Um lar livre de alergias para seu filho

· 17 de julho de 2018
Grande parte dos agentes que provocam alergias está presente na nossa vida diária. Os alérgenos são encontrados na poeira, na malha dos tecidos, nos fungos, nos ácaros e nos pelos de animais. Por isso, é tão difícil a sua eliminação, mas não é impossível.

Um lar livre de alergias é possível e também muito necessário para as crianças, porque é o lugar onde elas passam mais tempo durante o seu desenvolvimento.

O pólen, os ácaros presentes na poeira e o mofo são alguns dos agentes que trazem mais riscos de alergia. Mas todos podem ser eliminados com uma profunda limpeza e tomando medidas de higiene. Por exemplo, o pólen pode ser eliminado com um purificador de ar. Também é possível evitar que ele entre em casa, mantendo portas e janelas fechadas.

Para criar um ambiente livre de alergias é importante que a limpeza seja constante. Mas isso também depende da distribuição, organização e escolha dos móveis dispostos na nossa casa. Além disso, talvez a decoração ou os materiais que usamos para organizar a casa sejam os favoritos dos agentes causadores de alergias. É preciso estar atenta!

Por exemplo, as fibras de origem natural são, por excelência, as preferidas pelos ácaros e o mofo. Mesmo que esses organismos sejam imperceptíveis a olho nu e praticamente inofensivos, eles são muito alérgenos e sentem grande atração por lugares quentes, especialmente, colchões, travesseiros, almofadas ou tapetes.

Como conseguir um lar livre de alergias?

Embora pareça difícil de conseguir isso, a solução do problema dos alérgenos no lar se encontra na eliminação de elementos que possibilitam que eles se sintam em casa. Isso quer dizer que devemos fazer com que o nosso ambiente não seja favorável para a vida desses bichos e para a sua reprodução.

lar livre de alergias

Acredita-se que a presença dos ácaros, por exemplo, fica mais evidente quando se aproxima o outono, porque é quando surge um clima propício para o seu desenvolvimento devido ao uso da aquecedor nos países frios. Mas como sabemos, isso não se pode evitar. Entretanto, podemos, sim, eliminar os lugares onde eles gostam de permanecer.

Quanto à maioria das substâncias que provocam reações alérgicas, sua presença se deve a outros fatores. Por exemplo, o pólen aparece com grande incidência na primavera. Mas, no geral, quando nos desfazemos da umidade, usando um aspirador de pó e criando um ambiente hostil para esses elementos, é possível evitar a sua proliferação.

As principais medidas que são recomendadas para contribuir na limpeza contra as alergias são as seguintes:

  • O quarto é um dos lugares onde sofremos mais reações alérgicas, porque nele é abundante a presença de fibras têxteis. Devemos tentar eliminar bichinhos de pelúcia e superfícies que possam acumular poeira. Além de usar roupa de cama antialérgica.
  • Evite viver em condições de umidade, uma vez que essa condição estimula a propagação de ácaros. Para isso, é possível usar um desumidificador.
  • É importante que a roupa e os sapatos sejam secados completamente antes de entrar em casa em épocas de chuva.
  • Faça uma limpeza pesada e com frequência de ao menos duas vezes por semana. Recomenda-se passar o aspirador de pó nesse processo. Principalmente, no colchão e nos móveis.
  • Os animais de estimação podem ser causadores das principais reações alérgicas. Por isso, para evitá-las é conveniente manter os bichinhos fora de casa. Se for inevitável que as crianças toquem neles, devemos nos certificar de que lavem suas mãos e tirem a roupa que usavam quando interagiram com o animal.
lar livre de alergias

  • Se não tivermos risco de contato com pólen ou poeira fora de casa, podemos aproveitar para ventilar os quartos e outros cômodos. Deixar as janelas abertas por pelo menos uma hora por dia permite eliminar a umidade presente no local.
  • O quarto das crianças pode ter muitos brinquedos, mas recomendamos, principalmente, aqueles feitos de plástico. Se tivermos bichinhos de pelúcia é preferível que sejam laváveis.
  • Para evitar o aparecimento do mofo no banheiro e na cozinha, além da limpeza obrigatória, é importante que os ambientes sejam ventilados.
  • O mais recomendável é não guardar objetos velhos que acumulem poeira. Mas, se for o caso, é conveniente mantê-los limpos.
  • Quanto à decoração e aos móveis, deve-se escolher pisos lisos sem tapete, móveis de madeira, cortinas laváveis em vez de persianas e é importante evitar plantas em casa, pois elas favorecem o acúmulo de fungos e mofo.
  • Acredita-se que os ácaros possam viver por anos a fio dentro de uma casa. Eles mantêm a mesma força e, inclusive, pode ser mais difícil eliminá-los com o tempo.
  • Existe um importante grupo de aparelhos e produtos úteis para manter um lar livre de alergias. Entre eles estão os desumidificadores, os aspiradores de pó com filtro, acaricidas, purificadores de ar, roupa de cama com propriedades antiácaros e antialérgicas.