O momento em que o bebê cai no chão pela primeira vez

· 13 de dezembro de 2018
Quando você derruba o seu bebê, deseja que esse instante, antes que ele chegue no chão, seja congelado do tempo.

Como se fosse um filme, que pode pausar e voltar umas mil vezes, você deseja que o momento em que o seu filho cai nunca chegue.

Mas isso não é possível e você inevitavelmente vê o corpinho do seu bebê tocando o chão, ao mesmo tempo que o seu mundo desaba com ele.

Bebê ao chão! Maneiras de evitar que isso aconteça

Não há como evitar uma queda de um bebê de 1 ano que está aprendendo a andar. Muito menos daqueles que já estão explorando o mundo, correndo, escalando e fazendo piruetas.

No entanto, há milhares de maneiras de evitar as quedas de um bebê de colo, que mal se mexe nos braços da mãe. Veja:

Nunca deixe o seu bebê sozinho na cama

É claro que ninguém quer que uma criança caia no chão. Apesar disso, maioria das quedas dos bebês são causadas por acidentes que poderiam ser evitados. Uma das principais causas da queda dos bebês é deixá-los sozinhos na cama.

Muitas mães colocam seus filhos na cama para trocar as suas roupas, trocar as fraldas, trocar os lençóis do berço. etc. Às vezes não encontram tudo o que precisam à mão e precisam se separar o bebê por um instante, deixando-o esperar em cima da cama.

Como o bebê ainda não se mexe muito e ainda não sabe se virar, a mãe não considera a possibilidade de que ele pode ir ao chão a qualquer momento.

Contudo, o bebê a surpreende com as suas habilidades e se vira “magicamente” procurando pela mãe ou tentando ver algo que chamou a sua atenção. Nesse momento, não adianta se assustar e correr, o bebê já vai ter caído.

o momento

Mamãe, se você quiser evitar que o seu filho caia, nunca o deixe sozinho em cima da cama.

Faça que o banho seja seguro

O banho é uns dos momentos que os bebês mais sofrem quedas. Os seus corpinhos pequeninos ensaboados, que deslizam entre as mãos e estão em constante movimento são um verdadeiro perigo. Portanto, o momento do banho deve ser o mais seguro possível.

Há muito tempo, quando ainda não existiam banheiros, os bebês se banhavam em cima das camas. Embora possa ser um método bastante antiquado pelos avanços que temos hoje em dia, ainda é um dos mais seguros.

Qualquer mãe pode evitar que o filho escorregue das mãos e caia no chão com esse método. Para isso, você precisa forrar a cama com um tecido impermeável ou um plástico para evitar que o colchão fique molhado.

Depois, é só colocar banheira em cima do tecido e um recipiente com água morna ao lado. Tenha ao seu alcance uma jarra para pegar a água e o sabão de banho do bebê. Dessa forma, ele terá um banho seguro.

Você deve se concentrar no seu bebê enquanto estiver com ele nos braços

Por fim, existe a tendência de fazer várias tarefas enquanto a mãe segura o bebê nos braços. Na verdade, é mais do que uma tendência, é uma necessidade.

Hoje em dia, as mães deixaram de ser as donas de casa que eram antes e as 24 horas do dia não são suficientes para completar as tarefas da casa, as necessidades pessoais, o momento de descanso e os cuidados do bebê.

o momento

Quando você tiver outra tarefa para fazer enquanto carrega o seu filho no colo, não se esqueça um segundo de estar atenta a ele. Nada é mais importante do que isso.

Os bebês não crescem apenas por causa da quantidade de leite que ingerem, mas também – e acima de tudo – pelo contato emocional com a mãe.

-Laura Gutman-

Como agir diante da queda de um bebê?

Se, por algum motivo ou outro, o seu bebê cai no chão, você deve saber como agir. Portanto, para concluir, aconselhamos:

  • Examine. Se apresentar um corte e começar a sair sangue, limpe a ferida com uma gaze limpa, pressione e leve a criança para o pronto socorro. Se ele tiver um galo, coloque gelo para desinchar.
  • Beije, acaricie, cante, etc. Quando você se sente mal, se machuca ou sente alguma dor, se alguém cuida de você, é mais fácil de lidar com a situação. O mesmo vale para o seu filho.
  • Pegue no colo imediatamente, mas não o agite. Se ele tiver alguma uma lesão, pode machucá-lo ainda mais se mexer muito.
  • Observe. Quando alguém fica doente e vai ao médico, sempre se recomenda a observação do paciente e não é por prazer.
    • Se o bebê tiver batido a cabeça durante a queda, você deve ficar atenta se sofreu uma lesão mais grave e verificar se apresentar um dos seguintes sintomas: vômitos, perda de consciência, convulsões, sangramento no nariz, entre outros.
    • Se você notar qualquer um deles, leve-o imediatamente ao pediatra.