomendamos, principalmente, aqueles feitos de plástico. Se tivermos bichinhos de pelúcia é preferível que sejam laváveis.
  • Para evitar o aparecimento do mofo no banheiro e na cozinha, além da limpeza obrigatória, é importante que os ambientes sejam ventilados.
  • O mais recomendável é não guardar objetos velhos que acumulem poeira. Mas, se for o caso, é conveniente mantê-los limpos.
  • Quanto à decoração e aos móveis, deve-se escolher pisos lisos sem tapete, móveis de madeira, cortinas laváveis em vez de persianas e é importante evitar plantas em casa, pois elas favorecem o acúmulo de fungos e mofo.
  • Acredita-se que os ácaros possam viver por anos a fio dentro de uma casa. Eles mantêm a mesma força e, inclusive, pode ser mais difícil eliminá-los com o tempo.
  • Existe um importante grupo de aparelhos e produtos úteis para manter um lar livre de alergias. Entre eles estão os desumidificadores, os aspiradores de pó com filtro, acaricidas, purificadores de ar, roupa de cama com propriedades antiácaros e antialérgicas.

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.