Cada vez mais crianças não ouvem histórias para dormir porque os pais estão ocupados demais
Uma pesquisa realizada na Austrália mostrou que aproximadamente 1 em cada 4 crianças já não ouvem histórias para dormir porque os pais estão ocupados demais. Os adultos têm pouco tempo disponível para ler, de acordo com o estudo.
Cerca de três a cada quatro pais acredita que o ritual de leitura antes de dormir oferece a possibilidade de uma maior conexão entre as crianças e seus pais. No entanto, apenas um quarto das crianças ouvem histórias, e apenas uma vez por semana. O estudo foi conduzido pela Oxford Children’s Language Australia.
De acordo com a pesquisa que ouviu mil pessoas, três em cada quatro pais argumentaram que “lutavam para encontrar tempo para ler com seus filhos em idade escolar”. Mais da metade admitiu sentir insegurança em ler para os filhos devido às próprias dificuldades de leitura.
As consequências da ausência das histórias para dormir
O problema é que, como resultado dessa dinâmica, as crianças estão perdendo habilidades essenciais e há grandes chances de que isso se torne um problema no futuro. É o que diz Lee Walker, diretor de publicação da Oxford University Press.
“Não é apenas o aprimoramento das habilidades de alfabetização e comunicação que a leitura na hora de dormir proporciona às crianças, mas também fornece um momento especial no final de cada dia, no qual filhos e pais podem se relacionar”, comenta. “É preocupante que esses momentos estejam sendo perdidos na Austrália porque os pais estão lutando para encontrar tempo em sua rotina diária“, lamentou.
Annie Facchinette, uma renomada educadora especialista em alfabetização comentou em uma entrevista concedida ao jornal Daily Mail que o hábito de ler para uma criança não precisa ser uma obrigação desagradável, pode ser uma atividade tão simples quanto ler a lista de compras, as placas de trânsito, etc.
Os irmãos também podem participar da atividade, lendo um para o outro caso os pais não consigam encontrar tempo para fazer isso. Além do mais, os pais que se disseram inseguros com a própria leitura podem usar dessa prática familiar para aprimorar sua habilidade, evoluindo com o tempo para leituras mais complexas e que incluem palavras mais complicadas.